Um dos pilotos do kartismo brasileiro que mais se destacou no ano de 2010 foi o pequeno paulista Raikkonen Sakzenian (Agraupe Honda / Birel / Tim Brasil Química). Com apenas oito anos o garoto conquistou no Kartódromo Aldeia da Serra o Bi-Campeonato da Copa São Paulo Light de Kart.
Além destes títulos, o jovem garoto, que começou sua trajetória no kart em 2008 quando ainda tinha seis anos, é repleta de conquistas, vitórias e muito trabalho. Sempre auxiliado por seu pai, Patrick, e o avô Fernando, Raikkonen se destaca hoje como uma das verdadeiras revelações do automobilismo brasileiro.
Para competir nesta última etapa do Light, que teve lugar no Kartódromo Aldeia da Serra, na Grande São Paulo, a equipe de Raikkonen trabalhou muito na pista e nos bastidores para que o piloto pudesse, efetivamente, lutar pela conquista que coroou a dedicação e empenho de um ano inteiro de competições.
Na hora que foi para a competição com o equipamento oficial da corrida do Light (motor sorteado), seu kart não apresentou o mesmo rendimento das provas anteriores e, com isso, o representante da Agraupe Honda e Tim Brasil Química teve de batalhar muito para chegar ao título. No Top-Qualify o piloto fez a terceira melhor marca e seguiu confiante para as provas. Nas duas baterias, contudo, Raikkonen parecia ser caçado na pista por seus concorrentes. Por outro lado, apesar da pouca idade, a equipe orientou muito bem o garoto sobre as posições em que precisaria chegar para conquistar o título e, assim, obediente, Sakzenian completou a primeira corrida na sétima posição e a segunda em 11º, resultados estes que lhe garantiram o título.
Vice-Campeonato no GP RBC encerrou a temporada
No mesmo Kartódromo Aldeia da Serra, no domingo, Raikkonen disputou o GP RBC de Kart, competição que para a categoria Mirim distribuiu quase R$ 20 mil em prêmios.
A prova, que somente é disputada por pilotos classificados ao longo do ano, reúne os competidores que mais se destacaram na temporada nas provas com motores sorteados.
Raikkonen conquistou sua vaga ainda na sexta etapa da Copa São Paulo Light e, desde agosto, aguardou ansioso por esta corrida. No dia da prova, após o sorteio do motor, o piloto participou do treino de aquecimento e, com o kart muito bem acertado, partiu para a classificação. Com o tempo de 40s054 ele ficou com a terceira posição no grid e seguiu animado para a corrida. Na largada, porém, a fila em que Raikkonen estava ficou para trás e, com isso, o piloto acabou sendo prejudicado, caindo para a nona posição. Com ultrapassagens arrojadas e muita determinação Sakzenian novamente mostrou todo o seu talento ao escalar o pelotão até cruzar a linha de chegada em segundo e, com isso, comemorar o Vice-Campeonato. Pela conquista o piloto ganhou um motor Honda, modelo GX-160 e um kit da Sparco contendo macacão homologado, sapatilhas e luvas.
“Tivemos um ano muito difícil, onde, em determinados momentos, achamos que estávamos sendo realmente perseguidos pelos dirigentes. Tivemos sérios problemas na Granja Viana, na Copa Brasil e até mesmo no Brasileiro. Mas o Raikkonen é um garoto que já demonstrou seu talento e, para que isso continue acontecendo, eu e o pai dele lutaremos o quanto for necessário. A conquista do Light foi o reflexo de uma batalha que durou o ano inteiro, mas não representou o quanto o Raikkonen foi superior em todas as competições do ano. Estamos classificados agora, por exemplo, para a final do Capacete de Ouro. Porém, não podemos concordar que, na mesma pontuação, estejam concorrendo um piloto que está em sua segunda temporada, caso do Raikkonen, com um que tem seis anos de kart, como o Gabriel Sereia. Espero que o júri de jornalistas que vota nesta premiação leve isto também em consideração. Ano que vem nosso objetivo será a estréia na categoria Cadete e, tenho certeza, o Raikkonen estará novamente na disputa pelos principais títulos dos país”, encerrou Fernando Sakzenian, avô do piloto.