publicidade
26/09/2008 12:18

João Gonçalves aposta em poucas ultrapassagens em novo traçado travado

Autor: Inova Comunicação - Rafael Durante


Foto: Divulgação

João Gonçalves


No melhor estilo ‘corrida de rua’, os pilotos que disputam a Copa São Paulo Granja Viana de Kart iniciam neste sábado a fase de playoffs da temporada. Apesar da oitava prova do calendário ser, a exemplo de todas as outras que integram a competição, realizada no Kartódromo da Granja Viana, a analogia com as corridas em traçados urbanos acaba se tornando inevitável em virtude das características da pista escolhida para este fim de semana.

 

Quando se imaginava que os organizadores da Copa São Paulo não tinham mais o que inventar em relação ao desenho do traçado, os pilotos foram surpreendidos nesta semana com um circuito inédito, que não usa nenhuma das grandes retas do kartódromo e é tão travado quanto uma pista de rua. A novidade representa um desafio extra para os pilotos, principalmente para os cerca de 30 inscritos na categoria Shifter, que utiliza karts com marcha.

 

“Ficaremos praticamente o tempo todo com uma das mãos no câmbio, já que a única reta existente é a da torre de cronometragem, que justamente por ser curta, é percorrida em poucos segundos”, explica o paulista João Gonçalves (Kart-Mini/ Dolly/ AMF/ Alpinestars), um dos finalistas na categoria Shifter. João é um dos poucos pilotos do torneio classificado em duas categorias para as finais, e vê na maior exigência física desse traçado o maior desafio do fim de semana para os pilotos que terão jornada dupla na Granja Viana.

 

“Apesar de ter quase quinze anos de existência, o Kartódromo da Granja continua surpreendendo”, avaliou Gonçalves. “Esse é um traçado bastante técnico e difícil, em que faremos 23 trocas de marcha por volta. Isso dá cerca de 690 mudanças ao longo da corrida, ou quase uma troca a cada dois segundos. Sem praticamente nenhum trecho de reta para dar um descanso ao braço, o desgaste será grande. Será uma prova de fogo aos pilotos, mas aprovei a novidade”, acrescentou.

 

João Gonçalves acredita, porém, que a corrida nesse circuito perderá competitividade pelo fato de que as ultrapassagens serão raras e, via de regra, arriscadas. Para ele, a pole position passou a valer mais da metade da vitória, assim como acontece no GP de Mônaco de Fórmula 1.

 

“Ultrapassar será difícil, como em um circuito de rua. Não há nenhum ponto em que possamos chegar mais rápido e disputar a freada, e as trocas de posição, na minha opinião, só ocorrerão de maneira forçada. Na Stock 125, que tem paradas de box, podemos ter mudanças nos pit stops, mas na Shifter, a realidade será bem diferente”, encerrou.

 

As corridas deste sábado na Granja Viana começam às 09h30, e se estendem por todo o dia. A entrada no circuito é franca.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!