O piloto Vinícius Sammarone (Birel/Quake2) participou no último sábado, dia cinco, da quarta etapa do Campeonato Paulista Light RBC. A prova, que foi realizada no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri – SP, valeu também pela Seletiva de Kart Petrobras, onde os dois melhores classificados garantiriam vaga para a final do torneio promovido pela estatal.
Assim, com esta motivação extra, Sammarone deu início aos seus treinos visando melhorar sua posição no Campeonato e, mais do que isso, conquistar uma das duas tão cobiçadas vagas.
Porém, alcançar a vaga tornou-se tarefa das mais difíceis uma vez que encerradas as inscrições a direção da prova anunciou que 30 pilotos entrariam na pista na categoria Sprinter “A”. Dentre os inscritos, nomes consagrados do kartismo e já com participação na F-3 apareciam na lista como Clemente Júnior, Leonardo Cordeiro, Douglas Hiar, Felipe Guimarães, dentre outros.
“Apesar de ter apenas um ano e meio de kart estarei na pista ao lado de pilotos que já acumulam inúmeros títulos, sem contar a grande bagagem que cada um traz consigo. Entretanto, não me intimidarei e farei a minha corrida, pois, tenho um equipamento competitivo e estarei utilizando um motor sorteado, assim como todos os outros”, analisou.
Nesse espírito o representante da Birel/Quake2 foi para a tomada de tempos e cravou a quinta marca com o tempo de 40s793. À sua frente apareciam apenas pilotos com grande experiência e, mesmo assim, o piloto estava animado. “Meu kart está ótimo e está tudo como planejamos. A prova tem 25 voltas e estou cada vez mais confiante em conquistar uma das vagas”.
Assim, Sammarone veio para a prova e logo na largada, de forma brilhante, já conquistou duas posições vindo para o terceiro lugar. À sua frente estavam Douglas Hiar, que havia saído da pole-position e Alexandre Ruiz Filho. Atrás, porém, 27 concorrentes com um único objetivo: vencer a corrida. Sob muita pressão Sammarone perdeu o posto para Felipes Apezzato, que vinha em quarto. Mas, valente, o piloto de São Bernardo do Campo não desistiu e, com um equipamento que era extremamente rápido bastaram mais algumas voltas para que Vinícius novamente voltasse para o terceiro posto. Neste momento, porém, na entrada da reta dos boxes, o kart de Sammarone foi tocado pelo de Apezzato que em uma manobra muito arriscada tentou recuperar o terceiro posto.
O kart de Sammarone ficou completamente empenado e teve quebrada a fixação da barra do pára-choques traseiro. O piloto ainda permaneceu por mais duas voltas na pista, mas, a direção de prova entendeu que a barra solta apresentava risco aos demais competidores. Dessa forma, apresentou bandeira para que Sammarone encaminha-se seu kart para reparo. Sammarone chegou ao parque-fechado e logo em seguida abandonou a disputa já que não mais havia nenhuma chance de recuperação.
“Fiquei realmente desapontado com o que aconteceu. Em uma manobra, no mínimo impensada, meu concorrente me tirou a chance de brigar pela vaga e, não só isso, acabou com minhas possibilidades de continuar na prova”, desabafou o piloto.
Sammarone volta à pista já nesta quinta-feira. Desta vez em Curitiba - PR onde o piloto disputará no final de semana a última etapa do Sul-Brasileiro de Kart. O piloto ocupa a primeira posição do Certame com 41 pontos contra 38 de Pedro Rodrigues e 35 de Renan Fernandes.