A 1ª etapa da Copa São Paulo Light marcou a estreia de Rafael Guimarães na categoria OKN Júnior. A disputa foi realizada no último sábado (7), no Kartódromo Municipal Ayrton Senna, em Interlagos, e serviu como um importante período de adaptação e aprendizado para o piloto mineiro, que inicia um novo ciclo no kartismo nacional em 2026.
Bicampeão brasileiro e bicampeão do Light, Rafael enfrentou um fim de semana de constantes avaliações técnicas e busca pelos melhores acertos. Integrando a equipe Speed Racing e competindo com o chassi Bravar, o mineiro disputará o campeonato com motores e carburadores preparados pela RBC, pacote técnico que reforça o foco em competitividade, evolução e consistência.
Além do desafio natural de estrear em uma nova categoria, Rafael precisou lidar com questões específicas relacionadas à estatura e ao peso, fatores que influenciam diretamente no rendimento do equipamento. Desde os treinos livres, o foco esteve em entender o comportamento do kart e ajustar o conjunto às suas características. Na tomada de tempo, realizada na sexta-feira (6), Rafael foi o 22º.
Na primeira corrida, o mineiro teve um início bastante positivo, avançando de 22º para 15º lugar nas voltas iniciais. No entanto, após um toque durante a prova, o para-choque acabou ficando preso à roda, o que comprometeu o rendimento do kart e fez com que Rafael perdesse desempenho na parte final da bateria, encerrando a prova em 24º.
Sem desanimar, Rafael voltou determinado para a segunda corrida do dia e, mesmo ainda em processo de adaptação, conseguiu mostrar evolução. Com uma condução consistente, foi ganhando posições ao longo da disputa e cruzou a linha de chegada em 13º, fechando a etapa em uma progressão clara de desempenho.
Os resultados da primeira etapa não refletem o potencial e a qualidade técnica de Rafael Guimarães, que segue sendo um dos principais nomes da nova geração do kartismo brasileiro. A estreia teve como principal objetivo compreender as exigências da categoria e reunir informações fundamentais para a sequência da temporada, especialmente neste início de trabalho com um novo conjunto técnico.
“Foi uma etapa de muito aprendizado. Chegamos focados em buscar os melhores ajustes, entender o kart e como ele reage às minhas características. Por ser uma categoria nova para mim, é um processo que exige paciência e trabalho. Saio de Interlagos com uma boa leitura do que precisamos evoluir e bastante confiante para as próximas etapas”, destacou Rafael.
Rafael Guimarães integra a equipe Speed Racing e tem o suporte da VB55, comandada por Victor Barvalle, responsável pela telemetria. O piloto tem patrocínio das empresas DCIT Tecnologia e GR5 Rent a Car, além do gerenciamento de carreira realizado pela MotorBiz, sob a direção de Ricardo Fávaro.
