Terminou neste sábado, dia 12, a Copa São Paulo Light de 2015. A competição deste ano foi disputada em sua totalidade no Kartódromo Aldeia da Serra, na região metropolitana paulista, e contou com a presença de mais de 200 pilotos classificados em suas dez rodadas do ano.
Esta última rodada foi realizada em sistema de rodada tripla, trazendo assim ainda mais emoção e competitividade para as disputas que foram, realmente, de arrepiar.
Abrindo a programação, a categoria Cadete teve como grande vencedor do dia o piloto o piloto Nicolas Fabris, de Itu. Para atingir a conquista na etapa, ele somou um primeiro, um segundo e um terceiro lugar. João Victor Camargo chegou na segunda posição e José Augusto foi o terceiro.
Pela Júnior Menor o nome do dia foi o de Diego Ramos. Sem tomar conhecimento dos adversários, ele venceu as três corridas e somou a pontuação máxima da etapa. Matheus Morgatto ficou com a segunda posição e Enrico de Lucca com o terceiro lugar.
Na divisão Júnior as disputas foram intensas, mas, assim como na maioria do campeonato, o dia foi dominado por Marcel Della Coletta. O piloto venceu as três corridas e garantiu a vitória na etapa e o título. A segunda posição nesta etapa ficou com Caio Collet e o terceiro lugar com Guilherme Peixoto.
Encerrando as disputas da manhã, a categoria Sprinter trouxe o mineiro Lucas Grosskopf na pole-position. Na primeira bateria ele foi imbatível e venceu sem maiores problemas. Nas outras duas corridas, porém, não teve a mesma sorte e, com isso, viu a vitória na etapa ficar com Enzo Prando, seguido por Guido Cota e Ricardo Pinheiro.
Passada a comemoração dos pódios da manhã, as classes que compõem a programação na parte da tarde tomaram o circuito para suas atividades. A primeira a entrar na pista foi a Graduados, que trouxe uma disputa emocionante entre os dois pilotos mais velozes da atualidade. André Nicastro e Olin Galli deram um verdadeiro espetáculo na pista numa briga em que não faltaram ultrapassagens, toques e muita competitividade. Nicastro acabou levando a melhor, ficando com a vitória da rodada tripla e também com o título. No dia a segunda posição ficou com Olin Galli e o terceiro lugar com Alain Sisdeli.
Na sequência do dia, a Super Sênior reuniu um grid com oito competidores, porém, dentre eles, vários pilotos muito experientes e com vários títulos em seu currículo. Christiano Mattheis conseguiu dosar velocidade e muita constância para ficar com o lugar mais alto do pódio da etapa. O piloto registrou a pole position e venceu a primeira prova. Porém, Ricardo Thomazi venceu a segunda e a terceira corrida. Mattheis, por sua vez, com um segundo e um terceiro nas provas vencidas por Ricardo, somou mais pontos e venceu. Ricardo foi o segundo, com a mesma pontuação e Maique Papareli o terceiro.
Na Sênior "A" a pole-position foi de Alain Sisdeli que, competindo em duas categorias, mostrou grande força e preparo físico. Mas não o suficiente para conseguir vencer. Quem chegou na frente em duas corridas e somou mais pontos no dia foi Danilo Ramalho. Ernandes Onassis venceu a outra corrida e, com um segundo e um terceiro lugar, foi ao pódio na segunda posição. Sisdeli foi o terceiro da rodada. Pela Sênior "B" Paulo Lopes venceu com Patrick Sargo em segundo e Luiz Salau na terceira posição.
Encerrando o dia, os karts da F4 tomaram a pista com seus motores Honda. Mesmo sem vencer nenhuma corrida, a regularidade levou Rodrigo Azanello ao lugar mais alto do pódio. Ele somou três segundos lugares e ficou com a vitória na etapa. Marcos Borges, com duas vitórias e um abandono, ficou em segundo, e Felipe Gama foi o terceiro colocado.
Confira os campeões do Light (extraoficial):
Cadete - Rafael Câmara
Júnior Menor - Matheus Morgatto
Júnior - Marcel Della Coletta
Sprinter - Lucas Grosskopf
Graduados - André Nicastro
Graduados B – Erick Lutum
Sênior A - Alain Sisdeli
Sênior B - Paulo Lopes
Super Sênior - Renato Russo
F4 - Marcos Borges
GP RBC ofereceu vários prêmios - Junto à programação do Light, foi realizado o Grande Prêmio RBC. Tendo como classificatórias as últimas cinco corridas do ano, realizadas nas provas de novembro e dezembro deste campeonato, a competição classificou quase uma centena de pilotos e distribuiu valiosos prêmios.
As fortes marcas do GP RBC puderam ser verificadas em uma diferenciada ornamentação do kartódromo, além do tradicional arco de largada colocado sobre a linha de chegada do circuito. Na pista os pilotos buscaram, cada um a seu modo, somar o maior número de pontos possíveis para chegar ao título.
Cabe ressaltar que na categoria Graduado, que teve como campeão André Nicastro, o prêmio foi direcionado ao quinto colocado, Giuliano Forcolim, uma vez que por determinação da equipe Cesário F3, que oferece o prêmio, somente podem ser premiados pilotos com até 18 anos, que nunca tenham competido nesta modalidade.
Confira abaixo os três primeiros de cada categoria e os respectivos prêmios:
Cadete - Um motor Honda GX160
1) Nicolas Fabris, 36
2) João Victor Camargo, 35
3) Rafael Câmara, 31
Júnior Menor - Um chassi Techspeed
1) Matheus Morgatto, 36
2) Enrico de Lucca, 33
3) Diego Ramos, 33
Júnior - Um chassi Mini
1) Marcel Della Colleta, 44
2) Guilherme Peixoto, 31
3) Victor Schoma, 30
Sprinter - Isenção de inscrição e aluguel de motor para o Light 2016
1) Enzo Prando, 42
2) Guido Cotta, 37
3) Lucas Grosskopf, 35
Graduado - Um dia de treino de F3 Light
1) André Nicastro, 38
2) Olin Galli, 38
3) Fernando Oizumi, 31
Sênior - Isenção de inscrição e aluguel de motor para o Light 2016
1) Danillo Ramalho, 40
2) Ernandes Onassis, 39
3) Alain Sisdeli, 37
Super Sênior - Um chassi Bravar (Birel Sudam)
1) Maique Papareli, 39
2) Ricardo Thomazi, 38
3) Christiano Mattheis, 37
F4
1) Marcus Borges, 44
2) Rodrigo Anzanello, 27
3) Felipe Gama, 18