O paulista Victor Caliman (Anderson Competições/ Thunder Racing/ SulFiat/ PPK/ MotorBiz) foi à Aldeia da Serra no último sábado (22), disputar a sexta etapa da Copa São Paulo Light de Kart.
A última corrida disputada por Caliman antes disso foi durante o 44º Campeonato Brasileiro de Kart, em Pinhais (PR), no mês de julho, e os resultados foram muito ruins. Com problemas de acerto do kart, o piloto não teve sequer como se aproximar dos líderes do certame e ainda sofreu um grave acidente na última corrida, do qual felizmente saiu ileso.
Assim, era grande a expectativa para a corrida do Light, onde piloto e equipamentos seriam colocados à prova. E o resultado foi excelente.
Em um grid repleto de grandes nomes do kartismo nacional, 25 pilotos foram à pista disputar não apenas os pontos do Light, mas também duas vagas para a final da Seletiva Petrobrás de Kart, uma das mais importantes competições nacionais, que premia o vencedor com um cheque de 100 mil reais.
Após uma tomada de tempos muito ruim, onde Caliman obteve apenas a 19ª colocação, a equipe verificou que o motor do kart, sorteado pela organização do evento, tinha um rendimento muito ruim. “O primeiro motor chegava a apenas 16.700 giros, é muito ruim. Resolvemos trocar e tivemos a sorte de pegar um muito bom para a corrida”, afirmou o piloto após a prova.
Com a troca de motor, Victor perdeu posições, pois assim determina o regulamento da competição. Largou, então, da 25ª e última posição, mas foi aí que começou um show de pilotagem, como há tempos não se via no Light.
Ultrapassando os adversários um a um, de forma arrojada, limpa e precisa, Caliman foi escalando o pelotão, marcando constantemente as voltas mais rápidas da prova.
Ao receber a bandeirada na sétima colocação, havia superado nada menos que 17 dos melhores pilotos do país, marcando também a melhor volta da prova, com o tempo de 42.314 segundos.
“Foi uma corrida muito boa, dessa vez eu me diverti bastante. O kart estava ‘na mão’, muito bom mesmo, e o motor ajudou. Também consegui fazer uma prova inteira sem levar uma pancada, o que me permitiu mostrar o meu trabalho e da equipe com o chassi Thunder”, comemorou Caliman.
O próximo desafio do piloto será a sétima etapa do certame, a ser disputada no dia 26 de setembro, no mesmo local.