O Kartódromo Aldeia da Serra, na cidade de Barueri, na
grande São Paulo, já vive a expectativa de voltar a sediar competições
oficiais. A pista, que em 2018 será a sede permanente da Copa São Paulo Light,
deverá receber um grande número de pilotos nos próximos dias.
Após passar por um curto período de obras de revitalização e
manutenção das instalações, a pista já está aberta e com grande movimento de
treinos. Assim, pilotos de várias partes do país já estão treinando para as
disputas de uma temporada que promete ser de arrepiar.
Com a luz verde do próximo dia 27 de janeiro, a Copa São
Paulo Light entra em sua 16ª temporada e, como historicamente acontece, o
Departamento de Kart da FASP, bem como a RBC Motorsport, prepararam algumas
novidades que tem por objetivo tornar o campeonato ainda mais atrativo para
pilotos e equipes.
Nos próximos dias serão divulgados todos os detalhes e
novidades do ano, mas, em primeira mão, revelaremos a seguir alguns detalhes
importantes do ano.
CATEGORIA GRADUADO COM MOTORES SORTEADOS – Atendendo ao
pedido da maioria absoluta de pais e pilotos, os organizadores da Copa São
Paulo Light fizeram uma alteração no regulamento desta classe. A partir de 2018
as provas desta categoria também serão realizadas com motores sorteados. Desta
forma o investimento dos pilotos e equipes será bastante reduzido ficando
sempre a certeza de provas extremamente competitivas.
Como forma de incentivo para esta classe, a RBC Motorsport realizará
uma competição paralela, apenas no primeiro semestre, onde o campeão terá o
direito de competir de graça no XXII SKUSA Supernationals, em Las Vegas.
NOVIDADES TAMBÉM NA SPRINTER – Seguindo o novo Regulamento Nacional
de Kart, a RBC Motorsport já preparou todos os motores da categoria Sprinter,
que a partir deste ano competirá com taxa de 18 cm³. Esta alteração gerou um
grande empenho no laboratório da RBC e os pilotos irão notar na pista o ganho
de desempenho proporcionado.
F4 JÚNIOR – O Departamento de Kart da FASP, responsável pela
organização da competição, bem como a RBC Motorsport, promotora, apresentam ao
público a categoria F4 Júnior. Esta classe, que será aberta aos pilotos com
cédula CBA das categorias PJMK e PJK, chega exatamente para preencher uma
reinvindicação de anos de pilotos e chefes de equipes.
“As categorias F4, que
utilizam no Light os motores Honda GX-390, tem tido um expressivo crescimento
ao longo dos últimos anos. Fomos procurados por vários chefes de equipes e pais
sugerindo que criássemos esta classe. O objetivo foi de oferecer uma opção mais
barata para o piloto que sai da Cadete ou simplesmente entre no esporte a
partir de 11 anos e, com isso, não precisará ir diretamente para as categorias
125cc, cujo valor do investimento em motorização é reconhecidamente mais caro”,
comentou Luiz Marcello Santos, diretor de Kart das FASP.
Assim como todas as demais categorias do Light, a F4 Júnior disputará
as provas com motores sorteados pela organização e alugados aos pilotos. Para
esta categoria, bem como todas as demais F4, a locação do motor para as etapas
de rodada dupla será de R$ 400,00.
CABEÇOTES COM VÁLVULA DE DESCOMPRESSÃO JÁ ESTÃO PRONTOS – Assim
como anunciado pela CNK em novembro passado, todas as categorias com motores
125cc no país deverão utilizar cabeçotes com válvula de descompressão.
A RBC Motorsport, que a cada etapa do Light leva mais de 100
motores desta cilindrada para as provas, saiu mais uma vez na frente e já fez a
atualização de todos os propulsores de seu estoque.
Com isso, além de evitar as famosas trincas de chassis e
quebras de para-choques, os mecânicos do Light já começarão o ano sabendo que
não vão precisar mais carregar os karts para fazer pegar.
Nos próximos dias o Departamento de Kart da FASP divulgará o
regulamento completo da Copa São Paulo Light, bem como anunciará mais novidades
e prêmios para a temporada.