No tradicional Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, na zona sul da capital paulista, os pilotos e equipes da Copa São Paulo Light disputaram a sua 7ª etapa neste sábado (7). Enquanto parte da população se mobilizava para os festejos cívicos e algumas manifestações no dia da independência, os motores roncaram alto em corridas muito disputadas.
A programação, como sempre acontece, foi dividida em dois turnos, sendo que na parte da manhã fizeram a sua tomada de tempos e corridas as categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior e Sprinter. À tarde completaram o cronograma a Sênior, Super Cadete, Super Master e Graduado.
Abrindo o dia de competições, a categoria Mirim teve na pole-position o pernambucano Rafael Câmara. Com o tempo de 50s716, ele foi pouco mais de um décimo que o segundo colocado. Nas duas corridas, porém, o que se viu foram disputas realmente eletrizantes. Câmara e Pedro Braga polarizaram um verdadeiro duelo nas duas corridas, com ultrapassagens, defesa de posição e até mesmo estratégia. Um pouco mais atrás, o matogrossense Carlos Rothmund acompanhava as brigas. Apesar das idades entre seis e oito anos os pilotos, tiveram uma apresentação perfeita, que apesar da rivalidade, não teve nenhum toque ou incidente sequer. O resultado das duas corridas, entretanto, foi o mesmo, com Pedro Braga em primeiro, Rafael Câmara, em segundo e Rothmund em terceiro.
A competitividade também foi muito grande na Cadete. Motivados pela similaridade dos motores sorteados, os garotos de oito a onze anos dessa categoria foram para cima e mostraram que já aceleram como gente grande. A pole-position ficou com Matheus Morgatto por uma diferença de apenas sete milésimos para o segundo. Nas corridas a briga pela primeira posição foi emocionante e ambas contaram com um pelotão único disputando as cinco primeiras posições. Morgatto venceu a primeira corrida seguido por Luiz Rosate e Felipe Baptista. Na segunda bateria foi a vez de Baptista levar a melhor e ficar com a vitória seguido de muito perto por Morgatto e Leonardo Rufino, que cruzaram a linha de chegada lado a lado.
Na corrida da Júnior Menor o líder do campeonato Marcel Colleta, preocupado com a aproximação dos demais concorrentes na tabela, mostrou que continua competitivo e marcou a pole-position com o tempo de 40s843. Na primeira corrida, após cair algumas posições, ele conseguiu se recuperar em uma prova muito consistente. Enquanto Gabriel Paturle, Gustavo Zwetkoff, Yanni Fontana, Gianluca Petecof e João Rosate brigavam pelos primeiros lugares, Colleta, um a um, superou seus concorrentes e venceu a corrida com quase dois segundos de vantagem para Fontana, o segundo, e Paturle, o terceiro. Na segunda bateria, mais uma vez, brilhou a estrela de Coletta. Com um ritmo de corrida muito bom ele novamente caiu algumas posições, mas parecia não se preocupar com isso. Foi veloz e acima de tudo consciente para se recuperar e retomar a primeira posição. Novamente venceu com quase um segundo de vantagem. Yanni chegou em segundo e Juan Crespi em terceiro.
A categoria Júnior teve na pole-position o atual Campeão Brasileiro, Giuliano Raucci. Na corrida, entretanto, ele não teve vida fácil. Muito pressionado no começo, o piloto conseguiu se manter na liderança enquanto que o segundo e terceiro colocados o pressionavam. O momento em que ele conseguiu definir sua vitória foi quando os concorrentes passaram a brigar pelo segundo posto e, com isso, ele conseguiu abrir um pouquinho para receber a bandeirada da vitória com quase meio segundo de vantagem para o segundo colocado, Luca Castiglia. Na terceira posição terminou Felipe Drugovich. Na segunda bateria, por sua vez, quem realmente se destacou foi Drugovich. Após uma largada perfeita, o piloto pulou para o segundo lugar e não demorou muito para assumir a ponta. Com um ritmo muito forte, ele conseguiu se desvencilhar dos concorrentes e com quase um segundo e meio de vantagem conseguiu garantir a vitória. Zaiya Fontana chegou em segundo e Raucci foi o terceiro.
