Pela segunda vez neste ano a Copa São Paulo Light recebeu uma etapa classificatória para o Grande Prêmio RBC. No último dia seis de junho a rodada dupla do certame, realizada no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), selecionou dezesseis pilotos que participarão, em dezembro, da grande final.
Com muita competitividade e grandes disputas, as categorias Mirim e Cadete classificaram os pilotos que obtiveram a maior soma de pontos nas duas etapas do dia. A Mirim teve em suas duas baterias muitas ultrapassagens e ficou indefinida até a bandeirada final. Os pequenos pilotos se mostraram muito determinados e passaram todo o tempo se alternando de posições. Melhor para Yanni Oliveira que chegou na frente na primeira bateria e, com um quarto lugar na segunda, garantiu sua vaga.
Novamente a Cadete demonstrou que, atualmente, grandes talentos surgem desta categoria de base. Contra 19 pilotos Renato Júnior garantiu sua vaga pela regularidade na pista. Com a segunda posição na primeira prova e um quarto lugar na segunda bateria ele somou o maior número de pontos para conquistar sua classificação.
Nas categorias seguintes os classificados foram os vencedores de cada etapa. Com equipamentos mais rápidos a categoria Júnior deixou o vencedor das duas etapas, Cacé Almeida, de fora da briga uma vez que ele já estava classificado. Desta forma, Jean Aguiar garantiu sua vaga com a segunda posição na primeira bateria. Na etapa seguinte foi a vez de Victor Franzoni garantir sua vaga com o segundo lugar.
Pela categoria Júnior Menor, João Pedro Archer conquistou sua vaga mesmo chegando em segundo lugar, pois, o vencedor Olin Galli já estava selecionado. Na segunda bateria, mesmo chegando na terceira posição, Thiago Vivacqua conquistou sua vaga.
Apesar de pertencerem à categorias diferentes a bateria seguinte reuniu os pilotos das classes Master “A” e “B” que, a partir desta etapa, disputam em conjunto a recém criada categoria “Super Master”. Michael Meneguel garantiu sua participação no GP RBC vencendo a primeira bateria e Luis Midon faturou sua vaga por ganhar a segunda prova na Master “B”. Quem também ficou bastante contente por garantir sua participação foi Marcelo Meneguel. Pela Master “A” apesar de Fernando Croce ter ganho, ele já estava classificado e a vaga ficou com Marcelo que chegou em segundo lugar na primeira prova. Contudo, na segunda bateria do dia Marcelo venceu e a vaga ficou com Marcelo Okazaki que finalizou em segundo.
Na Super Sênior Luiz Antônio Nista comemorou duplamente sua vitória na primeira bateria pois, assim ele conquistou também sua vaga. Na segunda bateria quem venceu e garantiu sua vaga foi Markenson Marques, atual campeão Brasileiro desta categoria.
Quem se deu bem na Sprinter “B” foi Bruno Ferreira que conquistou sua vaga chegando na segunda posição. Felipe Marra ganhou, mas, já estava com sua vaga assegurada. Na bateria seguinte Renan Paparelli Largou do terceiro posto e lutou muito com Marra e Ferreira e conseguiu assim, completar esta bateria na primeira posição e garantir a vaga.
Finalizando as atividades da rodada dupla entraram na pista os pilotos mais rápidos do Light pela Sprinter “A”. Guilherme Salas partiu da quarta posição e venceu a primeira bateria garantindo a vaga. Contudo, na segunda prova do dia, Bruno Bonifácio, atual líder da competição, mostrou que não está de brincadeira e venceu a bateria garantindo sua vaga.