No último sábado, dia primeiro, a Copa São Paulo Light realizou a sua quinta rodada do ano. No Kartódromo de Interlagos, em São Paulo, 117 pilotos de nove categorias competiram pelas provas válidas pela primeira rodada do terceiro turno da competição.
O mineiro João Pedro Guim (Ricardo Eletro | Citylar | Norton | Sandisk | OMP | Mini), da categoria Júnior, chegou a esta etapa como um dos favoritos a vencer. Por suas boas atuações nas últimas etapas e no Super Kart Brasil, ele aparecia entre os mais cotados para brigar pelas vitórias. Depois dos treinos livres, onde esteve sempre entre os três mais velozes, ficou ainda mais clara a sua real possibilidade de lutar pela ponta.
As atividades oficiais desta rodada foram todas realizadas na manhã de sábado, tendo início com a tomada de tempos. Nesta sessão classificatória, com a marca de 39s558, Guim ficou a pouco mais de um décimo do tempo estabelecido pelo pole-position, o que, efetivamente, lhe colocava na briga direta pela prova.
A primeira corrida foi disputada cerca de uma hora após a tomada. Em uma largada excepcional, Guim assumiu a ponta na primeira curva, mas seguiu sob forte pressão. Encabeçando o primeiro pelotão, que foi formado por três pilotos, ele seguiu na ponta até a metade da prova, quando caiu para o segundo lugar. Sem se abalar, seguiu muito rápido até a penúltima volta quando, novamente, assumiu a liderança para não mais perdê-la até a bandeirada final.
Na segunda bateria, Guim mais uma vez largou muito bem e se assegurou na primeira posição. Sob forte pressão, ele seguiu até a metade da prova na liderança. Neste momento, porém, seu kart perdeu um pouco de rendimento e acabou sendo superado por dois concorrentes. Sem desanimar João Pedro ainda tentou acompanhar o ritmo dos dois primeiros, mas, cerca de três décimos mais lento por volta, ele conseguiu apenas se manter no terceiro posto até a bandeirada final.
Pela soma dos resultados das duas provas Guim ficou com o segundo lugar na rodada e, com isso, levou 14 pontos para a pontuação do campeonato. Após as cinco primeiras corridas Guim assumiu assim a vice-liderança do certame com 38 pontos conquistados.
"Começamos o ano com algumas mudanças, o que, de certa forma, nos atrapalhou muito. Apenas nos dois últimos meses que conseguimos, efetivamente, firmar com um equipamento ideal e, com o apoio técnico do Binho Santos, da Kart Mini e da RBC Preparações, estamos conseguindo vencer as corridas. Estamos em fase final de preparação para o Brasileiro e, sendo assim, vamos buscar cada milésimo em busca do meu primeiro título nacional", comentou o piloto de 13 anos.