No último sábado (12) o Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, na grande São Paulo, recebeu as atividades da décima e última rodada da Copa São Paulo Light. A competição, uma das mais importantes do estado de São Paulo, reuniu mais de 200 competidores ao longo da temporada e teve o pernambucano Rafael Câmara (Mini | Gmax Corp | TR3) sagrando-se campeão da categoria Cadete.
Câmara teve um ano de muito sucesso no kartismo nacional. Destaque em todas as competições em que participou, o piloto, que teve em 2015 a sua última temporada na Cadete, usou de sua experiência para ganhar corridas e concretizar os principais títulos do ano.
A Copa São Paulo Light é uma das principais competições da temporada nacional. Apesar de disputado apenas no Kartódromo Aldeia da Serra, o campeonato recebe pilotos de todo o país e, dos pilotos de maior destaque nas competições nacionais, todos participaram de toda a temporada do Light.
Câmara chegou a esta etapa com dois pontos de vantagem na liderança, mas ciente de que dependia apenas de seus resultados para garantir o título. Após bons treinos livres na quinta e na sexta-feira, ele seguiu confiante para a classificação, que foi disputada ainda na tarde de sexta. Com a marca de 49s912, ele ficou com o terceiro tempo na classificação e seguiu para a primeira corrida partindo da segunda fila.
Foram três corridas bem distintas. Na primeira, após pular para a frente ainda na primeira volta, Câmara conseguiu se manter na liderança e venceu. Na segunda, jogado para fora ainda na primeira curva, o piloto seguiu na disputa e terminou apenas na 13ª posição. Na última corrida, largando então do último lugar, Câmara fez uma grande corrida de recuperação terminando na sexta posição. Com a soma dos resultados Câmara levou mais 16 pontos para o campeonato e, com isso, garantiu o título de campeão 2015.
"Foi o melhor fim de ano da minha vida. Quatro títulos em quatro semanas, mais o Capacete de Ouro. Agradeço demais a todos que me ajudaram neste ano. Equipes Sabiá e TR3, Kart Mini, Gmax Corp, Quick Comunicação e principalmente meus familiares e amigos. Valeu gente, ano que vem vamos de Júnior Menor", comemorou o piloto de 10 anos.