A temporada 2023 da Copa São Paulo KGV terá importantes
novidades no campeonato deste ano. Entre as atrações, estão a inclusão de novas
categorias e um novo formato para as etapas, que contará com três momentos
distintos, incluindo uma “Super Final”.
A principal novidade é a criação da categoria X30, que passa
a correr ao lado das classes que já compõem a programação da Copa São Paulo KGV.
Para a nova categoria, haverá a disputa da divisão X30 Super Sênior, para
pilotos com 45 anos ou mais completados a partir de 2023, e da X30 Super Sênior
Master, com 56 anos ou mais completados a partir de 2023.
Já o campeonato, que contará com nove etapas ao longo do
ano, será dividido em três momentos distintos. Serão realizados dois torneios
ao longo do ano, com os melhores pilotos somando pontos para a Super Final, que
marcará o nono e último encontro do ano, definindo os campeões da temporada.
E, para os campeões, a novidade diz respeito à premiação. Os
competidores das classes Mirim e Cadete ganharão uma vaga no grid das 50 Milhas
de Kart Cadete. Já os vencedores da classe Shifter, nas divisões Graduados,
Sênior e Super Sênior, ganharão vagas na corrida desta classe na preliminar das
500 Milhas de Kart profissional, onde os vencedores da Pro 500 garantirão vaga.
A Copa São Paulo KGV contará com a disputa das classes
Mirim, Cadete, Fórmula 4 Júnior, Fórmula 4 Graduados, Fórmula 4 Sênior, Fórmula
4 Light, Shifter Graduados, Shifter Sênior, Shifter Super Sênior, Rotax Micro
Max, Rotax Mini Max, Rotax Júnior Max, Rotax Max, Rotax Max Masters, Rotax Max
Super Sênior, Rotax DD2, Rotax DD2 Masters, Pro 500 Graduados, Pro 500 Sênior,
Pro 500 Light, X30 Super Sênior e X30 Super Sênior Master.
A temporada 2023 da Copa São Paulo KGV terá início no dia 11
de fevereiro, e todas as nove etapas serão realizadas no Kartódromo Granja
Viana, em Cotia (SP).
Confira os requisitos de cada categoria para a disputa da
Copa São Paulo de Kart Granja Viana:
Mirim: PMK – Aberta a pilotos com idades entre 7 e 9 anos, completados em 2023.
Cadete: PCK – Aberta a pilotos com idades entre 8 e 11 anos,
completados em 2023.
Fórmula 4 Júnior: PJMK – Aberta a pilotos com idades entre
11 e 12 anos, completados em 2023, e PJK – aberta a pilotos com idades entre 12
e 15 anos, completados em 2023.
Fórmula 4 Graduados: até 37 anos completados em 2023
obrigatório. A partir de 38 anos completados em 2023, facultativo, mas
informando a intenção à Secretaria de Provas antes da 1ª Etapa.
Fórmula 4 Sênior: a partir de 38 anos completados em 2023,
portadores de CDN PSKAm ou PSKPro.
Fórmula 4 Light: pilotos com no máximo 2 (dois) anos de
Cédula Desportiva Nacional, incluindo CDN PKI, com exceção a campeão e vice da
categoria F4 Light em qualquer ano, ou que esteja há 5 anos sem CDN.
Shifter Graduados: pilotos portadores de Cédula Desportiva
Nacional (CDN) PGK e PSKPro. PGK – Aberta a pilotos com idades entre 15 e 27
anos, completados em 2023. PSK-Pro – Aberta a pilotos com idades de 28 anos,
completados em 2022, e acima, promovidos da PGK, PSK-Am ou da PNK, respeitando
os limites de idade.
Shifter Sênior: pilotos portadores de licenças PSKPro e
PSKAm (Classificação exclusiva para Shifter Senior). PSK-Am – Aberta a pilotos
com idade de 28 anos, completados em 2023, e acima, sem experiência prévia na
categoria Graduado e/ou sem títulos nacionais nas categorias Júnior e Novato.
PSK-Pro – Aberta a pilotos com idades de 28 anos, completados em 2023, e acima,
promovidos da PGK, PSK-Am ou da PNK, respeitando os limites de idade.
Shifter Super Sênior: pilotos portadores de licenças PSKPro
e PSKAm (Classificação exclusiva para Shifter Super Senior), com idade a partir
de 48 anos completados em 2023.
Rotax Micro Max: completando 8 anos em 2023 e não
completando 12 anos em 2023.
Rotax Mini Max: completando 10 anos em 2023 e não
completando 14 anos em 2023.
Rotax Junior Max: completando 12 anos em 2023 e não
completando 15 anos em 2023.
Rotax Max: completando 14 anos em 2023 e acima.
Rotax Max Masters: classificação de licenças CBA: PSKB,
PSKA.
Rotax Max Super Sênior: aberta a pilotos na faixa etária de
SS e SSM conforme o RNK (pilotos com idade de 45 anos, completados em 2023, e
acima).
Rotax DD2: completando 15 anos em 2023 e acima.
Rotax DD2 Masters: a partir de 32 anos.
Pró 500 Graduado: os pilotos com até 37 anos completados em
2023 obrigatório. A partir de 38 anos completados em 2023, facultativo, mas
informando a intenção à Secretaria de Provas antes da 1ª Etapa
Pró 500 Sênior: pilotos a partir de 38 anos completados em
2023 (nascidos em 1984 ou antes).
Pró 500 Light: pilotos com no máximo 2 (dois) anos de CDN,
incluindo CDN PKI, com exceção a campeão e vice da categoria Pró 500 Light em
qualquer ano, ou que esteja há cinco anos sem CDN.
X30 Super Sênior – aberta a pilotos com idade de 45 anos
completados em 2023 e acima.
X30 Super Sênior Master – aberta a pilotos com idade de 56
anos completados em 2023 e acima.