publicidade
12/09/2008 08:42

Lukas Moraes comemora mais uma vitória e o título da fase classificatória

Autor: Planet Kart Marketing Esportivo - Claudio Reis


Foto: Claudio Reis

Lukas Moraes


Com o encerramento de sua fase classificatória – sétima etapa -, a Copa São Paulo de Kart Granja Viana definiu no ultimo sábado (6/09) os dez classificados de cada categoria integrante do maior certame regional de kart do Brasil, que disputarão no Play-Off formado pelas três ultimas rodadas do certame o titulo de campeão de cada classe na temporada 2008. Com duas vitórias consecutivas, o kartista paulista Lukas Moraes (Loc.Com/ Metropolis Turismo/ H.R.M. Construções/ Luzes & Cores/ Mobel/ Mega Kart/ Tchê/ E.M. Competições) faturou o título de campeão da fase classificatória e abre as finais da Junior GB30 na dianteira da tabela de pontos.

 

Com uma verdadeira “flying lap” na tomada de tempos classificatórios, o piloto oficial da fabrica Mega Kart cravou a pole position com a marca de 39s078. O desempenho era efetivamente avassalador, já que mesmo que desprezasse sua melhor passagem Moraes continuaria garantindo a posição de honra, já que sua segunda melhor volta ainda superava a melhor volta de Felipe Ferraretto – 2º no grid – em vinte milésimos de segundo.

 

Cerca de duas horas mais tarde os reluzentes bólidos da Junior GB30, classe que congrega no mesmo grid pilotos das categoria Junior Menor e Junior, já estavam perfilados na grelha de partida da prova decisiva da fase classificatória, que cristalizaria os dez únicos com direito a disputar no play-off o titulo de campeão 2008. Autorizada a partida, Lukas conseguiu manter a liderança e, embora sempre assediado por Bruno Leon de Mello e Felipe Ferraretto – que seguiam nas 2ª e 3ª posições – manteve uma tocada impecável, que lhe permitia “administrar” a dianteira.

 

Decorridas as dezenove passagens determinadas para o encerramento da disputa, Lukas Moraes (Loc.Com/ Metropolis Turismo/ H.R.M. Construções/ Luzes & Cores/ Mobel/ Mega Kart/ Tchê/ E.M. Competições) divisou a bandeira a quadros comemorando merecidamente a vitória e o titulo conquistados. “Essa foi uma corrida verdadeiramente cerebral do Lukas e mostra o quanto ele tem evoluído nessa verdadeira maratona de corridas que tem feito na temporada. Embora ele tenha ‘achado’ uma volta voadora na classificação que garantiu a pole position, o kart de Bruno Leon de Melo – o 2º colocado – era nitidamente mais veloz na pista, mas, na prova, Lukas percebeu que essa aparente vantagem não era suficiente para que tentasse a ultrapassagem e, inteligentemente, cuidou apenas de ‘trazer a criança para casa’ sem cometer erros”, esclareceu com indisfarçável ponta de orgulho Edílson “Kilha” Marçon, team owner da experiente equipe E.M. Competições e responsável pela carreira de Lukas Moraes desde sua primeira corrida.

 

Confira o resultado final da categoria Junior GB30 na sétima etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:

1.- Lukas Moraes (Loc.Com/ Metropolis Turismo/ H.R.M. Construções/ Luzes & Cores/ Mobel/ Mega Kart/ Tchê/ E.M. Competições), com 19 voltas em 12m39s221

2.- Bruno Leon de Melo, a 0s361

3.- Felipe Ferraretto, a 0s898

4.- Gaetano Di Mauro, a 6s113

5.- Caíque Sousa, a 9s137

6.- Henrique Tielas, a 14s115

7.- Raphael Raucci, a 16s028

8.- Rafael Borlone, a 20s359

9.- Felipe Silva, a 24s566

10.- William Bocatter, a 33s719

11.- Felipe Maia, a 34s758

12.- Giovanni Schiavinatto, a 35s394

13.- João Victor, com 12 voltas

14.- Diego Avilez com 1 volta

Pole Position: Lukas Moraes, com 39s078

Melhor Volta: Felipe Ferraretto, com 39s502

 

