O Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri – SP, receberá neste sábado, dia 16, a etapa denominada Pré-Final do Campeonato Paulista Light RBC de Kart.
A competição, que contou até agora com quatro etapas que juntas valeram aos pilotos a sua classificação no primeiro Qualifyng Series - QS, chega em sua primeira rodada dupla que trás, além da pontuação, outras novidades para os pilotos.
No que se refere ao sistema de classificação, o regulamento do Light diz que todos os pontos conquistados no primeiro QS serão computados e, incrementado à esta soma, será usado o critério de descarte do pior resultado. Obedecendo a esta classificação e observando o critério de desempate do maior número de vitórias, à esta classificação os pilotos receberão uma nova pontuação que será de 16 pontos para o primeiro, 14 para o segundo, 13 para o terceiro, 12 para o quarto e assim sucessivamente até o 15º colocado que deverá receber um ponto.
Na primeira bateria da Pré-final deste sábado não haverá tomada de tempos e, o grid de largada da prova, será definido exatamente por este resultado do 1º QS. O grid da segunda bateria, assim como tradicionalmente acontece em rodadas duplas, será o resultado da primeira.
Segundo Cláudio Vieira, diretor do Interlagos Motor Clube, organizador do Campeonato, o novo sistema traz mais chances para todos. “Apesar de ser um pouco mais complicada que o sistema tradicional, a pontuação do Light 2007 dá mais chances a todos os pilotos. Um piloto que por acaso não tenha atravessado uma boa prova tem chances reais de se recuperar no resultado final da competição”, analisa o dirigente.
Os primeiros colocados no Light após o 1º QS e, conseqüentemente, os pole-positions da primeira bateria da Pré-Final são: Cadete – Erik Gasparini; Júnior Menor – Guilherme Salas; Júnior – Victor Guerin; Master “A” – Nilton Cruz Jr.; Master “B” e Super Master– Marcus Pinheiro; Super Sênior – Luiz Nista; Sprinter “A” – Dennis Dirani e Sprinter “B” – Bruno Andrade.
A expectativa dos promotores e organizadores do Light é que esta prova, a exemplo da última etapa, traga ao kartódromo mais de 120 pilotos e encerre com chave de ouro o primeiro semestre da competição.
A programação oficial para a quarta etapa do Light começa hoje, dia 14, com duas sessões de treinos livres por dia para todas as categorias. As provas serão realizadas no sábado, dia 16, a partir das onze da manhã.
Observações Técnicas
Para uma prova que promete ser tão disputada, o Departamento de Kart da Federação de Automobilismo de São Paulo – DK/FASP determinou um traçado bastante especial que contemplará, principalmente, a técnica e os reflexos dos participantes.
Atenta a este momento do Campeonato, a RBC Preparações, empresa promotora da competição e fornecedora dos motores, informa que as coroas para as categorias Sprinter “A” e “B” deverão ter no máximo 76 dentes. Assim, segundo Rafael Cançado, diretor da empresa, os motores deverão ter rendimentos ainda mais próximos, sem que haja um aumento do risco de quebra.
Vale lembrar também que, apesar de ser a Pré-Final do Campeonato, os pilotos vencedores da última prova do 1º QS deverão, obrigatoriamente, carregar o lastro determinado no regulamento para sua categoria. Da mesma forma que o vencedor da primeira bateria do sábado deverá levar o referido lastro para a segunda largada.