O sonho de qualquer piloto de kart é chegar à categoria Graduados. É nela que estão os melhores pilotos, os motores mais potentes e, também, o nível mais alto de competitividade. Neste espírito os irmãos Yago e Yuri Cesário (Gráfica Conceito / Vizzon Jeans / Techspeed / MZ Racing), de Goiânia, fizeram neste sábado a sua primeira corrida nesta classe.
Para a surpresa de todos, os gêmeos, que colecionam títulos desde a classe Cadete, já detonaram o cronômetro desde os primeiros treinos. Muito dedicados e com 100% das atenções voltadas para o kartismo, os pilotos não tomaram conhecimento dos adversários bem mais experientes e partiram com tudo em busca da vitória já na corrida inaugural.
Com dois karts muito bem acertados pela equipe MZ Racing, Yago e Yuri Cesário conquistaram as duas primeiras posições na tomada de tempos e, com confiança total, partiram para a corrida.
Após manter-se na liderança durante a largada, Yago rapidamente começou a construir grande vantagem na primeira posição, enquanto que Yuri, por sua vez, travava uma briga espetacular pela segunda posição. Ele, Kevin Gotze, Ruben Carrapatoso e Jean Aguiar se revezaram na segunda posição até a metade da corrida em uma briga realmente de tirar o fôlego. Yago, por sua vez, aproveitava-se disto para abrir cada vez mais na liderança. Na metade da bateria, porém, Yuri acabou perdendo o ponto de freada na curva três e chocando-se contra o kart de Carrapatoso. Apesar do piloto argumentar que o toque não foi intencional, ele foi penalizado com time-penalty, o que lhe tirou as chances de brigar por um lugar no pódio. Yago, por sua vez, seguiu com tranquilidade para a bandeirada da vitória, que ele recebeu com mais de dez segundos de vantagem para o segundo colocado.
“Estou muito feliz. Conseguimos um acerto ideal para o chassis Techspeed e, somado ao bom conjunto de motor sorteado e carburador perfeito para este traçado, tivemos realmente um sábado brilhante. Além da vitória, já consegui a vaga para o Grande Prêmio RBC, me tornando assim o primeiro graduado do ano a conquistar o direito de lutar pelos prêmios. Fiquei triste pelo que aconteceu com o Yuri, mas ele também estava muito rápido e, se não tivesse a batida, teria ficado na briga até a bandeirada”, finalizou o piloto de 15 anos.
Os gêmeos voltaram para Goiânia ainda no sábado. Nesta semana eles se dedicarão exclusivamente aos estudos, pois na próxima, entre os dias 23 e 26 de fevereiro, eles disputarão, em Belo Horizonte, o GP Nacional de Kart.