Neste fim de semana a Copa São Paulo Light chega à sua
sétima rodada na temporada. O Kartódromo Aldeia da Serra, mais uma vez, irá
sediar as disputas que em 2017 tem reunido uma média superior a 140 pilotos por
rodada.
Como acontece há cinco anos, além da competição entre os
pilotos o Light promove o Campeonato de Marcas de Chassis. Esta disputa
paralela, que envolve as principais empresas do setor, cria uma saudável
concorrência entre os fabricantes que, com isso, levam cada vez mais os melhores
pilotos para somarem pontos para as suas marcas.
Desde a sua criação, o campeonato somou quatro títulos para
a catarinense Techspeed, que com um significativo número de karts na pista além
de uma forte e competente equipe de fábrica, conseguiu manter esta hegemonia
por tanto tempo.
Em 2017 a história tem se mostrado diferente e, com isso, as
disputas entre as fábricas se tornou muito interessante. Das seis rodadas já
realizadas a Kart Mini venceu a terceira, a quinta e a sexta. Já a Techspeed
levou a melhor na primeira, segunda e na quarta rodadas. Somados os pontos dos
cinco primeiros colocados em cada categoria, além da pontuação dos
poles-position, a Techspeed lidera a tabela com 383 pontos contra 365 da Kart
Mini, que aparece na segunda colocação.
Além das duas empresas que acabaram por polarizar a disputa
pelo título deste ano, o Light conta ainda com mais quatro fábricas
classificadas no campeonato. Após as seis primeiras rodadas a terceira posição
pertence à Birel Sudam (Bravar) com 140 pontos; o quarto lugar está com a
Thunder, com 55 pontos; a quinta posição é da Mega Kart, com 24 pontos e,
finalmente, a Praga aparece na sexta posição, com cinco pontos.
Rafael Cançado, promotor da Copa São Paulo Light, se vê
empolgado com as disputas. “Criamos o
campeonato de chassis exatamente para que as fábricas incentivassem seus
clientes a participarem das disputas. A Techspeed sempre levou muito a sério a
competição e, não à toa, já acumula o tetracampeonato. Neste ano, porém, a Mini
está com um bom número de pilotos e, mais do que isso, disposta a quebrar esta hegemonia.
Em toda esta briga quem ganha, realmente, são os pilotos. Com isso eles têm uma
competição cada vez mais forte e representativa”, disse.