Depois de disputar a 2ª etapa do Campeonato Sul-Brasileiro em Florianópolis (SC), o gaúcho Matheus Leist (Paquetá/ Diadora) está em São Paulo, dando continuidade a sua busca por mais experiência no kartismo. Competidor da categoria Cadete, Leist disputará a 4ª etapa da Copa São Paulo Light, atualmente o campeonato que reúne o maior número de concorrentes em nível estadual no kartismo do Brasil.
Cerca de 30 pilotos competem no Light a cada etapa da Cadete. “Vejo isto como uma ótima oportunidade para que o Matheus ganhe experiência. Estamos acostumados a competir em provas com um grid muito pequeno, exceção feita à etapa do Sul-Brasileiro em Florianópolis, e vimos que está na hora de em grids maiores. Só assim o Matheus poderá se igualar a pilotos mais experientes e, futuramente, brigar por vitórias e títulos”, diz Tobias Leist, pai de Matheus.
Outro fator de suma importância para a ida de Matheus Leist à Copa São Paulo Light é conhecer novas pistas – o Kartódromo Aldeia da Serra, sede da prova, é uma delas – e as dificuldades que um traçado desconhecido impõem. “Uma nova pista é sempre um desafio. E também gera mais aprendizado”, entende Tobias Leist.
Com apenas 9 anos, Matheus Leist deverá competir outras duas vezes em São Paulo antes do Campeonato Brasileiro, que será realizado em julho em Fortaleza (CE). Além disto, o piloto de Novo Hamburgo disputará também a última etapa do Sul-Brasileiro no final deste mês em Farroupilha (RS). “Este será um ano importante para o Matheus. Será quando ele ganhará a necessária experiência para poder ser destaque na Cadete. Queremos que ele faça um bom Brasileiro em julho e que se torne cada vez mais competitivo. E isto só se consegue competindo em provas com grids numerosos e contra pilotos experientes”, afirma o pai do piloto apoiado pela Paquetá e Diadora.
Matheus Leist compete pela equipe Velopark Racing, comandada pelo preparador José Carlos Spier, mais conhecido no kartismo como Nico. Junto dele estará em São Paulo o também experiente preparador Chanel. “Gosto muito da minha equipe”, diz Matheus Leist. “Comecei a correr com eles e sei que o Nico e o Chanel têm muito a me ensinar”, finalizou o piloto, destaque na inauguração do Kartódromo do Velopark, no final de março. Naquela ocasião Matheus Leist venceu a prova da Cadete, que reuniu 15 pilotos, vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Uruguai.