A disseminação da pandemia do coronavírus pelo interior do Estado
de São Paulo nas últimas semanas forçou os organizadores e os promotores da
Copa São Paulo Light a um novo remanejamento do calendário de competições do
principal torneio regional aberto do Brasil.
Como consequências imediatas dessa medida, a 3ª etapa do
campeonato foi postergada para o dia 25 de julho (duas semanas em relação à
data prevista e em circuito a ser definido entre Itu e Paulínia) e um novo
calendário de cinco etapas foi criado. De acordo com Cláudio Wilson Vieira,
presidente do Interlagos Motor Clube (IMC), seria imprudente e contraproducente
insistir na agenda anunciada há algumas semanas.
“A disseminação errática do coronavírus afeta a todos e
nos leva a atuar com cautela para evitar consequências ainda mais indesejáveis.
Poderíamos insistir na data de 11 de julho, mas diante da impossibilidade de
uma preparação adequada e os riscos inerentes à organização logística
decorrentes do deslocamento de todos até Itu, optamos pelo adiamento. A
definição do circuito será tomada em breve em função do cenário que for
conhecido nas próximas duas semanas enquanto o calendário será confirmado ao
longo do semestre em função das circunstâncias”, disse o dirigente.
A mudança foi definida em reunião virtual entre o dirigente
do IMC, representantes do Departamento de Kart da Federação de Automobilismo de
São Paulo (FASP) e Rafael Cançado, principal executivo da RBC Preparações,
empresa que fornece motores para os participantes da Copa São Paulo Light. O
preparador mineiro destacou que as alterações mostram o amadurecimento do
kartismo nos aspectos esportivo e de negócios.
“Diariamente recebemos consultas sobre o pleno retorno
das competições e de que maneira isso deverá acontecer. Nesse processo de
comunicação nota-se claramente que, apesar da vontade de todos em voltar a
acelerar, existe a preocupação de que isso aconteça de forma segura, que é o
objetivo maior de todos os envolvidos neste processo. De forma a amenizar os
efeitos do atraso que marca esta temporada, encontramos um calendário que
permite alternativas para o restante do ano”, explicou.
O calendário proposto e avalizado pela FASP inclui as datas
de 25/7 em Itu ou Paulínia e 22/8, 19/9, 10/10 e 7/11 em Interlagos. A prova de
novembro poderá ser transferida para Itu caso o GP do Brasil de Fórmula 1 seja
antecipado em função das eleições municipais.