A temporada do kartismo nacional segue em ritmo acelerado neste primeiro semestre. Após as duas primeiras rodadas em janeiro e março, o Kartódromo Aldeia da Serra, na grande São Paulo, recebeu neste sábado (11) as competições válidas pela terceira etapa do calendário anual da Copa São Paulo Light.
Em um dia de tempo firme e calor, 119 competidores estiveram na pista separados em oito grids distintos. Fazendo a sua estreia na competição, o projeto Piloto do Futuro, que oferece isenção no valor de aluguel de motores para os garotos da Cadete, já mostrou que tem potencial e trouxe o número de participantes, de 15 na etapa anterior, para 21 nesta terceira rodada dupla.
Com muita competitividade, os pilotinhos da Cadete abriram a programação do dia. Como sempre os equipamentos tinham rendimento muito parecido e quem acabou ficando com a pole-position foi Carlos Schaefer, com a marca de 48s296. Nas duas corridas a competitividade falou muito alto e com disputas muito acirradas, a primeira prova foi vencida por Gabriel Crepaldi e a segunda por Pedro Braga. Porém, com dois segundos lugares, o grande vencedor da rodada foi Rafael Câmara, que com isso, ampliou sua vantagem no campeonato.
A categoria Júnior Menor foi a segunda a entrar na pista. O nível das disputas foi determinado ainda na tomada de tempos quando, separados por menos de um décimo, estavam os cinco primeiros colocados do grid. Foram duas corridas extremamente disputas, intensas trocas de posição, mas que acabaram sendo vencidas pelo mesmo piloto. Derek Ryan, nos momentos de definição, se mostrou com extrema calma para se posicionar bem no circuito e ganhar as duas corridas.
Duda Naves, com o tempo de 40s040, foi o pole-position da Júnior. Apesar de um pequeno decréscimo no número de pilotos, as provas desta categoria também foram extremamente disputadas. Vale lembrar que, assim como a Graduado, as duas classes são as únicas que competem com motores próprios, preparados, no Light. Juan Crespi venceu a primeira corrida enquanto que Marcel Colleta venceu a segunda.
Fechando a programação da manhã, os competidores da Sprinter foram para a pista. João Victor Dias mostrou porque tem despontado como uma das revelações da temporada e, com a marca de 40s979, garantiu a primeira posição para o grid de largada. Nas corridas, que por sua vez tiveram grande disputa entre os quatro primeiros colocados, o capixaba Guido Cotta conseguiu se sobressair, ganhando as duas provas e somando o máximo de pontos da etapa.
Passadas as cerimônias de premiação das provas da manhã, 19 concorrentes da
Graduado tomaram o traçado. Um mix de grandes pilotos estava na pista e a rodada marcou o encontro de três gerações. Com a marca de 39s497, André Nicastro cravou mais uma pole-position para a sua carreira. Com sua grande experiência, o piloto conseguiu segurar os ataques dos demais concorrentes e venceu a primeira prova. Na segunda, porém, Olin Galli foi quem levou a melhor. As duas provas realmente foram muito competitivas e levantaram o bom público presente.
Sênior e Sênior B correram juntas na segunda rodada de corridas da tarde. João Cunha estabeleceu o melhor tempo da classificação, com a marca de 41s239. As disputas, muito marcantes pela representação de pilotos de fábrica, teve cunha vencendo a primeira corrida seguido após grande pega com Onassis de Souza e Alain Sisdeli. Luiz Eduardo Salau venceu na B. Na segunda bateria, após firmar-se na liderança, Sisdeli garantiu a vitória na A e Paulo Lopes foi o primeiro da B.
A categoria Super Sênior, como tradicionalmente acontece, teve um bom grid representado por 15 pilotos. Ricardo Thomazi, que faz a sua temporada de estreia na classe, ficou com a pole ao registrar o tempo de 41s368. Renato Russo, porém, com toda a sua experiência, esperou o momento certo e, se recuperando após partir do oitavo lugar, venceu a corrida. Na segunda prova, com o grid invertido entre os seis primeiros, foi a vez do primeiro lugar ficar com o carioca Christiano Mattheis.
Encerrando a programação do dia de corridas, a F4 foi para a pista representada por 12 competidores. Marcus Borges foi o pole-position ao marcar o tempo de 44s652. Marcus, após disputa acirrada, conseguiu se garantir na ponta e vencer a primeira prova. Na segunda, porém, foi a vez do goiano Pedro Lima garantir a sua primeira vitória no Light.
"Tivemos um sábado que começou com grande alegria, ao darmos a luz verde para o projeto Piloto do Futuro. No decorrer das atividades tivemos corridas muito disputas e, como sempre, grandes duelos. Agradeço mais uma vez ao apoio da RR Racing Team, assim também como a todos os pilotos que nos prestigiaram e vieram correr nesta etapa. Mês que vem tem mais!", comentou Rafael Cançado, promotor do campeonato.
A quarta rodada da Copa São Paulo Light, que encerra o primeiro turno da temporada, será mais uma vez no Kartódromo Aldeia da Serra, no dia 23 de maio.