publicidade
31/01/2012 09:12

O Light quer saber: pneus amarelos ou vermelhos na Master A e B?

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer



No Light, que começa no próximo sábado (4) em Interlagos (SP) com todas suas etapas em regime de rodada dupla, as categorias Sênior A e B são denominadas Master e, também divididas em A e B, competem agrupadas e com classificação em separado.

A RBC Preparações, uma das responsáveis pela organização e execução do campeonato, gostaria de saber dos competidores destas duas categorias qual pneu deve ser utilizado, o MG amarelo ou vermelho.

Para dar sua opinião, utilize o formulário para comentários logo abaixo.

  • 31/01/2012 09:58 Beto Zanini

    Amarelo com certeza!!!

  • 31/01/2012 10:10 Alessandro Xavier

    Bom dia... Competi no último fds na abertura do Paulista e 5 SKB...Fiquei muito feliz em ver a FASP atender a solicitação feita pela maioria dos pilotos que competiram na Senior para a mudança para o pneu amarelo... vivemos em um país democrático e defendo que se deve fazer valer a vontade da maioria... estou aqui defendendo a "SENIOR A ou MASTER A" como piloto que compete na maioria das competições nacionais... No caso do Light como serão todas rodadas duplas, será obrigatório o uso de 1 jogo de pneus por etapa, então o amarelo dará conta de tal etapa.
    Respeito a opinião de todos, e caso eu esteja enganado e fizer parte da minoria que queira o pneu amarelo, procurarei competir em provas que se encaixem em minhas decisões, que no momento é de não participar de competições em categorias com pneus VERMELHOS.

  • 31/01/2012 11:22 Marcello Meneghel

    Sou favorável a utilização de Pneu Amarelo como foi no SKB e no Campeonato Paulista.
    O resultado vimos na pista, 21 pilotos inscritos, o segundo maior grid, só perdendo para a categoria graduados.
    Como o Xavier disse, também sou favorável a decidir de maneira democrática, então vamos aguardar. E assim como ele adotei como opção só participar de campeonatos aonde possa correr de pneu amarelo.
    Abraços,
    Marcello Meneghel

  • 31/01/2012 11:35 Marcello Meneghel

    Sou a favor do Pneu Amarelo, ainda mais agora que serão 2 baterias por etapa e a cada nova etapa utilizaremos pneus novos.
    O SKB e Campeonato Paulista utilizaram pneu amarelo na Categoria Senior e tivemos o segundo maior grid.
    Assim como o Xavier acredito que a escolha deve ser feita pela maioria, no entanto esse ano só vou andar em campeonatos aonde puder usar pneu amarelo.
    Abraços

  • 31/01/2012 13:34 Rodrigo Gonzalez

    amarelo c certeza absoluta,concordo c os pilotos. e parabens para a fasp por atender um pedido nosso.penso q o pneu vermelho deveria ser extinto das competoçoes de 125

  • 31/01/2012 14:49 Thiago Ventriglio

    Eu concordo com a mudança para o pneu amarelo na categoria SENIOR A. Mas discordo em relação a SENIOR B. A senior B é aquele pessoal que ta começando e que visa um gasto menor durante o mes (treinos)e certamente o brasileiro será, da B pneus vermelhos...eles vão escolher o composto mais duros para o campeonato regional. Já na SENIOR A, como o Xavier e Meneguel disseram acima...vão procurar campeonatos que se encaixem ao equipamento e regulamento. Um pneu diferente para cada SENIOR... distanciará os pilotos "novatos" dos "graduados" com mais de 25 anos. Assim um "B" não atrapalhará um "A" e vice-versa.
    Abraços a todos!!!

  • 31/01/2012 18:52 Rodrigo Piquet

    Nao vou pilotar no light, mas sou a favor da Sênior A usar pneus amarelos em todas as competições nacionais e regionais!

  • 31/01/2012 19:42 Lauro Queluz

    E volta a velha historia dos pneus, amanhã retorna a baila a liberação de preparação de motores, velas de platina, de ouro etc... isto tudo já vimos a pouco tempo atrás e levou o kart pro buraco.
    Olha quando o Alexandre fala "se eu for minoria..." , é uma redundância pq a Senior-A tem sido MINORITÁRIA a anos no Light!
    É só conferir os numeros no Light, o pessoal da B enche o grid pros Seniors A fazerem bonito.
    Em 2011 em nenhuma etapa houve mais que 8 Seniors-A inscritos, a media foram 5 pilotos por Etapa, sendo que por 2 vezes houveram apenas 2 inscritos, pasmem !!!
    Já a media de participantes da B foi de 14 por Etapa, com maxima de 19 em 2 etapas.
    Então pergunto : eles podem decidir alguma coisa ? vão fazer falta ?
    Os seniors B que não caiam nesta balela, pq a despeito de serem rodadas duplas, podem saber, vcs vão ter que gastar MUITO mais dinheiro em pneus para treinos, porque o amarelo com 40 voltas já era !
    Porque não separa as categorias então, andariam os Senior-A de amarelo e a B de vermelho, simples.
    A RBC ia fazer uma prova com 5 pilotos ou 2 ???
    Acho que não precisa responder né ?

