publicidade
25/08/2010 08:51

Ipatinga recebeu 50 pilotos para a segunda rodada da Copa Sudeste

Fonte: Quick Comunicação e Marketing


Em um final de semana de muito calor o Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Ipatinga, recebeu as disputas da segunda rodada da Copa Sudeste de Kart (3a e 4a etapas), evento que também foi válido pela terceira rodada do Campeonato Mineiro (5a e 6a etapas).

Na disputa, pilotos de Minas, Rio e Espírito Santo dividiram o tradicional traçado de 1.200 metros de extensão que já foi palco, inclusive, de algumas edições do Campeonato Brasileiro de Kart, Copa Brasil, dentre outras competições de grande representatividade.

A programação teve na quinta e sexta-feira, dias 19 e 20, treinos livres onde os competidores e suas equipes puderam fazer os ajustes necessários nos karts e preparar todo o equipamento para a tomada de tempos e baterias, que seriam realizadas no sábado e no domingo.

Assim como em 2009 as disputas da Copa Sudeste aconteceram com motores sorteados pela organização e, desta forma, foi a primeira atividade oficial do sábado. Na sequência todas as categorias passaram por um breve treino de aquecimento onde puderam fazer a última checagem do equipamento antes da tomada de tempos, que aconteceu logo depois. Ainda no sábado todos as categorias participaram da primeira bateria e no domingo pela manhã realizaram então as últimas e decisivas corridas da rodada.

Na classe Cadete o final de semana foi de Sérgio Sette Câmara. Apesar da pole-position ter sido registrada por Luiz Zanoni, o piloto não conseguiu suportar a pressão de Caio Miguel e Sérgio. Ambos o superaram e fizeram duas corridas à parte. As corridas, aliás, tiveram situações muito semelhantes. Caio assumiu a liderança seguido por Sérgio, que na metade das corridas superou o concorrente. Caio voltou à liderança e, na última volta, Sette Câmara voltou a ultrapassar o concorrente e garantiu as duas vitórias, da mesma maneira. Zanoni ficou com o terceiro lugar.

Pela Júnior Menor Ariel Varella garantiu a pole-position, mas na primeira volta acabou perdendo algumas posições e ficando para trás. Na liderança Igor Lisboa seguia tranquilo. Varela, porém, impunha um forte ritmo em sua recuperação e com oito voltas completadas já era o segundo colocado. Não demorou muito para Varella chegar em Igor e, voltas depois, superar o concorrente. Daí por diante o piloto não mais perdeu a liderança e venceu a primeira corrida. Na segunda prova Varella largou da ponta, mas perdeu algumas posições. Na terceira volta, ao tentar ultrapassar Letícia Corbacho, eles acabaram se chocando e os comissários desclassificaram Varella com a bandeira preta. Melhor para Igor Lisboa que seguiu na frente sem ser ameaçado e comemorou a vitória. Na soma dos resultados melhor para Arthur Pinho que com um terceiro lugar na prova de sábado e um segundo no domingo venceu a rodada.

Na classe Júnior o belorizontino Lucas Nogueira competiu sozinho, mas sua corrida foi agrupada com a classe  Sprinter. O piloto demonstrou grande competência para vencer sem ameaçar os concorrentes bem mais experientes do grid combinado. Na Sprinter as disputas foram boas. Gabriel Lopes venceu a primeiro seguido por Felipe Zatti e Edson Coelho Júnior. Na prova seguinte quem se deu melhor foi Felipe Zatti que garantiu a primeira colocação seguido por Wilson Tacchi Jr. e novamente Edson Júnior. Pela soma dos pontos Zatti foi o vencedor da rodada. Empatados na segunda posição ficaram Edson Júnior e Gabriel Lopes.

A F-400 teve como nome do final de semana um piloto de apenas 15 anos, da cidade de Governador Valadares. Como a categoria permite, o jovem garoto esteve na pista com concorrentes muito mais experientes e com muitos anos de kart. Em duas corridas excepcionais o piloto venceu com extrema tranquilidade e mostrou que apesar da pouca experiência o conhecimento da pista fez muita diferença.  Sérgio Santana foi o segundo colocado em ambas as baterias e saiu, consequentemente com o segundo posto da rodada. Eder Melhorim, do Espírito Santo, foi o terceiro colocado na corrida de sábado e Tarcílio Gomes o terceiro no domingo. Pela soma dos pontos Gomes ficou com o terceiro lugar da rodada.

Fechando as atividades dos dois dias a classe Master levou à pista 15 concorrentes e teve corridas realmente emocionantes, da segunda posição para trás. Isto porque o capixaba Esthefano Esteves não deu a menor chance aos adversários e, após registrar a pole-position, venceu com tranquilidade as duas corridas do final de semana. João Resegue, também do Espírito Santo, garantiu o segundo lugar geral com a terceira posição conquistada no sábado e o segundo lugar no domingo. Flávio Costa teve resultados idênticos ao de Resegue, porém, com o segundo lugar tendo sido conquistado na prova de sábado, que valia metade dos pontos. Assim, ele acabou ficando com o terceiro lugar na rodada. A categoria Super Sênior competiu junto aos pilotos da Master. Humberto Alves venceu aprova de ontem com Guildner Carvalho em segundo e Bruno Fusaro em terceiro. Na bateria de domingo Fusaro conseguiu superar os concorrentes e venceu com Humberto em segundo e Guildner novamente em terceiro.

O Campeonato Mineiro terá agora uma folga de um mês e retornará à cena no dia 25 de setembro, no Kartódromo RBC Racing, na Grande BH, com a disputa da quarta rodada do ano. A Copa Sudeste, por sua vez, terá um intervalo maior. A última e decisiva corrida do ano será disputada no Kartódromo Internacional de Serra, na grande Vitória, nos dias 27 e 28 de novembro.

  • 25/08/2010 11:20 Guildner Carvalho (gmc Racing Kart)

    QUERO APENAS RESSALTAR QUE O PILOTO BRUNO FUSARO, SUPER SENIOR, FOI ATINGIDO PELO PILOTO DO KART Nº 110, JOÃO RESEQ (SENIOR "B"), QUE LARGAVA PELA QUARTA COLOCAÇÃO. A CONSEQUENCIA DA RODADA DO PILOTO BRUNO FUSARO, NA PRIMEIRA CURVA, FOI A BATIDA COM O KART DO PILOTO YURI CARVALHO (SENIOR "B"), O QUAL, REALMENTE SAIU PREJUDICADO, POIS, ALÉM DA DEMORA DE SER "EMPURRADO" PARA A PISTA, PERDEU CONTATO COM O PELOTÃO. O PILOTO YURI CARVALHO CORRE NA CATEGORIA MASTER, PELA EQUIPE GMC RACING KART E É O ATUAL LÍDER DO CAMPEONATO MINEIRO.
    ABRAÇO.
    GUILDNER.