A cidade de Currais Novos (RN), vive momentos de expectativa com a aproximação dos dias 4 e 5 de junho, quando acontecerá, na praça central da cidade, a Primeira Copa Currais Novos de “Street Kart”.
O evento levará a modalidade kart, praticada no Rio Grande do Norte apenas no Kartódromo Geraldo Melo, em Natal (RN), para o interior do Estado. “Um dos objetivos do evento, é amealhar pilotos potenciais, que sabemos existir pelo interior do nosso estado, principalmente em cidades maiores, como é o caso de Currais Novos”, informa Marcello Conrado, Diretor de Kart da FPA e promotor do evento. “Além disso, o evento quer aproximar do grande público, esta modalidade ainda pouco difundida em todo o Brasil, que é o kart”, frisou o promotor.
Conrado informa ainda que o traçado do circuito (foto acima) já está definido e será montado no entorno das duas principais praças da cidade, onde estão localizadas a Prefeitura Municipal e a Igreja Matriz da cidade. “O traçado ficou muito seletivo, apresentando retas longas e curtas, subidas, descidas, chicanes, ferraduras (e uma inusitada curva de mais de 300 (trezentos) graus, que contornará o coreto municipal), variáveis que normalmente não são encontradas em kartódromos, sobretudo nos das regiões Norte e Nordeste. Além disso, como as ruas são bastante largas, serão criados vários pontos de ultrapassagem. Para o piloto, será uma prova totalmente diferente das que ele está habituado a competir e isso faz com que não haja favoritos à vitória e ao título. Todos terão chances de vencer, o que será ótimo para a competição”, completou Conrado.
A maior preocupação da Federação Potiguar de Automobilismo, entidade que supervisiona o evento e concede o alvará para a realização da prova, está no isolamento da área em que será montado o circuito, visando garantir a segurança de pilotos e expectadores. Em parceria com a Prefeitura de Currais Novos, tudo está sendo providenciado para que todos possam assistir ao evento de maneira absolutamente segura. Para isso, já foram mobilizadas corporações como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia de Trânsito e Unidades Móveis de Atendimento Médico, equipadas com UTI, que garantirão a segurança e os atendimentos no local da prova. Além disso, o circuito será todo isolado com barreiras de pneus, visando proteger os pilotos de eventuais saídas de pista.
As inscrições encontram-se abertas e vários pilotos já confirmaram presença no evento. É o caso de Rodolfo Pinheiro Filho (bi-campeão potiguar “Cadete”), Johilton Pavlak Filho, Matheus Pereira, Moacir França, Ricardo Lourenço, Artur Santa Cruz, Franklin Pereira (sétimo do Brasil em 2003), Nicolas Pereira (ex-campeão potiguar “Cadete”), Fernando Lessa, Afrânio Luis (bi-campeão potiguar “Sênior”), Johilton PavlaK e Thiago Mendes (bi-campeão potiguar “Graduado”), sendo que este último acaba de voltar da Argentina, onde participou do Campeonato Pan-Americano de Kart 2005, realizado naquele país.
Além destes, outros pilotos estão fechando seus patrocínios para confirmarem presença no evento, como é o caso de Gláucio Uchôa (ex-campeão potiguar “Sênior”), Luciano Berberick, Fillipe Bezerra (ex-selecionado Seletiva Petrobrás), Hícaro Hita (ex-campeão potiguar “Graduado”), Hallyson da Mata (ex-campeão potiguar “Júnior”), Felipe Mayer, o paraibano Matheus Borges (campeão potiguar “Júnior”) e os pernambucanos Carlos Miranda (ex-campeão potiguar Sênior) e Dorivaldo Ramalho. Além destes, são aguardados outros pilotos dos estados vizinhos Paraíba, Pernambuco e Ceará. Os potiguares Gleyber Uchôa (atual bi-campeão da categoria 4 Tempos) e Alexandre de Paula, estão tentando alterar compromissos profissionais para poderem participar do evento. O piloto paulista Fábio Varela, estuda a possibilidade de voltar ao Rio Grande do Norte para competir neste evento.
Como se vê, atrações não vão faltar na Primeira Copa Currais Novos de “Street Kart”. É esperar pra ver.