O Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), recebeu neste sábado, dia sete, a oitava etapa do Campeonato Paulista Light RBC. Com 99 pilotos inscritos entre as oito categorias em disputa, no início do dia a expectativa já era grande em torno das provas que se realizariam no período da tarde.
"Em virtude da Aldeia receber na próxima semana a Copa Brasil de Kart, já imaginávamos que teríamos um considerável acréscimo no número de inscrições. Para um Campeonato disputado como o nosso posso dizer que ficamos até preocupados com a participação de muitos pilotos que não correm regularmente conosco. Mas, tivemos um bom número de inscritos e, mais uma vez, não registramos nenhuma quebra nas provas", destacou Rafael Cançado, promotor do campeonato.
Como tradicionalmente acontece, a primeira bateria do dia foi a da categoria Cadete. Após fazer a pole, o goiano Yago Cesário largou muito bem e logo começou a distanciar-se dos adversários. Com um equipamento muito bem acertado, Yago seguiu firme na ponta para receber a bandeirada da vitória com quase quatro segundos de vantagem para os demais. Nas posições intermediárias as disputas foram bastante acirradas, mas sem nenhum incidente mais grave. Matheus Rotta chegou na segunda posição e Maurício Júnior foi o terceiro.
Na prova da categoria Júnior Menor o piloto Jean Aguiar saiu na ponta, mas logo na primeira curva já havia perdido seu posto para o mineiro Guilherme Silva. Com um estilo muito arrojado o mineiro construiu durante a prova uma confortável vantagem que lhe permitiu vencer mais uma prova e diminuir a diferença na classificação para o líder Eduardo Banzoli Filho. Aguiar chegou na segunda posição, enquanto que a piloto Sabrina Kuronuma foi a terceira colocada.
A categoria Júnior teve como pole-position o piloto Luis Felipe Derani, seguido por Felipes Apezzato e Victor Carbone. Os três largaram bem e pularam na ponta da competição. Mas, após sair da quinta posição, o Campeão Brasileiro Pedro Rodrigues foi quem venceu a prova. Pedro conseguiu extrair o melhor acerto de seu chassis Mini e conseguiu pouco a pouco ir escalando o pelotão até atingir a primeira posição na metade da prova. Daí por diante ele conseguiu abrir um pouco em relação aos demais para não mais ser ameaçado até a bandeirada. Alexandre Ruiz Filho chegou na segunda posição e Victor Carbone foi o terceiro.
Na prova que reuniu as categorias Master “B” e Super Sênior Massayuki Katsui foi o mais rápido na tomada de tempos e, na prova, não permitiu que nenhum dos adversários ameaçasse a sua liderança. Venceu de ponta a ponta na Super Sênior e com isso abriu sua vantagem na classificação do Campeonato. Na segunda colocação chegou Marcelo Rodrigues e, em terceiro, Jaime Drumond. Na Master “B” a vitória ficou nas mãos de Felipe Khoury, único vencedor da etapa a utilizar chassis Mega Kart. Na segunda posição terminou Cledson Navarro e em terceiro, Guilerme Carettoni.
Apesar de ter tido o menor grid do a categoria Master “A” teve a prova mais emocionante da etapa. O líder do Campeonato Wagner Ebrahim largou da pole e nas primeiras voltas conseguiu abrir certa vantagem para os demais. Porém, seu kart começou a perder rendimento e com isso todos os pilotos chegaram para a disputa da ponta. Fernando Croce, Rodrigo Piquet, Rogério Rezende e Jorge Borelli pressionaram Ebrahim até que todos o ultrapassassem. Daí por diante as disputas se intensificaram até que Piquet assumiu a liderança e conseguiu abrir. Croce e Rezende, por sua vez, disputaram cada centímetro da pista até a bandeirada e deixaram de pé o bom público presente no kartódromo. Piquet venceu a prova com Rezende em segundo e Croce em terceiro.
A penúltima prova do dia foi a da categoria Sprinter “B”. Após uma rápida chuva os pilotos dessa categoria correram com pneus específicos para pista molhada e tiveram muito trabalho para manter os karts na pista. Vinícius Sammarone, que saiu da pole, manteve-se na dianteira até a metade da prova. Porém, quanto mais a pista secava, mais rápido ficava o kart de Marcelo Okazaki, que vinha
A última prova do dia reuniu os pilotos da categoria Sprinter “A”. Rafael Suzuki, recém chegado do Campeonato Mundial, colocou em prática toda a sua experiência e foi unanimidade na etapa. Ela marcou a pole, venceu e registrou a volta mais rápida da prova. Pedro Bianchinni, o segundo colocado, bem que tentou no começo acompanhar o ritmo de Suzuki, mas este estava realmente com um conjunto superior e, em nenhum momento, teve sua liderança ameaçada. O gaúcho César Ramos terminou na terceira posição.
O Light voltará a cena no princípio de novembro, no dia quatro, quando realizará a penúltima etapa da temporada 2006.
O Campeonato Paulista Light RBC é uma realização da RBC Preparação de Motores com organização do Interlagos Motor Clube e supervisão da Federação de Automobilismo de São Paulo. Patrocínio de Birel Sudam, Kart Mini e Botto Auto Gear. Apoio de Sparco América Latina, Mega Kart, Mahogany, AG Pneus e Artmix.