A data é dessas para ficar nos registros da Federação Cearense de Automobilismo (FCA) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), pois ratifica tudo o que o Portal Kart Motor defende há quase 24 anos: o kartismo é fundamental para a renovação dos pilotos em todas as outras categorias.
A abertura da temporada 2026 do Campeonato Cearense, com a inauguração do Kartódromo Kart Clube Premium, localizado no Outlet Premium Fortaleza, em Caucaia (RMF), iniciou com a entrada na pista de 1000 metros de extensão dos karts da Cadete.
Em uma manhã chuvosa, a pista estava seca no momento em que os jovens pilotos partiram para as primeiras voltas do treino livre. Entre céu nublado e sol forte, dado a instabilidade do tempo no sábado de muito calor e pouco vento, eles foram à pista, assim como os competidores das demais categorias para, além do treino livre, a tomada de tempo para formação do grid da primeira bateria classificatória, duas provas classificatórias e uma final que determinava o vencedor da etapa.
E os pequenos andaram bem e mostraram maturidade na pista, com Luca Dias sendo o grande destaque nas duas baterias classificatórias, vencendo-as. Houve brigas por posições que provocaram os aplausos do público e um comportamento exemplar nessas horas, dando mostras de que a semente está sendo bem plantada. Na bateria final, quem se deu melhor foi Rafael Rodrigues, que ficou com a vitória na etapa. Em segundo ficou Lucas Dias e Caio Aguiar em terceiro, completando o pódio.
Na categoria Junior, um nome chamou a atenção de todos. Neto, sobrinho e filho de pilotos, Douglas Soares segue os passos do avô, Stênio Soares, que deu início a tudo. Leandro, o pai, e os tios Leonardo e Lutiane seguiram o caminho seguido pela terceira geração da família. Na pista, ele brilhou e foi absoluto. Largou na pole na primeira bateria classificatória, venceu de ponta a ponta as duas e, na bateria final, repetiu o que fizera anteriormente, chegando em primeiro e imprimindo uma margem de 6.563s em relação ao segundo colocado, Rafael Rodrigues. Em terceiro, completando o pódio, ficou João Pedro Barbosa.
Pela Novatos, muita disputa para ver quem ficava com o lugar mais alto do pódio. Luca Parente foi o dono da primeira pole position do ano. Nas baterias classificatórias, dois vencedores diferentes: Carlos Rogério venceu a primeira e Luca Parente a segunda. Na terceira e decisiva, a vitória ficou com Suyanne Cruz, que cruzou a linha de chegada com a diferença de 0.602s para o segundo colocado, André Aguiar.
Suyanne cresceu ao longo das classificatórias e superou o incômodo das dores nas costelas. Ela havia chegado em sexto na primeira bateria, que correu com o asfalto com partes ainda úmidas por conta da chuva que caíra antes da prova, e em quarto na segunda bateria classificatória.
As baterias da Graduados eram aguardadas com muita expectativa pelo público, pois tinham na pista o pentacampeão brasileiro de kart, Kinho Borges, e um campeão da Copa Brasil, Eduardo Mourão, além de consagrados pilotos como Leonardo Soares, Lutiane Soares, Leandro Soares e Rodrigo Ventura, todos com experiência em competições nacionais.
Na primeira delas, quem saiu em primeiro foi Kinho, que, mesmo sendo ultrapassado por Leo Soares, recuperou a ponta, sendo o primeiro vencedor de uma bateria na nova pista cearense entre os 'grandões', como disse um espectador que vibrava a cada categoria que entrava na pista. Leo Soares foi o segundo e, assim, estava instalada a rivalidade do dia: Leo x Kinho!
Tudo pronto para a segunda bateria. Expectativa ampliada após a disputa da primeira e nova vitória de Kinho com Eduardo Mourão, que enfrentou problemas no seu kart durante a primeira bateria, terminando em segundo e Flávio Figueiredo em terceiro. Já Leonardo amargou um P4. Flávio e Mourão foram dois dos competidores que se mostraram rápidos e combativos ao longo do dia e receberam elogios após cada bateria.
Na decisiva corrida do sábado, já escurecendo e em clima que se vê nas finais dos campeonatos brasileiros, com direito a festa da torcida, Leonardo sabia que teria de ir para o 'tudo ou nada' e assim iria buscar, logo nas primeiras voltas, assumir a liderança. Mas para isso ele tinha ainda de passar por outros pilotos.
Mesmo voltando a pilotar após 20 dias de uma luxação no tornozelo direito, Leo foi para cima e conseguiu seu objetivo. Na briga pela posição, Kinho acabou perdendo terreno e tendo de fazer uma corrida de recuperação, mas como sete dos 11 pilotos da categoria viravam na mesma casa dos 47 segundos e próximos uns dos outros, a tarefa do pentacampeão foi difícil e ele viu seus planos caírem por terra.
Enquanto isso, na frente, Leonardo tratava de ampliar sua vantagem para Mourão. Assim, Leo venceu a 1ª etapa do certame cearense com uma vantagem de 2,7s em relação a Eduardo Mourão, o segundo. Em terceiro ficou Flávio Figueiredo, a apenas 0.001 de Mourão, fazendo uma chegada épica na disputa do P2. Leandro Soares foi o quarto, enquanto Felipe Pedrosa terminou em quinto e Kinho em sexto.
A próxima etapa da competição acontece dia 9 de maio, também em Caucaia.