Confira quem foi para o Play-Off da Junior GB30:

1.- Lukas Moraes (Loc.Com/ Metropolis Turismo/ H.R.M. Construções/ Luzes & Cores/ Mobel/ Mega Kart/ Tchê/ E.M. Competições),             114      225 pontos

2.- Gaetano Di Mauro, 220 pontos

3.- Felipe Ferraretto, 216 pontos

4.- Bruno Leon, 214 pontos

5.- Caíque Sousa, 212 pontos

6.- Rafael Raucci, 210 pontos

7.- Rafael Borlone, 209 pontos

8.- Matheus Sucena, 208 pontos

9.- Henrique Tielas, 207 pontos

10.- Giovanni Schiavinato, 206 pontos

 

GP Brasil – O menino do Kilha na caminhonete

Na semana anterior, entre os dias 27 e 30/08, a base de operações da equipe E.M. Competições estava montada no Kartódromo Arena Schincariol, em Itu (SP), circuito em que Lukas Moraes (Loc.Com/ Metropolis Turismo/ H.R.M. Construções/ Luzes & Cores/ Mobel/ Mega Kart/ Tchê/ E.M. Competições) disputou a segunda edição do GP Brasil de Kart, certame integrante da Tríplice Coroa – com o Campeonato Brasileiro de Kart e Copa Brasil – dos certames promovidos pela CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo, entidade máxima do esporte automobilístico no país.

 

Em todos os treinos oficiais cronometrados Moraes figurou entre os mais velozes na pista, mas na tomada de tempos classificatórios, que definiu a ordem de largada na primeira das duas baterias que integraram o certame, a corrente de transmissão do micromonoposto de Lukas desprendeu-se ao passar por uma das altas “zebras” do traçado, na segunda volta de treino. Sem poder contar com reparos em seu carro durante a pratica, por conta dos regulamentos em vigor, Moraes teve de abandonar a pratica prematuramente, ficando com a 11ª posição do grid de largada.

 

Refeito da frustração, na manhã seguinte Lukas Moraes partiu para a bateria classificatória – primeira bateria – e, autorizada a largada, partiu disposto a realizar um prova de recuperação, conquistando posições que lhe permitissem chegar entre os lideres e em condições de lutar pelo titulo na decisiva bateria final. Com quatro voltas decorridas, Moraes já figurava na sexta colocação, acossando o goiano Yago Cesário que seguia imediatamente à frente. Todavia, o bólido de Lukas acabou levando um “toque” no calor da disputa e caindo para a nona posição, mas o aguerrido piloto não se deu por vencido e mais uma vez partiu para o ataque. Mas os céus pareciam conspirar, já que após retornar ao sétimo posto Moraes teve o pneu traseiro direito de seu kart furado, determinando o abandono da corrida a três voltas para o final.

 

Partindo do décimo lugar na bateria final, Lukas Moraes completou a primeira passagem na décima primeira posição, logo adiante de Matheus Rotta, que também tivera problemas na bateria anterior. Ao invés de lutarem pela posição – como seria natural a dois pilotos de alto nível -, Rotta e Moraes silenciosamente optaram pelo auxilio mutuo para melhorarem o desempenho e tentarem descontar a diferença dos lideres da competição. Com o kart “engatado” no de Moraes, Rotta beneficiava-se do vácuo proporcionado pelo kart de Lukas e, em contrapartida, empurrava o kart do concorrente, aumentando a velocidade final nas retas.