  • 31/01/2012 19:52 Alessandro Xavier

    Caro Lauro,
    Deixei bem explicito que estou defendendo a SENIOR A ou MASTER A com pneus amarelo... E se o grid de SENIOR A é cada vez menor, o pneu vermelho tem grande parcela de culpa. Sua idéia é ótima, SENIOR A de amarelo e SENIOR B de vermelho... DEMOCRACIA !!!

  • 31/01/2012 20:06 Jose França

    Amarelo -senior A e vermelho senior B. E quanto a Super Senior???

  • 31/01/2012 20:32 Marcos Peli

    Em primeiro lugar, quero deixar claro que não sou contra o amarelo, nem tão pouco o vermelho, teria apenas algumas ressalvas a respeito do rosa, rs
    Acredito que sendo Redondo, e igual para todos, é o que importa.
    O Lauro levantou alguns pontos muito importantes, acrescentaria que a maioria, pra não dizer totalidade, dos regionais correm com os seniors agrupados.
    O proprio SKB teve um bom grid de Seniors, mas deve-se considerar que lá correram SB SA e SS agrupados e isso impossibilitaria a utilização de compostos diferentes para categorias distintas como ponderou o Ventriglio.
    Creio que o mais correto seria obter por parte da CBA, a informação de qual composto deverá ser utilizado nos "diversos" Nacionais para cada categoria, para que os regionais sigam o mesmo Padrão. Ai sim eu concordaria com o Marcleo, em escolher competir só no campeonato que vai me servir de base para algo maior, do contrário, com todo o respeito, é pura pressão.
    Imagina o caso do cara correr o ano todo com um composto, e o Nacional com outro, é uma p. Sacanagem, e isso vai acabar acontecendo principalmente com a SS a se confirmar essa Zona de cada campeonato fazer essa "demagocracia"
    Respeito a opinião dos dois lados, mas vamos concordar que o certo mesmo, é haver padronização, nem que seja pelo rosa.
    Outro coisa que é fato, é que a despesa com pneus de alguns SA correm por conta de fabricantes, e por este motivo, não existe muita preocupação com os respectivos custos (creio que este não seja seu caso Marcelo)

  • 31/01/2012 21:36 Jose França

    Caro Erno. Gostaria de saber se ja houve ulguma posiçao da RBC em relaçao a categoria Super Senior ? So para lembrar ,o grid e o maior de todos so Seniors do Light.

  • 31/01/2012 23:18 Lauro Queluz

    Em primeiro lugar quero me desculpar com o equivoco cometido com vc ALESSANDRO por chama-lo pelo nome errado, na pressa mandei mal. Sorry.
    Acho que no fundo está certo tb o Pelli (espero ter acertado aqui) sendo redondo tanto faz, menos custos propiciando acesso a um maior numero de competidores, que no final é o que interessa sejam para os pilotos e principalmente para quem vai assistir, é o que deve contar.
    Pq em qualquer esporte é assim, quanto maior a base, maior a chance de sair alguns ( ou algum) fora de série.
    Só pra exemplificar, neste fim de semana assisti algo patético lá em ITU, fizeram uma prova com apenas 2 Juniors ! è cabívell isto ? É triste.
    Em compensação a tão criticada, mal vista etc... categoria F4 alinhou quase 30 karts !
    E quem pode dizer que ali não pode formar grandes kartistas, o veiculo é o mesmo, a técnica necessária idem.
    Pessoal o nosso kartismo como um todo precisa ser repensado, eu avejo que a duras penas, e graças a estas categorias ele se levantou, dai a entrada destas novas fábricas, ninguem pode estar imaginando que estes fabricantes estão tendo por objetivo atender categorias que como eu disse no comentario anterior, botam 2 ou 3 pilotos numa prova, não é?
    Quanto à S.Senior tudo leva crer que deverá usar vermelho, pq no Brasileiro está previsto que usarão este composto.
    Sinceramente, o que nós precisamos é de formar uma Associação de Pilotos a nivel nacional para discutir novas ideias e leva-las aos dirigentes, pq sem nós tem espetáculo ???
    ABÇ a todos

