No último sábado (27) a Copa São Paulo Light desembarcou mais uma vez na cidade de Barueri, na região metropolitana paulista, para realizar as disputas da quinta rodada da temporada 2015. Mais de 100 pilotos estiveram na pista do Kartódromo Aldeia da Serra e participaram de corridas emocionantes em todas as categorias.
Assim como já acontece há vários anos, a Petrobras escolheu o Light para realizar a sua primeira competição classificatória para a Seletiva 2015. Assim, para os pilotos da categoria Graduados, além das vitórias e a pontuação no campeonato, estavam em jogo três vagas para a Final da Seletiva e o título de Campeão da Copa Sorriso Campeão.
Pela primeira vez na história do campeonato o evento foi disputado em sistema de rodada tripla. Assim, competidores e equipes tiveram de se readequar aos tradicionais horários que contaram com treinos livres na quinta e na manhã de sexta, tomadas de tempos na tarde de sexta e, finalmente, no sábado, somente as corridas.
Com o kartódromo amplamente decorado por várias faixas, bandeiras e muita gente bonita, as provas foram muito equilibradas mostrando, novamente, a grande competitividade dos motores sorteados pela empresa RBC Preparações, de Belo Horizonte. Mesmo nas categorias que competem com motores preparados, a competitividade foi muito grande e destacou ainda mais o alto nível dos pilotos de todas as categorias.
Na categoria Cadete quem levou a melhor foi o carioca Pedro Braga, que venceu duas das três provas do fim do dia. Nicolas Fabris ficou com o segundo lugar e João Victor Camargo com o terceiro.
Pela Júnior Menor a briga já começou quente na tomada de tempos, quando os seis primeiros colocados ficaram separados por apenas 85 milésimos. Com uma vitória e dois segundos lugares, Pedro Lopes conseguiu venceu a etapa ao somar 29 pontos. José Muggiati Neto ficou com o segundo lugar e Leonardo Ruffino com o terceiro.
Na categoria Júnior a pole ficou com o líder do campeonato, Caio Collet. Mas, no decorrer das corridas, quem levou a melhor foi Marcel Colleta que, ao ganhar duas baterias e chegar em terceira em outra, garantiu o lugar mais alto do pódio da etapa. Collet ficou em segundo e Yanni Fontana em terceiro.
Encerrando as atividades da manhã a categoria Sprinter mostrou sua força ao
levar 12 pilotos para a pista. Com a marca de 41s531 a pole-position ficou com Guido Cotta. Nas corridas, porém, o mineiro Lucas Grosskopf não deu muitas chances para os adversários. Após a sexta posição na primeira corrida, o piloto se recuperou muito bem e, com duas vitórias nas outras duas provas, conseguiu vencer a rodada. Cotta ficou com a segunda posição e Ricardo Pinheiro com o terceiro lugar.
A categoria Graduado, também válida como Copa Sorriso Campeão, reuniu 18 pilotos mostrando muita competitividade entre eles. De maneira absoluta o carioca Olin Galli mostrou com tranquilidade porque é um dos principais kartistas da atualidade ao registrar a pole-position e vencer as três corridas do dia. André Nicastro foi o segundo da rodada e Gaetano Di Mauro o terceiro. Como Olin e André não participavam da luta pelas vagas da Petrobras, por ter sido campeão e por passar da idade, respectivamente, a primeira delas ficou com Gaetano Di Mauro e as outras duas com Zaya Fontana e Bruno Bertoncello.
Entre pilotos das divisões "A" e "B" a categoria Sênior reuniu um grid de 10 pilotos. Rodrigo Soares foi quem registrou a pole-position geral, porém, o nome do dia foi o de Danilo Ramalho que, sempre entre os líderes, fez uma vitória, um segundo e um terceiro lugar, garantindo o primeiro lugar geral na "A". Ele foi seguido por Alain Sisdeli e João Cunha. Já na "B" o primeiro colocado foi Patrick Sargo seguido por Paulo Lopes e Luiz Salau.
Com a pole-position, duas vitórias e um segundo lugar o experiente piloto Renato Russo foi o grande vencedor da rodada na classe Super Sênior. Os demais pilotos se esforçaram bastante, mas, segurar o ímpeto do multicampeão foi tarefa complicada neste sábado. Ricardo Thomazi foi quem chegou no segundo lugar e Maique Paparelli no terceiro posto.
Encerrando as atividades desta quinta rodada do ano a categoria F4 tomou o traçado. Marcus Borges e Paulo Farias lutaram nos milésimos pela pole, que acabou ficando com Borges. Nas corridas, aí com uma facilidade bem maior, o cearense Marcus conseguiu impor o seu ritmo e ganhou as três provas somando a pontuação máxima para a rodada. Matheus Coletta ficou com o segundo posto e Keka Teixeira com o terceiro lugar.
A Copa São Paulo Light entre em seu recesso anual para as disputas do Campeonato Brasileiro. A competição retoma o seu calendário no quarto fim de semana de agosto, no dia 22, para a abertura do segundo turno.