- “Pura genialidade!” Essa foi a expressão que dominou entre os presentes no Kartódromo Aldeia da Serra ao término da prova da categoria Cadete, válida pela sexta rodada da Copa São Paulo Light de Kart, disputada no ultimo sábado (16) e vencida pelo kartista paulista Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing).
No treino classificatório matinal, que definiu o posicionamento dos vinte e seis bólidos inscritos na categoria, Rafael Martins deu mostras que seria um dos principais concorrentes na luta pela vitória, ao conquistar a pole position com a marca de 52s969 na volta lançada no top qualify.
Embora “espremido” na largada pelo kart que partira da segunda colocação e atingido na lateral ao final da Reta dos Boxes, Martins conseguiu dominar seu kart e manter a liderança da corrida. Apesar do forte ritmo imposto, após a terceira volta Rafael passou a ser acossado pelo gaúcho Matheus Leist, pelo paranaense Mitsui Duzanowski e pelo carioca Renato Junior, que seguiam respectivamente nas segunda, terceira e quarta colocações. A luta era incessante, mas o piloto da Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing conseguia manter a dianteira da corrida, mostrando que tinha um kart rápido e bem ajustado pela laureada equipe MZ Racing.
Na 12ª passagem Duzanowski assumiu o 2º posto, com Renato Jr em 3º, Leist em 4º. Gabriel Fernandes e Thiago Vivacqua (5º e 6º) também conseguiram aproximar seus karts do pelotão dianteiro, entrando no combate direto pela vitória. Na volta seguinte Renato Jr e Duzanowski conseguiram superar Rafael Martins, que caiu para a 3ª colocação, mas Martins estava decidido a ficar com a vitória e na volta subseqüente, na Curva 2 do veloz circuito, retomou a dianteira da corrida, com Renato Jr, Duzanowski, Vivacqua, Zaya Fontana, Flavio Santos, Gabriel Fernandes, Vinicius Paparelli e Yurik Carvalho colados em seu micromonoposto. Nada estava definido e, ante o ritmo de prova, qualquer dos nove primeiros tinha reais condições de vitória.
Na penúltima volta Duzanowski retomou o 2º posto e conseguiu encontrar espaço para ultrapassar Rafael Martins. Pouco mais de mil metros separavam Mitsui Duzanowski da linha final.
Todavia, para surpresa das centenas de pessoas que atentamente acompanhavam os momentos finais da emocionante e disputadíssima corrida, Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing) sinalizou ao final da Reta do Boxes para Gabriel Fernandes ultrapassá-lo. Fernandes posicionou seu bólido por dentro da veloz Curva 1 do circuito, aceitando o “presente” do concorrente na volta derradeira, porém Martins manteve o pé embaixo, traçando o contorno de uma das mais velozes curvas do kartismo brasileiro lado a lado com Fernandes.
A visão do publico presente cristalizou no trio dianteiro e, por instantes, as respirações pareciam unissonamente suspensas em todo o kartódromo. Certo que poderia vencer e ainda ladeado por Rafael Martins, Gabriel Fernandes tentou sua cartada final, posicionando seu kart por dentro na também veloz Curva 2 e pronto para o “bote” em Duzanowski. Corretamente Duzanowski fechou mais sua trajetória, defendendo a posição de liderança. Tudo acontecia exatamente como em átimos de segundo Rafael Martins planejara, como um experiente enxadrista. Com a faca nos dentes, “Rafinha” derivou rapidamente seu kart para a esquerda, cravou o pé no fundo e ultrapassou ambos adversários por fora!
Sob fervilhante aplauso do publico presente, Rafael Martins recebeu algumas curvas depois a bandeira a quadros, que o consagrou como genial vencedor da mais emocionante corrida da categoria Cadete nesta temporada.
“O Rafael não é apenas um piloto tecnicamente veloz e constante. Ele tem uma visão de corrida e inteligência acima da média e foi exatamente isso que ele demonstrou nessa corrida, pois conseguiu em frações de segundo traçar e colocar em execução uma estratégia vencedora. Ele é um piloto brilhante, com um futuro brilhante e temos muito orgulho de ter um piloto assim em nossa equipe”, resumiu Mazinho Oliveira, chefe da equipe MZ Racing e responsável pelos ajustes no kart de Rafael Martins.
Confira o resultado final da Cadete na sexta etapa da Copa São Paulo Light de Kart :
1.- Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing), com 16 voltas em 14m10s412
2.- Thiago Vivacqua, a 0s242
3.- Mitsui Duzanowski, a 0s448
4.- Renato Junior, a 0s484
5.- Matheus Leist, a 0s834
6.- Zaya Fontana, a 1s177
7.- Yurik Carvalho, a 1s836
8.- Gabriel Fernandes, a 1s873
9.- Vinicius Paparelli, a 1s917
10.- Flávio Santos, a 1s959
11.- Matheus Chequer, a 9s074
12.- Gabriel Sereia, a 9s183
13.- Thiago Cabrino, a 9s832
14.- Victor Miranda, a 10s091
15.- Vinicius Balbuena, a 11s172
16.- Artur Fortunato, a 13s183
17.- João Ribeiro, a 13s296
18.- Leonardo Gimenes, a 13s417
19.- Mauro Auricchio, a 13s908
20.- Felipe Ortiz, a 16s343
21.- Anderson Lima, a 16s575
22.- Henrique Chequer, a 16s951
23.- Ikaro Freire, a 1 volta
24.- Pietro Rimbano, a 6 voltas
25.- Felipe Gildin, a 2s23
26.- Matheus Jacques, a 9 voltas
Pole Position: Rafael Martins, com 52s969
Melhor Volta: Zaya Fontana, com 51s918