O Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), recebeu neste sábado, dia oito, a nona e penúltima etapa da Copa São Paulo Light de Kart 2008. Quase uma centena de pilotos esteve disputando as baterias que valeram como a última prova do segundo turno da competição.
Pela categoria Mirim o piloto Caíque Valli fez a pole e venceu a corrida, porém, durante toda a prova ele foi muito pressionado por João Marques e João Pedro Custódio, que finalizaram a corrida respectivamente na segunda e terceira posições.
Com o maior número de pilotos do final de semana, a categoria Cadete reuniu 19 pilotos num grid que, diferente das etapas anteriores, teve novos protagonistas disputando a ponta. Felipe Gildin marcou a pole e venceu a prova, mas, teve consigo disputando a liderança os pilotos Zaya Fontana, Gabriel Fernandes, Vinícius Paparelli e Mitsui Duzanowski. Após muitas disputas e várias ultrapassagens Fontana terminou em segundo e Duzanowski em terceiro.
A categoria Júnior teve um único piloto que dominou sem ser ameaçado toda a etapa. Guilherme Silva, que recentemente venceu a Copa Brasil de Kart, marcou a pole e, com mais de cinco segundos de vantagem, venceu a corrida de sua classe seguido por Guilherme Salas e João Abreu.
Em uma disputa também um pouco diferente das vistas nas outras provas desta temporada, a pole-position da categoria Júnior Menor foi conquistada por Maurício Júnior, que trouxe consigo na primeira fila a menina Emily Pimenta. Ambos, porém, não conseguiram superar o bom momento de Erik Gasparini. Após largar da terceira posição o piloto logo pulou na ponta e com muita determinação abriu de seus concorrentes até receber a bandeirada da vitória com quase seis segundos de vantagem para Maurício Júnior, que chegou em segundo. Cayan Chianca, após prova de recuperação, terminou em terceiro.
Na Master B um piloto que há muito não disputava o Light chegou e foi logo marcando a pole. Gamal Nsaif foi cinco décimos mais rápido que seus concorrentes na tomada de tempos e assim garantiu, com folga, o direito de largar na segunda posição. Na corrida, porém, o que se viu foi uma verdadeira aula de pilotagem de Marcelo Okazaki. Após largar da sexta posição o piloto foi, com tranqüilidade, superando seus adversários um a um até finalmente assumir a ponta a três voltas para o final. Nsaif chegou em segundo e Rodrigo Rocha em terceiro.
Na seqüência do dia de competições os pilotos da categoria Super Sênior foram para a pista e protagonizaram uma das provas mais emocionantes da tarde. Sérgio Martinez largou da pole, mas durante toda a prova, foi muito pressionado por diferentes pilotos. Ao final da prova, porém, há quatro voltas para o fim, ele não suportou os ataques de Antônio Ramos, que o superou e venceu a corrida. Martinez chegou em segundo e Jaime Drummond em terceiro.
A categoria Sprinter “B” teve um fato bastante inusitado. Após largar da ponta Matheus Protti liderou toda a primeira metade da corrida sob forte pressão de Pietro Fantin, que acabou assumindo a ponta na metade da prova. Algumas voltas se passaram e Luir Miranda também superou Protti. Acontece que, faltando três voltas para acabar, os dois pilotos começaram a simular problemas nos karts e deixar o concorrente assumir a ponta. Miranda acabou vencendo com Fantin em segundo e Protti em terceiro. Questionados ao final da prova sobre o que havia acontecido, ambos sorriram e disseram que não gostariam de levar o lastro de cinco quilos obrigatório pelo regulamento para a primeira prova da rodada dupla final.
Finalizando o dia de competições a categoria Sprinter A tomou a pista em um final de semana que parecia pré-destinado para Fernando Resende Filho. Kid, como é mais conhecido, marcou a pole e já na largada da bateria imprimiu um forte ritmo deixando seus concorrentes para trás. Nessa altura, Gabriel Navarrete, que largou da segunda posição, caía para o quinto lugar. Em corrida de recuperação, Victor Calimann também chamava a atenção pelas belas ultrapassagens que fazia. Porém, o sábado foi fechado mesmo com um grande triunfo de Navarrete. Após perder posições na largada o piloto de Goiânia fez valer seu título de Campeão Brasileiro e com bonitas ultrapassagens chegou à ponta e comemorou bastante a vitória. Fabiano Machado terminou em segundo e Calimann, em terceiro. Kid terminou uma volta atrás com o flexível de escapamento quebrado.
A Copa São Paulo Light terá divulgado até o final desta semana a planilha oficial com a classificação dos pilotos. A última e decisiva corrida será disputada no dia seis de dezembro, também no Kartódromo Aldeia da Serra, em um evento de rodada dupla.