No próximo sábado (6) chegará ao fim mais uma temporada do Light. Apesar de ter mudado de nome nesta temporada para Copa São Paulo, a seriedade, competitividade e alto nível das disputas permaneceram em alta como nos anos anteriores.
Até a nona etapa participaram da Copa São Paulo Light 2008 nada menos que 218 pilotos divididos entre as nove classes que compõem o torneio. Como em todas as competições do país o Light não poderia ser diferente e o destaque fica por conta da Cadete, que até a nona etapa classificou exatos 50 pilotos.
As provas deste sábado, além de marcarem o final do campeonato, representarão para pilotos e equipes o encerramento de uma temporada de muitas competições. Assim como aconteceu
Diferente de outras competições onde muitas vezes os campeões são conhecidos com uma ou até mesmo duas corridas de antecipação, o regulamento do Light privilegia a todos os competidores e deixa sua disputa em aberto até a última bandeirada. Em um sistema de pontuação composto por quatro fases (1º turno, 2º turno, pré-final e final) a tabela final somente é preenchida com os últimos resultados e, assim, vários concorrentes podem chegar à última etapa com chances de conquistarem o título.
Em algumas classes, como a Sprinter A, a mais rápida do Light, Gabriel Navarrete lidera com 55 pontos contra 54 de Fabiano Machado. Por outro lado, na Júnior, a situação já é bem mais tranqüila. Guilherme Salas aparecem em uma confortável liderança com 67 pontos contra apenas 51 de Jean Aguiar, o segundo colocado. A Mirim, por exemplo, classe de entrada do kartismo, traz sete pilotos com chances matemáticas de garantir o título.
“Neste ano o Light passou por algumas mudanças importantes, como a introdução dos novos motores da categoria Júnior Menor, a chegada da categoria Mirim e a mudança de nome. Muitas coisas boas aconteceram durante a temporada e temos certeza que ajudamos no desenvolvimento e entretenimento de vários competidores. Fizemos um ‘pente fino’ nos motores de todas as categorias para que, em todas as classes, os resultados sejam conhecidos na pista, sem qualquer interferência externa à habilidade dos pilotos”, finalizou
Dos treinos para a corrida, sem tomada de tempos
As atividades oficiais da décima etapa do Light terão início na quinta-feira (4) com duas sessões de treinos livres de quarenta minutos para cada uma das categorias, mesmo cronograma que será respeitado na sexta-feira, dia cinco.
No sábado, dia seis, às seis e meia da manhã, começam as atividades do dia da prova com o sorteio