publicidade
24/10/2008 11:47

Novos motores Fireball são homologados para competir na Granja

Autor: Inova Comunicação - Rafael Durante


Foto: Luigi Di Nizo

Paulo Carcasci


A partir deste sábado (25), um interessante embate entre tradição e modernidade começará a ser travado no Kartódromo Internacional da Granja Viana, em Cotia, região metropolitana de São Paulo.

 

A nona etapa da Copa São Paulo Granja Viana, maior campeonato regional do país, marcará o primeiro confronto oficial entre a nova geração de motores chineses Fireball e os já bastante conhecidos propulsores Parilla, de fabricação italiana.

 

Trazidos ao Brasil pelo hexacampeão brasileiro Paulo Carcasci, os Fireball se mostraram bastante competitivos nos treinos livres desta semana. E, apesar de estarem em estágio inicial de evolução, já fizeram frente aos concorrentes vindos da Europa.

 

Apelidado no Brasil de “Cabeça Preta”, em virtude de seu cabeçote negro, o novo Fireball desenvolve potência semelhante ao Parilla na configuração de fábrica – entre 28 e 30 cavalos –, e ficou a apenas um décimo de segundo do melhor tempo desta semana na pista da Granja.

 

“Ainda não desenvolvemos plenamente a carburação do novo Fireball, e mesmo assim ele já está em pé de igualdade com o Parilla, que está praticamente no limite do desenvolvimento”, opinou Paulo Carcasci. Para promover seu propulsor, ele vai formar dupla com o Campeão Mundial de Biland Alberto Catucci na corrida deste sábado.

 

Nos treinos livres de ontem (quinta-feira, 23), Carcasci fechou sua melhor volta em 40s90, mesmo tempo obtido por Bruno Balarin e marca 0s1 inferior à do piloto mais rápido do dia, Willian Freire – parceiro do também Campeão Mundial de Biland João Gonçalves.

 

“A versão 2008 tem potência similar à anterior, mas apresenta maior torque. Os projetistas alteraram a distribuição das janelas e adotaram anéis em ‘L’, além de pistões grafitados que aumentam a durabilidade do motor e, conseqüentemente, diminuem gastos com manutenção”, acrescentou o piloto e distribuidor dos Fireball no Brasil.

 

A chegada do novo Fireball cria uma alternativa bem mais econômica aos pilotos da Granja Viana, uma vez que uma unidade do propulsor na versão 2008 custa R$ 5,3 mil. A compra de um Parilla 0km exige cerca de R$ 9 mil. Mas é depois de sair da caixa que o propulsor fabricado na China se mostra verdadeiramente econômico. Além de extremamente durável, ele apresenta baixo custo de manutenção e não exige preparação para a disputa da Stock 125.

 

“O pistão do Fireball, peça que mais se desgasta com o uso do motor e item mais procurado em caso de manutenção, custa R$ 150,00. Esse número representa cerca de 50% do valor necessário para a compra de um pistão para o motor Parilla, que não sai por menos de R$ 300,00”, encerrou Carcasci.

 

Os treinos oficiais para a oitava etapa da Copa São Paulo de Kart começam na manhã deste sábado na Granja Viana. A entrada no circuito é franca.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!