  • 01/02/2012 08:56 Alcindo Campos Teixeira

    A diferença de preço é mito pequena, a qualidade é muito melhor no amarelo, em se tratando de categoria em q o piloto na maioria das vezes faz por prazer é inegavel ser melhor usar o melhor, na segurança é infinitamente mais seguro o amarelo, tornando os acidentes menos frequentes e portanto barateando o custo final, em 25 anos de pista sempre optavamos pelo mais competitivo, e tinhamos sempre pilotos muito maqis competitivos, mas a historia agora ´pe outra.....

  • 01/02/2012 10:39 Erno Drehmer - Site Kart Motor

    Olá França.
    Bem, o regulamento do Light, em seu artigo 9º, parágrafo 3º, determina que a Super Sênior use vermelhos. De momento, é isso que posso informar.
    Abraços
    Erno

  • 01/02/2012 23:02 Marcello Meneghel

    Vamos a alguns números interessantes:
    Master A - 2009 - 14 pilotos - 6 participaram o ano todo
    Master B - 2009 - 18 pilotos - 6 participaram o ano todo
    Master A - 2010 - 29 pilotos - 12 participaram o ano todo
    Master B 2010 - 29 pilotos - 4 participaram o ano todo
    Master A - 2011 - 18 pilotos - 6 participaram o ano todo
    Master B - 2011 - 28 pilotos - 4 participaram o ano todo
    Ai pergunto quem eh a maioria/minoria?
    Existem sazonalidades, muitos pilotos disputam algumas etapas, outros quando vêem que não tem mais chances de ser campeão simplesmente abandonam o campeonato e os grids diminuem, isso mesmo com pneu vermelho.
    Sou da opinião que toda mudança é para melhor e que os pilotos, seja de fabrica ou não, tenha direito de escolher ou optar, tanto é que nossa solicitação foi atendida pela CBA/CNK.
    Já seguindo o raciocínio de meu amigo Marcos Peli o light se tornou um campeonato 'não-foco' para os pilotos que almejam disputar um nacional, no entanto, disputei em 2007 e 2008 nacionais que utilizavam composto amarelo para todas as categorias e os regionais alguns utilizavam pneus Azul e outros vermelho, é bem relativo.
    Grande abraço a todos!

  • 02/02/2012 00:28 Fernando Guzzi

    (nao corro no light mas sabemos que e' um campeonato referencia para todo Brasil, estou fazendo mais um copy paste do que eu acho)

    Eu tenho tambem mais prazer em correr com o pneu amarelo, porem nao e' nem de longe a realidade de nosso kartismo no Brasil. Agora que os regionais estao comecando a fortalecer seus grids com (Senior A, Super Senior e Senior B) claro todos largando juntos e pontuando separado, seria um problema vc colocar um pneu amarelo, ja que sabemos que temos pouco Senior A em todo Brasil que faca o campeonato inteiro. Corro na Granja e garanto que a Senior so decolou porque juntou todas as categorias. Imagina no Nordeste, Centro Oeste e etc. Vcs acham que vai ter uma Senior A , uma Senior B e uma Super Senior??? Todos sabemos que nao, porem no futuro isso pode sim acontecer, mas agora essa divisao nao condiz com a realidade no Brasil.
    Outra questao e em relacao ao custo, nos fazemos de 2 a 3 corridas com pneu vermelho, nao e a maior maravilha, porem e' o que funciona, e' que deixa mais acessivel. Acho que ate as vezes nivela um pouco mais por baixo de um piloto mais experiente do que um menos experiente talvez, MELHOR ASSIM!!! Sabe por que? porque esse cara vai continuar andando e a categoria continuara existindo....
    Existem outras categorias com pneu amarelo como a Shifter. Talvez seja uma categoria para pilotos mais "profissionais" vamos dizer assim. Alias e' a categoria do momento no mundo.
    Hoje acho o pneu amarelo um retrocesso na "caminhada" da Senior, se no futuro todos os regionais estiverem recheados de Senior A, ai eu posso ate concordar em correr com Pneu Amarelo. Hoje se comecar um Senior A com 12 pilotos vai acabar o campeonato com 5 pilotos e pedindo pelo amor de Deus para juntar nego no Grid.
    Desculpe ao pessoal do Pneu Amarelo, mas essa e' minha humilde opniao. Abraco a todos do GUZZI.