Após uma exaustiva pré-temporada que passou pelos kartódromos de Caraguatatuba, litotral paulista, RBC Racing, Grande BH-MG e Aldeia da Serra, Grande São Paulo, o piloto Yurik Carvalho (Splash Bar / Techspeed / AMF Kart Parts / Camargo Racing) deu início no último sábado (27) à sua primeira temporada na categoria Júnior Menor.
Na ocasião o piloto disputou a primeira etapa da Copa São Paulo Light de Kart, no Kartódromo Aldeia da Serra, que contou com a participação de 175 pilotos. Os preparativos para a corrida começaram ainda na quinta-feira, com os primeiros treinos livres, mesma programação que foi repetida na sexta. No sábado, pela manhã, o piloto partiu direto para a tomada de tempos.
Diferente do que acontecia na temporada passada Yurik sorteou seu motor junto à organização ainda na tarde de sexta e, desde então, já pôde se familiarizar com o equipamento que participaria da prova. Junto à equipe Camargo Racing ele procurou fazer os melhores ajustes possíveis em seu chassis Techspeed.
No dia da competição Carvalho partiu para a tomada de tempos ciente que não tinha um dos karts mais rápidos da pista, mas, animado para buscar uma boa posição entre os 33 concorrentes que participariam da corrida na Júnior Menor. Assim, com o tempo de 44s387 ele conseguiu uma vaga na nona fila do grid, ocupando a 18ª posição. Apesar de não ser o ideal o piloto estava resignado. “Desde o começo dos treinos sabíamos que nosso equipamento não estava entre os mais rápidos. Mas, além de minha estreia na categoria, estamos desenvolvendo o novo chassis Techspeed. Estamos trabalhando com várias peças e, além de me preparar, tenho que ajudar à fábrica a colocar um kart competitivo no mercado”, explicou o piloto de apenas 11 anos.
Sem desanimar por estar largando no meio do pelotão Yurik mostrou porque tem tantos títulos em seu currículo e logo partiu para cima. Foram ultrapassagens arrojadas e, mesmo sobre adversários bem mais experientes, ele colocava o kart de lado e ganhava posições. Quem acompanhava a prova tinha a nítida impressão que ele estava se realizando por estar ali, competindo em um kart muito mais rápido e aderente do que o dos últimos anos. Assim, após as 24 voltas, o piloto cruzou a linha de chegada na 11ª posição. Renato Júnior venceu a corrida.
“Estou muito feliz por estar aqui correndo e ajudando no desenvolvimento de um produto. Eu tenho só 11 anos, fiz minha primeira corrida na Júnior Menor e posso dizer que foi muito legal. Passei muita gente, acelerei o que pude e cheguei 7 posições melhor do que eu larguei. Vamos continuar trabalhando em nosso kart e, tenho certeza, que os resultados virão com o tempo”, finalizou o piloto.
No próximo sábado, dia seis, Yurik estará novamente na pista. Desta vez, porém, no Kartódromo Granja Viana quando participará da primeira etapa do campeonato regional daquela pista.