Neste sábado (14) a Copa SP Light teve a quinta rodada dupla do ano. Quase 200 pilotos participaram das provas no Kartódromo Brasil Kirin Arena, em Itu, interior paulista. Nesta mesma pista será realizado, no mês que vem, o Campeonato Brasileiro.
Competindo pela categoria Cadete, o pernambucano Rafael Câmara (Dolly | Sabiá Racing), que chegou a esta etapa empatado na liderança do campeonato, teve um fim de semana de muito trabalho, aprendizado e superação.
Na quinta-feira o piloto participou dos treinos com seu equipamento próprio e esteve sempre entre os mais rápidos do circuito. Na sexta-feira, no início da tarde, já com o motor da RBC, sorteado pela organização, foi para a pista com pneus novos para se adaptar ao kart exatamente nas mesmas condições que encontraria na tomada de tempos. Assim, com a marca de 1m01s080, foi o mais veloz da sessão com uma diferença de apenas nove milésimos para o segundo colocado.
Satisfeitos logicamente com o desempenho, piloto, mecânico e chefe de equipe traçaram então a estratégia para a tomada de tempos. No sábado, logo que a pista foi aberta para a classificação, a equipe Sabiá Racing esperou o melhor momento e liberou Rafael para o traçado. Com a determinação de um verdadeiro campeão, o piloto imprimiu um ritmo alucinante e fez a pole-position com uma diferença de quase nove décimos para o segundo colocado.
Inconformados com a situação, vários pais de concorrentes procuraram a organização e solicitaram a troca do motor de Câmara, alegando que toda a diferença estaria naquele componente. Cláudio Dantas, chefe da equipe Sabiá Racing, deixou muito clara a sua posição. "Não somos obrigados a trocar o motor porque fomos mais rápidos. Porém, pelo bem da categoria vamos aceitar esta situação, no mínimo, constrangedora para os reclamantes. Confio plenamente no trabalho de equalização da RBC e estou certo que, na pista, o Rafa faz a diferença".
Após ter instalado em seu kart o novo motor e um lastro de três quilos pela vitória na etapa anterior, Câmara seguiu, indignado, para a corrida. Muito nervoso no começo da corrida e sem ter tido a chance de dar nenhuma volta com este novo propulsor, Rafael, que tem apenas nove anos, perdeu várias posições caindo para o 13º lugar. Com auto controle e muita vontade de calar a todos, o piloto impôs um ritmo muito forte, superou cinco concorrentes e recebeu a bandeirada na oitava posição.
Na segunda bateria, partindo da quarta fila, Câmara seguiu sua recuperação. Com o decorrer da bateria, muito disputada, ele foi ganhando espaço e fechou o penúltimo giro na quinta posição. Nesta hora, em uma volta perfeita, ele superou quatro concorrentes e, pela ínfima fração de 27 milésimos, não venceu a corrida, cruzando a linha de chegada em segundo. Pela soma de seus dois resultados o piloto de Recife comemorou bastante o segundo lugar geral da etapa e a soma de mais 14 pontos para a disputa do campeonato.
Passadas as cinco primeiras etapas da Copa São Paulo Light, Rafael Câmara é o líder isolado da categoria Cadete com 48 pontos. O segundo colocado aparece agora cinco pontos atrás e, o terceiro, com 15 pontos.