 

O expediente de “compadres” deu certo e na metade das vinte e cinco voltas regulamentares já figuravam, respectivamente, nas sétima e oitava posições. Mais algumas voltas e já eram o quinto e sexto e descontando a diferença para o pelotão de liderança, composto por Mauricio Galinari, Victor Franzoni, Gustavo Myasava e Yuri Cesário, que lutavam muito entre si pela vitória. Nas voltas finais Galinari saiu dessa batalha, após um toque com Franzoni na disputa pela liderança e, já em quarto, Lukas Moraes e Matheus Rotta conseguiram aproximar-se de Yuri Cesário, para conquistar o terceiro posto no inicio da volta final. Cesário ainda conseguiu defender-se dos ataques de Rotta e completar na quarta colocação. Victor Franzoni conquistou o titulo de Campeão Junior Menor do II GP Brasil, Gustavo Myasava o de Vice-Campeão e Lukas Moraes garantiu o terceiro posto no certame e o direito de percorrer a Volta da Vitória aclamado pelo publico à bordo da pick-up da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo. “Estou muito, muito contente com o resultado, mas não teria conseguido isso sem a ajuda do (Matheus) Rotta, que me empurrou a corrida inteira. É para ele que dedico essa conquista”, afirmou Lukas Moraes após a exaustiva semana de velocidade.

 

Light – Lukas busca recuperação no campeonato

No próximo sábado (13/09) Lukas Moraes (Loc.Com/ Metropolis Turismo/ H.R.M. Construções/ Luzes & Cores/ Mobel/ Mega Kart/ Tchê/ E.M. Competições) volta a acelerar fundo no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), que recebe a sétima rodada da Copa São Paulo Light de Kart.

 

Após completar como vice-líder o primeiro turno do certame e conquistar a dianteira da tabela de pontos no terceiro turno, os pilotos voltaram à “estaca zero” na pontuação com o inicio – na etapa anterior – do segundo turno do certame regional paulista. Com problemas no motor de seu kart, Moraes abandonou a prova da sexta etapa restando dez voltas para o final, ficando com a 14ª e ultima colocação, sem pontos no campeonato.

 

A Copa São Paulo Light de Kart é, na pratica, dividida em três certames estanques. O primeiro turno, composto pelas quatro primeiras etapas, o segundo turno, integrado pelas sexta, sétima, oitava e nona etapas e o terceiro turno, que é percorrido em duas rodadas duplas, nas quinta e décima etapas do certame. O campeão da temporada será aquele que somar o maior numero de pontos nas repontuações do primeiro e segundo turnos, somados aos pontos conquistados nas duas rodadas duplas. Quase simples...

“Estamos bem no campeonato, pois na ordem pratica o Lukas é líder do certame considerada a repontuação do primeiro turno e os pontos da primeira rodada dupla. Na ultima prova tivemos problemas e não pontuamos, mas isso não é um ‘complicador’ definitivo, já que obrigatoriamente temos de descartar um resultado de cada turno e desse segundo turno já temos o descarte. Dessa forma, se quisermos permanecer na disputa do titulo, temos de ir bem nas demais corridas deste turno que não podemos descartar mais nada”, esclareceu o festejado preparador Kilha, chefe da equipe E.M. Competições.

 

Confira o resultado final da Junior Menor no II GP Brasil de Kart:

1) 23-Victor Franzoni (SP), 25 voltas em 22m32s386

2) 17-Gustavo Myasava (PR), à 0s086

3) 11- Lukas Moraes (Loc.Com/ Metropolis Turismo/ H.R.M. Construções/ Luzes & Cores/ Mobel/ Mega Kart/ Tchê/ E.M. Competições) – SP -, à 0s234

4) 15-Yuri Cesário (GO), à 0s905

5) 45-Matheus Rotta (SP), à 0s996

6) 91-João Archer (MG), à 1s396

7) 20-Valentina Santillan (SP), à 25s377

8) 111-Erik Mayrink (SP), à 27s401

9) 31-Yukio Duzanowski (SC), à 27s855

10) 16-Mauricio Galinari Jr. (SP), à 1 volta

11) 14-Yago Cesário (GO), à 1 volta

12) 33-Caíque de Souza (SP), à 3 voltas

13) 9-Philipe Pinheiro (DF), à 6 voltas

  • Não há comentários cadastrados até o momento!