A primeira participação do catarinense Pedro Senna (JZ Racing / KartPress Assessoria) na Copa São Paulo Light, realizada no último sábado (22), foi positiva. Senna acredita que seu principal objetivo foi atingido, já que ele afirma que aprendeu bastante na competição paulista.
Após participar do Campeonato Brasileiro, em julho, Senna realizou um dia de treinos, em Florianópolis (SC), e foi para Barueri, na Grande São Paulo, para disputar a sexta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, que é uma das principais competições regionais do Brasil. “Optamos em ir para o Light para o Pedro se acostumar com corridas grandes. É o seu primeiro ano como piloto e isso é muito importante”, disse José Zuque, chefe de equipe.
Como sempre, a categoria Cadete foi uma das mais numerosas da competição. Reunindo pilotos com idade entre 9 e 11 anos, 20 competidores disputaram a sexta etapa. Sem nunca ter andado no Kartódromo Aldeia da Serra, Senna foi bem logo nos primeiros treinos-livres, na sexta-feira. “Os treinos não são cronometrados, já que a competição começa oficialmente no sábado. Mas os tempos dele eram muito parecidos com os dos outros competidores mais experientes”, explicou Zuque.
Já no sábado, Senna teve dois treinos-livres de dez minutos cada. “Fui bem. Andei sempre no meio do pelotão”, conta o piloto, que foi para a tomada de tempos confiante. “Na tomada, os tempos estavam muito próximos. Fiquei a 3 décimos da pole e consegui o 12º lugar no grid”, disse.
Largando em 12º, Senna acreditava que poderia ganhar posições na corrida e foi isso que aconteceu. Já na largada, Senna pulou para a sétima posição e se manteve por lá por três voltas. Porém, a falta de experiência fez com que Senna fosse perdendo posições no decorrer da corrida. No final, o piloto cruzou a linha de chegada em 15º. “Foi uma corrida excelente. O objetivo era ganhar experiência e ele foi muito bem. Prova disso, é que, do vencedor da prova, ao 17º colocado, a diferença foi de, apenas, seis segundos. Agora, temos que ir lapidando ele”, disse Zuque.