publicidade
16/09/2009 09:26

Novos horários do Light foram aceitos de forma unânime na 6ª etapa

Fonte: Quick Comunicação e Marketing


Foto: Flávio Quick

No último dia 22 de agosto o Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), recebeu as disputas da Copa São Paulo Light pela sexta vez na temporada. A corrida, realizada em um dia de muito calor, foi a primeira etapa após o Brasileiro.

Levando-se em conta o histórico dos últimos anos, os organizadores esperavam uma queda no número de participantes, principalmente em virtude da competição nacional, mas, diferente disso, a etapa registrou o recorde do ano em número de inscritos e atingiu a marca de 126 pilotos.

O número, também ajudado pela Seletiva de Kart Petrobras, que levou cerca de 10 concorrentes “extras” ao certame, mostrou a força da competição e, mais do que isso, mostrou que o perfil de uma competição regional com valores justos e alta competitividade (motores sorteados) tem se firmado como o mais viável para a modalidade base do automobilismo.

Porém, uma novidade apresentada nesta etapa causou certa apreensão em todos antes das corridas, mas, ao final da rodada, foi unanimidade entre todos e se mostrou como a fórmula ideal para competições com grande número de categorias.

Assim como já acontece há alguns anos na Copa Brasil a organização separou o cronograma do dia de competições em manhã e tarde, ou seja, algumas categorias fizeram todas as suas atividades (aquecimento/ tomada de tempos/ corrida/ pódio) na parte da manhã e, as demais, no período vespertino.

Em única voz, seja por pilotos, mecânicos, chefes de equipem familiares e até imprensa, todos adoraram a mudança. As atividades transcorreram sem problemas, sem correria, os pilotos que andaram pela manhã estavam liberados ao meio dia e meia e, os que andaram à tarde, somente entraram na pista a uma da tarde. Assim, puderam chegar ao kartódromo, tranquilamente no final da manhã.

“Para as equipes foi excelente. Pudemos fazer as coisas com mais calma. Os pilotos menores estavam todos liberados na hora do almoço. Sem contar que, com isso, evita que tenhamos um mecânico para cada kart. O mesmo cara que faz o trabalho em um kart da Cadete, por exemplo, agora pode, à tarde, atender a um piloto da Sprinter ou da Master, reduzindo assim o nosso custo operacional. Aprovada em 100% a mudança”, destacou Evandro Camargo, chefe da equipe Camargo Racing.

O jornalista e fotógrafo Ricardo Fávaro comentou: “Excepcional. O modelo permite a otimização do tempo e consequentemente melhora o trabalho de todos. Equipes, pilotos, comissariado de prova e imprensa ficam bem mais organizados e podem trabalhar de forma mais produtiva. Parabéns pela iniciativa”.

O Light recebe em suas provas muitos pilotos de fora do estado e, estes também, adoraram a mudança. “Para nós que somos de Brasília ficou excelente, pois, facilita para marcar vôos além de poder desenvolver outras coisas no dia de corridas e não precisar ficar naquela correria na hora de ir embora. Já perdemos alguns pódios, por exemplo, em virtude disso. Realmente é muito melhor”, finalizou Claufer Machado, pai do piloto João Pedro Guim, da categoria Mirim.

Dennis Dirani, Tri-campeão Brasileiro e atual “coach” de alguns pilotos analisou de forma mais profunda. “Eu achei que os horários ficaram bem legais para os pilotos. O dia fica menos cansativo porque eles não têm que ficar esperando tanto para treinar, tomar tempo e só correr no final do dia. Porém, algumas categorias ficaram com menos gente pra assistir, por causa justamente que algumas pessoas foram embora mais cedo. Mas, acho que ficou muito mais positivo e os que gostam de assistir corridas, ficam lá, porém sem a necessidade de ficarem com adrenalina alta, porque já correram”, explicou o piloto.

Rafael Cançado, diretor da RBC e responsável por todos os motores da Copa São Paulo Light finalizou. “Esta mudança foi motivada por inúmeros pedidos que a comissão organizadora do campeonato recebeu e, mais do que isso, por experiência própria em outras competições. Estamos muito satisfeitos que todos aprovaram a mudança e continuaremos sempre trabalhando para atender aos anseios de quem realmente faz o espetáculo, os pilotos”.

A sétima rodada da Copa São Paulo Light, que com certeza também será realizada nestes moldes, será disputada também na Aldeia da Serra, no dia 26 de setembro.

  • 16/09/2009 10:37 Geovane Gonçalves

    DEVERIAM AMPLIAR ESTE FORMATO DE HORARIO PARA TODOS OS CAMPEONATOS,FICAR AS VEZES 5 HORAS ESPERANDO PARA TREINOS É DEMASIADAMENTE SUFOCANTE , UM ESPERDICIO DE DINHEIRO E TEMPO.

  • 16/09/2009 10:54 Geovane Gonçalves

    QUIZ DIZER " DESPERDICIO ".

  • 16/09/2009 12:02 Edison Caliman

    Muito bom este procedimento adotado pela RBC, o Rafael está de parabens, agora fica uma sugestão para o Rafael e RBC, fazer tambem o sorteio dos motores, com os karts no patio fechado, e assim que o piloto ou preparador receba o motor após o sorteio no dia de prova seja colocado no kart, isso para cada categoria.Apenas uma opinião.