Encerrando as atividades da manhã os pilotos da Sprinter tomaram a pista. Logo na tomada de tempos o prognóstico de uma grande corrida já era notado, uma vez que os três primeiros do grid registraram suas voltas separados por menos de um décimo. Evandro Bambirra, que largara do segundo posto, mostrou que está mais forte do que nunca na briga pelo título da temporada. O piloto de Governador Valadares, no interior de Minas Gerais, venceu as duas corridas desse sábado e aparece agora como forte candidato ao título da Copa SP. Nas duas corridas Bruno Baptista chegou em segundo e Erick Lutum em terceiro.
Após a cerimônia de premiação das classes da manhã os pilotos das categorias vespertinas tomaram o traçado paulistano com a categoria Sênior reabrindo a programação. Em uma disputa claramente marcada pela briga das fábricas Alain Sisdeli (Techspeed) fez a pole-position. Na primeira prova ele liderou de ponta a ponta, enquanto que, em corrida de recuperação, Diogo Zucarelli (Birel) escalou o pelotão para terminar a corrida em segundo. Na balança, porém, o kart de Sisdeli não atingiu ao peso mínimo e, com isso, a vitória ficou com Zucarelli. Na segunda posição terminou então Carlos Pereira e, em terceiro, Ricardo Thomazi. Na segunda bateria Diogo largou na pole e, de forma consistente, manteve-se na ponta abrindo vantagem. Na metade da prova, porém, o piloto teve de abandonar com problemas elétricos em seu kart. Melhor para Paulo França que assumiu a liderança e não mais perdeu a posição até a bandeirada final. Fernando Oizumi chegou em segundo e Eduardo Dieter em
terceiro.
Pela Super Cadete o sábado foi completamente dominado pelo piloto Diego Ramos. Após conquistar a pole-position com quase três décimos de vantagem para os demais, o piloto venceu as duas provas com grande vantagem para os demais concorrentes. Felipe Baptista chegou em segundo nas duas provas. Paulo Coelho foi o terceiro na primeira corrida enquanto que Matheus Morgatto foi o terceiro na segunda.
Com o maior grid da rodada a prova que reuniu as classes Sênior "B" e Super Sênior teve ao todo 18 pilotos na pista. Com o tempo de 41s250 a pole ficou com Vinícius Escarlate (B). Na primeira corrida, porém, quem levou a melhor foi Fábio Figueiredo, que mesmo com concorrentes muito experientes no grid conseguiu se manter na liderança após a quebra de Escarlate, e comemorar a vitória. Christiano Matheis chegou em segundo e Ussama Ferdinian em terceiro. Na segunda bateria Figueiredo voltou a vencer. Desta vez trouxe contigo Antônio Canedo em segundo e José Augusto Dias na terceira posição.
Encerrando a programação da etapa, a categoria Graduado teve duas provas eletrizantes que reuniram 14 pilotos na pista. Com a marca de 38s755 o gaúcho Matheus Leist garantiu a pole-position. Na primeira bateria ele conseguiu abrir certa vantagem no início da prova, mas no decorrer das voltas acabou perdendo um pouco do rendimento e sendo pressionado por Olin Galli, que vinha em segundo. Leist, entretanto, conseguiu se defender bem e recebeu a bandeirada da vitória com Galli em segundo e Artur Fortunato em terceiro. Na segunda corrida foi a vez de um verdadeiro show de Pietro Rimbano. Após ter abandonado a primeira corrida ele largou da última posição. Em impressionante corrida de recuperação ele conseguiu superar a todos os concorrentes e comemorar muito a sua vitória. Fortunato chegou na segunda posição e Leist em terceiro.
A Copa São Paulo Light dá uma pausa em seu calendário até o mês que vem. A próxima corrida será no sábado, dia cinco de outubro, com as provas válidas pela oitava etapa do campeonato. Cabe ressaltar que as disputas serão realizadas no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri.