O paulista Renan Papareli (WR Motores/ Kart Mini/ Unicerta ABC/ Academia Postural / MotorBiz), esteve no Kartódromo Internacional Aldeia da Serra, em Barueri (SP), no último final de semana, para a disputa da oitava etapa da Copa São Paulo Light de Kart.
Papareli lidera o certame desde o início do ano, tendo perdido o lugar de destaque apenas no início do segundo turno da competição, posição recuperada já na etapa seguinte.
Na corrida deste sábado (24), Renan carregava um lastro de cinco quilos, por força do regulamento da competição, já que venceu a etapa anterior. Mesmo com o peso extra, esteve entre os mais rápidos nos treinos livres e marcou a pole-position, tanto no tempo normal de classificação quanto no chamado “Top Qualify”, onde os três melhores do treino classificatório vão para uma única volta lançada, que define o grid.
Entretanto, um erro de cálculo da equipe fez com que o piloto ficasse 400 gramas abaixo do peso estipulado para ele, ou seja, o peso regulamentar da categoria somado aos cinco quilos de lastro. “Erramos, foi uma pena. Mesmo assim eu sabia que estava bem rápido, pois pesava, efetivamente, mais de quatro quilos e meio além do limite da categoria”, afirmou o piloto.
Com a punição, Papareli foi obrigado a largar do final do grid, a décima posição. Determinado, em pouco mais de quatro voltas já ocupava as primeiras colocações e partia para cima do líder, o também paulista Bruno Ferreira.
Com peso extra e uma desvantagem de mais de cinco segundos – tempo perdido nas ultrapassagens sobre os demais adversários -, Renan Papareli poderia se acomodar na segunda colocação e marcar pontos suficientes para se isolar na liderança do certame. Mas definitivamente esse não é o seu estilo. Mais 10 voltas se passaram e a diferença entre Ferreira e Papareli desapareceu. Entretanto, ao preparar-se para a iminente ultrapassagem, Papareli foi atrapalhado por um retardatário, que lhe tirou as chances de vitória.
“Foi mais um problema que enfrentei nessa corrida. O retardatário atrapalhou um pouco o Bruno, mas acabou com minha chance de ultrapassá-lo. De qualquer forma foi bom, saio daqui com uma pequena diferença para o segundo colocado no campeonato e isso é importante neste final de competição”, disse o piloto, que não escondia a frustração por não conseguir a vitória.
Com a segunda colocação na oitava etapa do Light, Papareli abre uma vantagem de quatro pontos para o segundo colocado na tabela de pontuação, restando apenas mais uma prova para o final do turno. Para a conclusão do certame, uma rodada dupla acontecerá em dezembro, definindo os campeões.