publicidade
15/08/2008 08:20

Chassi atrapalhou pretensões de Rafael Martins na Cadete

Autor: Planet Kart Marketing Esportivo - Claudio Reis


Foto: Claudio Reis

Rafael Martins


A sexta etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, disputada no kartódromo homônimo do certame no sábado (9), efetivamente entrará na conta das provas à serem esquecidas pelo jovem kartista paulista Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing).

 

Vice-líder do certame na categoria Cadete, após obter bom desempenho no treino livre da sexta-feira, Martins chegou ao kartódromo no sábado com a expectativa de repetir a performance do dia anterior, no treino classificatório que definiria a ordem de largada na prova da categoria, marcada para o final da tarde do mesmo dia.

 

Porém, ao chegar no final da Reta dos Boxes na primeira volta do treino classificatório, seu kart repentinamente perdeu o controle e saiu velozmente da pista de encontro aos pneus de proteção. Na chegada de seu auxiliar de pista para coadjuvar seu retorno ao treinamento, foi constatado que um dos cubos de roda não havia sido corretamente fixado e “correra” no eixo traseiro, dando causa à derrapagem. Rapidamente o cubo foi colocado na posição correta e fixado, mas por ter recebido auxilio externo fora a área especificada para reparos, Rafael Martins acabou desclassificado da prática classificatória.

 

“Tivemos problemas na tomada de tempos com um dos cubos de roda, que ‘correu’ no eixo. Como a Rafael teve auxilio externo para repor o kart em condições na pista, acabou desclassificado no treino e teve de largar na ultima posição do grid”, lamentou Oswaldo Neto, pai e grande incentivador da carreira do jovem talento.

 

Com a punição imposta, o piloto da Applebee’s, Teuto, Tofanello e MZ Racing, viu-se obrigado a largar da ultima fila do partidor. Alinhados os bólidos para a prova da etapa, assim que descerrada a bandeira que autorizava o inicio da competição, Martins partiu para uma prova de recuperação de posições e tentar aproximar-se do pelotão dianteiro. Mas na terceira curva do seletivo circuito o prejuízo de largar no final do pelotão viu-se redobrado após conquistar cinco posições, já que no contorno dessa curva foi colhido com violência pelo kart de um piloto mais afoito e ambos rodaram sobre a pista, atrasando-se mais ainda em relação ao pelotão cimeiro.

 

A partir de então a luta já não era por posições no pelotão de elite, mas para descontar terreno dos demais concorrentes e conquistar posições que lhe rendessem pontos importantes para a permanência na briga pelo campeonato. Para piorar o rendimento de seu kart não era o mesmo do dia anterior e com o desempenho irregular não conseguiu passar da oitava colocação, em que terminou a corrida.

 

“Após a corrida, o Rafael afirmou que nada pôde fazer, pois o kart simplesmente não fazia corretamente as curvas e teve muito trabalho para manter o kart na pista. Como no treino de sexta-feira ele tinha sido um dos mais rápidos, lembramos que para andar bem era necessário atacar muito as ‘zebras’, o que poderia ter alterado a geometria e, conseqüentemente, o apoio correto no asfalto. Desmontamos o kart e enviamos para gabaritagem, onde foi constatado que o chassis estava completamente torto, mas de uma forma que não conseguíamos detectar no equipamento de alinhamento no box”, detalhou no inicio da semana o chefe da equipe MZ Racing. “Mas agora o kart está perfeito e tenho certeza que no Light o Rafael vai dar muito trabalho”, completou Mazinho.

 

A maratona continua no Light

O calendário da categoria Cadete prevê uma verdadeira maratona de provas para Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing) neste mês de agosto, que começou no sábado passado na Granja Viana, prossegue neste sábado em Aldeia da Serra com a sexta rodada da Copa São Paulo Light, continua no sábado seguinte (23) em Itu com a sexta etapa do Campeonato Paulista e culmina, entre os dias 27 e 30/08, com a realização do II GP de Kart em Itu (SP).

 

Dessa forma, no próximo sábado (16) será dado no Kartódromo aldeia da Serra, em Barueri (SP), inicio ao terceiro turno da Copa São Paulo Light de Kart. O certame regional paulista é dividido em quatro fases distintas, com pontuação separada, mas decisiva para a cristalização do campeão da temporada e na pontuação acumulada nas fases anteriores Rafael Martins ocupa a 6ª posição, com 14 pontos conquistados.

 

Para buscar integrar o top five da categoria, Rafael Martins vem treinando forte no decorrer da semana, trabalhando com a equipe MZ Racing para encontrar o melhor set-up para o traçado escolhido pela organização. “A pista esteve muito ruim nesta quinta-feira (14), alternando momentos de chuva, com momentos em que a pista estava seca, o que torna o trabalho dos preparadores verdadeiro exercício de adivinhação. Mesmo assim o Rafael treinou bem, tanto no seco, quanto no molhado e estamos confiantes em um bom resultado já na tomada de tempos”, afirmou o experiente preparador Mazinho Oliveira, responsável pela equipe MZ Racing e pelos ajustes no bólido de Rafael Martins.

 

A tomada de tempos da Cadete está prevista para ter inicio às 11:45hs deste sábado e a prova tem largada prevista para acontecer às 14:10hs.

 

Confira o resultado da categoria Cadete na sexta etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:

1.- Andreas Visnardi, com 14 voltas em 13m29s526

2.- Giuliano Raucci, a 0s968

3.- Victor Miranda, a 3s606

4.- Roberto Miguel, a 4s468

5.- Pedro Coutinho, a 4s811

6.- Sérgio Serrano, a 5s062

7.- Christian Hahn, a 8s800

8.- Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing), a 10s149

9.- Carlos Henrique, a 12s315

10.- Gabriel Balarin, a 12s763

11.- Leonardo Baran, a 14s524

12.- João Victor Felix, a 19s074

13.- Luis Felipe, a 24s608

14.- Cauê Arias, a 30s592

Pole Position: Victor Miranda, com 1m01s762

Melhor Volta: Giuliano Raucci, com 58s885

 

Classificação da Cadete após seis etapas (seis primeiros):

1º.- Giuliano Raucci, 111 pontos

2º.- Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing), 98

3º.- Pedro Coutinho, 85

4º.- Andreas Visnardi, 84

5º.- Roberto Miguel, 73

6º.- Sérgio Serrano, 73

 

Pontuação da Cadete na Copa São Paulo Light de Kart após o encerramento do segundo turno (dez primeiros):

1.- Renato Junior, 27

2.- Thiago Vivacqua, 24

3.- Bruno Bertoncello, 20

4.- Pietro Rimbano, 17

5.- Mitsui Duzanowski, 16

6.- Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing), 14

7.- Artur Fortunato, 13

8.- João Manuel, 13

9.- Mauro Auricchio, 12

10.- Ikaro Freire, 10

  • Não há comentários cadastrados até o momento!