Não faltaram emoções na decisão do título do Campeonato Paulista Light de Kart na categoria Júnior Menor, que aconteceu no último fim de semana no Kartódromo de Aldeia da Serra, na Grande São Paulo. Com a chuva que caiu no início da manhã na região do circuito, os pilotos partiram para o treino de classificação sem a certeza do melhor acerto de chassis e motor, e disputaram duas provas repletas de alternativas. No final, o título ficou com Jean Aguiar, que somou 137 pontos na classificação geral e abriu apenas seis de vantagem sobre o vice-campeão, Eduardo Banzoli Filho (Oakley).
Os dois chegaram às etapas finais separados por sete pontos e travaram uma disputa particular durante todo o ano, que só foi decidida na última corrida. A rodada dupla de encerramento do Light na categoria Júnior Menor começou com o domínio de Guilherme Silva, que largou na pole position, venceu de ponta a ponta a primeira bateria e, de quebra, garantiu os pontos extras pela melhor volta e pela pole na corrida seguinte. Com a segunda colocação de Jean Aguiar e o terceiro lugar de Eduardo Banzoli, os líderes partiram para a decisão separados por oito pontos, o que deixou Aguiar em situação confortável.
“Fui para o tudo ou nada na última prova, mas já não dependia mais de meus próprios resultados”, lamentou Banzoli, que chegou a liderar a etapa e recebeu a bandeirada a 0s338 do vencedor, Guilherme Salas. “Na última curva eu pensei em arriscar uma ultrapassagem sobre o Salas, mas aquele é um ponto bastante difícil e poderíamos bater. Nesse caso, eu perderia o vice-campeonato e preferi não colocar tudo a perder”, completou Banzoli. A terceira posição no campeonato ficou com Guilherme Silva, que somou 125 pontos na tabela e ficou igualmente a seis pontos do vice-campeonato.
Apesar do título no Paulista Light ter escapado, Eduardo Banzoli Filho gostou do desempenho de seu kart na rodada final e espera que a sorte mude de lado na decisão do Campeonato Paulista principal, daqui a duas semanas, em Interlagos. “Se meu kart estiver bem acertado como estava no último sábado, parto para a decisão do Paulista com boas chances de ser campeão. Mas minha categoria é muito competitiva e, como as provas do último sábado mostraram, o título só será decidido no momento da bandeirada”, completou o piloto, que lidera o Campeonato Paulista e busca o bicampeonato da competição.
Os seis primeiros colocados nas provas do fim de semana foram:
Corrida 1
1) Guilherme Silva, 15 voltas em 10:41.202
2) Jean Aguiar, a 0.521
3) Eduardo Banzoli Filho, a 3.625
4) Fernando Resende Filho, a 5.424
5) Luis Kachan, a 5.723
6) Guilherme Salas, a 13.520
Corrida 2
1) Guilherme Salas, 15 voltas em 10:42.605
2) Eduardo Banzoli Filho, a 0.338
3) Guilherme Silva, a 0.660
4) Jean Aguiar, a 0.766
5) Jean Paturle, a 0.951
6) Carlos Almeida, a 3.899
Os seis primeiros colocados no campeonato foram:
1) Jean Aguiar, 137
2) Eduardo Banzoli Filho, 131
3) Guilherme Silva, 125
4) Carlos Almeida, 120
5) Fernando Resende, 106
6) Guilherme Salas, 105