As novas regras do governo paulista para o relaxamento do
isolamento que ajuda a combater o Coronavírus forçaram os organizadores e
promotores da Copa São Paulo Light a transferir o reinício da 19ª edição desse
torneio para o dia o dia 11 de julho.
A medida foi tomada em comum acordo entre a Federação de
Automobilismo de São Paulo (FASP), Interlagos Motor Clube (IMC), RBC
Motorsport, os administradores do Kartódromo de Itu e abre possibilidades de
negociar a volta aos treinos livres e estudar alternativas para outras datas do
calendário. Das nove etapas prevista para 2020 ainda restam sete por realizar,
sendo que três delas foram adiadas em consequência das limitações impostas para
combater o vírus.
“As decisões anunciadas ontem, dia 27, pelo governo
paulista ainda não permitem a volta de eventos públicos como uma etapa da Copa
São Paulo Light, por isso somos obrigados a reconsiderar o reinício do torneio
previsto para o dia 13 de junho para uma data onde o cenário possa ser mais
adequado a todos”, declarou José Aloizio Cardozo Bastos, presidente da
FASP.
Os novos protocolos vigentes não afetaram o cotidiano de
todos os envolvidos na organização e promoção da Copa: diante do novo quadro
passou-se a trabalhar com uma data no segundo sábado de julho e negociar com
autoridades da cidade de Itu a possibilidade de liberar os treinos locais, como
explica Cláudio Wilson Vieira, presidente do IMC:
“Sem jamais abrir mão da segurança das equipes e dos
pilotos, estamos nos esforçando para que a pista de Itu possa receber a
comunidade do kart para treinos livres, atividade importante sob vários
aspectos. O kart gera o sustento de várias famílias e isso nos leva a buscar
uma solução que contemple os dois lados dessa situação que afeta a todos. Dessa
forma começamos a estudar a realização de etapas em novos circuitos durante o
ano”.
Outro ponto importante que os responsáveis pela Copa São
Paulo Light consideram é a logística que permite a realização dessas provas, já
que mais da metade do grid é formada por participantes de fora de São Paulo.
Além disso, a RBC Motorsport, empresa que apoia e fornece motores para a
maioria das categorias, tem sede em Vespasiano, município localizado na região
metropolitana de Belo Horizonte (MG). De acordo com Rafael Cançado,
proprietário da empresa, detalhes dessa natureza demandam planejamento
complexo:
“Mesmo em situações normais, como as que vivíamos antes
da pandemia da Coronavírus, nosso compromisso prioritário sempre foi com a
segurança e integridade de todos os envolvidos na disputa do Light. Para evitar
imprevistos temos que planejar nossos deslocamentos com antecedência e estar
seguros que todos voltem para casa com segurança”.