Após a excelente estreia na categoria Cadete, com a vitória no Super Kart Brasil, no último sábado (12) o piloto Raikkonen Sakzenian (Agraupe Racing / Red Bull / Birel) disputou a etapa de abertura da Copa São Paulo Light de Kart.
Atual campeão da categoria Mirim, o piloto de oito anos conhece como poucos os segredos do Kartódromo Aldeia da Serra, sede da maioria das etapas do campeonato deste ano. Nesta pista, na cidade de Barueri - região metropolitana paulista, o piloto fez seus treinos desde a quinta-feira.
As atividades oficiais da prova foram todas desenvolvidas na manhã de sábado. Já com o motor sorteado pela organização, o piloto participou da tomada de tempos, porém, não conseguiu extrair o melhor de seu conjunto. Assim, com o tempo de 51s307, ficou apenas com a décima marca. A pole-position ficou com o paraguaio Eugen Gotze.
Após uma boa largada Raikkonen pulou para a sexta posição. Na briga do primeiro pelotão o piloto ficou durante toda a corrida. Entre pequenos toques, ultrapassagens e muita disputa o garoto de oito anos vivia, claramente, uma experiência nova.
Acostumado às brigas da classe Mirim, Raikkonen parecia estar se familiarizando com as ásperas corridas que o esperam durante toda a temporada na Cadete. Assim, após 15 voltas de grandes “pegas”, Sakzenian cruzou a linha de chegada na quarta posição, a menos de dois décimos do terceiro lugar. A vitória ficou com o carioca Yanni Fontana.
“Acredito que poderíamos estar com um equipamento um pouco melhor, o que acarretaria para nós um resultado mais satisfatório. Tivemos um pequeno problema de acerto. Além disso, costumamos entre nós dar nota para os motores sorteados. Classificamos o desta corrida com oito e meio. Até pensamos em trocar, mas o Raikkonen ainda está pegando a mão das corridas da Cadete e, para ele, largar uma pouco mais de trás e participar das brigas por posição foi muito bom”, analisou Fernando Sakzenian, avô do piloto.