Nathan William (Thancar Motors/ Jornal de Brasília/ MotorBiz) esteve no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), no último final de semana, para disputar a rodada dupla final da Copa São Paulo Light de Kart 2009 e o II GP RBC de Kart.
Piloto da categoria Mirim, William é um dos destaques da temporada 2009 – a primeira dele no kartismo -, conquistando títulos importantes como a Copa Brasil de Kart e os Campeonatos Brasiliense e Tocantinense, além de ser vice-campeão na Copa Centro-Oeste e Campeonato Goiano.
William não disputou regularmente a Copa São Paulo Light. Sua única participação na competição – e também a primeira vez que competiu em Aldeia da Serra – foi neste sábado (12), visando um treinamento para o II GP RBC de Kart, que aconteceu no dia seguinte.
Em função de não ter participado do certame, William largou da última posição no grid, já que a etapa não tinha tomada de tempos. Com uma pilotagem precisa e sem erros, superou todos os adversários e venceu a prova. Na segunda bateria, carregando peso extra de três quilos por ter vencido a primeira, finalizou a prova em quarto lugar.
No domingo, sob clima chuvoso, foi realizado o II GP RBC de Kart. Com problemas no motor do kart durante a tomada de tempos, Nathan classificou-se em sexto lugar no grid de largada.
Na corrida, entretanto, o pequeno piloto voltou a mostrar a qualidade de pilotagem que o destacou durante o ano, e superou cinco fortes adversários até cruzar a linha de chegada em segundo lugar, assegurando o vice-campeonato.
“O Nathan teve um excelente final de semana. Por ser a primeira vez que competiu em Aldeia da Serra, mostrou mais uma vez que se adapta muita rapidamente às pistas e condições de tempo”, afirmou Cleomar Rodrigues, pai do piloto, que acrescentou: “Foi uma excelente temporada, o Nathan conquistou três títulos e três vice-campeonatos, mesmo com todos os problemas que enfrentamos durante o ano. Estamos muito satisfeitos com o desempenho dele”.
Nathan William prepara-se agora para mais um desafio, uma cirurgia que vai corrigir um problema ósseo que produz o crescimento diferenciado das pernas do piloto. A intervenção ainda não tem data definida, mas deve acontecer no início de 2010, e deixará o piloto fora das pistas por alguns meses.
Segundo Rodrigues, a expectativa é boa pela recuperação do piloto: “Esperamos que a recuperação do Nathan seja rápida, assim ele voltará aos treinamentos até a metade do ano, já pela categoria Cadete”.