publicidade
13/12/2010 16:41

6 Horas de Brasília é vencida pelos vitoriosos nas 500 Milhas da Granja

Fonte: Inova Comunicação - Rafael Durante


Foto: Fernanda Freixosa

Yann Cunha


Campeão sul-americano de Fórmula 3, o piloto brasiliense Yann Cunha disputou sua última corrida em 2010 no último sábado (11). Em sua cidade natal, Yann mais uma vez integrou a equipe C&L Motorsports, time de kart que venceu no último mês de novembro a 14ª edição da 500 Milhas da Granja Viana - e desta vez faturou as 6 Horas de Brasília, que foram disputadas dentro do Autódromo Internacional Nelson Piquet, na capital federal.

Em uma das mais famosas provas de kart do país, a equipe C&L retomou a fórmula que lhe deu a vitória na Granja Viana. Os dois karts do time foram comandados por Yann Cunha, Luiz Cordeiro Filho e Lú Boesel, que contaram ainda com o reforço do piloto de Fórmula Indy, Vítor Meira. Assim, a C&L ficou com a primeira e a terceira posições no grid de largada, depois de uma classificação bastante agitada por causa da chuva.

Na largada da prova, por volta das 23h do sábado, Vítor Meira saiu da terceira posição com o kart 28 para a ponta, enquanto Luiz Cordeiro - largando da pole com o kart numeral 55 - escapou da pista depois de um toque. A partir desse momento, a equipe passou a gerenciar dois ritmos de prova completamente diferentes. Um kart liderava, enquanto o segundo recuperava terreno por conta de uma punição que o jogou para o final do pelotão.

"Quando o kart 55 saiu da pista o motor apagou, e os mecânicos precisaram ajudar para colocá-lo na pista. Por essa ajuda externa, tivemos de pagar um drive-through e perdemos muitas posições", comentou Yann Cunha.

Enquanto o time fazia a prova de recuperação com um de seus karts, o outro praticamente não deu chances aos adversários. A bordo do numeral 28, o quarteto da C&L Motorsport liderou as 6 Horas de ponta a ponta e cruzou a linha de chegada com cinco voltas de vantagem sobre o segundo colocado, o time Nitro Race Kart Team. O time ainda teria conquistado a terceira posição com o kart 55, não fosse uma quebra a 15 minutos do fim da corrida que o deixou na 10ª posição.

"Foi uma corrida muito divertida, para fechar o ano com chave de ouro", destacou Yann Cunha. "A experiência do time na 500 Milhas da Granja Viana foi fundamental, porque conseguimos explorar bem o lado da estratégia para não perder tempo nas paradas de box e fazer as trocas de piloto muito rapidamente", comentou o brasiliense, que na noite desta segunda-feira concorre ao prêmio Capacete de Ouro, da Revista Racing, entre os destaques da Fórmula 3 Sul-Americana na temporada.

Confira quem foram os 10 primeiros colocados nas 6 Horas de Brasília de Kart 2010:
1- C&L/Dos Baians #28
2- Nitro Race Kart Team #21
3- Evolution Kart Team #05
4- Blade Runner #07
5- Leo Motors #00
6- Evolution Kart Team #77
7- Bonasa #51
8- Piquet Sports #30
9- Chicão Racing #27
10- C&L/Dos Baians #55

  • 13/12/2010 20:40 Miguel Oliveira

    parabens aos brothers baiano e carlos deram shou
    belissima atuaçao dos pilotos tao de parabens....
    agora quanto a organizaçao foi uma falta de respeito
    com as equipes e pilotos,uma verdadeira bagunça..isso tem que acabar!o evento tava marcado pra começar as 19 horas e só foi começar as 11 hs acabando as 5 e 30 da manhã, a pista foi feita de pneus ,um em cima do outro sem amarras os karts tocavam e aí só viam pneu rolando na pista colocando a segurança em risco

  • 13/12/2010 21:13 Décio Lúcio De Souza

    Impressionante a falta de respeito com os pilotos, equipes e público, pois simplesmente transformaram um evento automobilistico tradicional de brasília em uma bagunça generalizada. Inventaram uma pista rídicula, sem segurança nenhuma e que proporcionou o maior índice de quebras, em que várias equipes tiveram a perda dos seus chassis, pois simplemente quebravam, não suportaram as ondulações do traçado. Temos que agradecer a Deus por não ter acontecido nenhum acidente grave. Os organizadores estão de parabéns!!! No próximo ano vamos correr de trator, pois a pista é excelente para este tipo de veículo. Décio (Azalini Racing).

  • 14/12/2010 00:59 Fabricio

    Acho que apesar do pé d'água que caiu, a corrida atraiu um bom público. Acredito que 6 horas pilotando sejam demais para qualquer piloto, por isso as batidas no final foram inevitáveis, fora o desgaste dos pneus... Mas, achei muito boa a corrida. Fui com minha esposa, irmã e sobrinhos e achei o evento muito divertido. Apesar do atraso, vi que muita gente ficou até o final para comprar o pão quentinho na padaria!!Parabéns a todos participantes e em especial à LEOMOTORS! Valeu Léo e equipe, vocês mandaram muito bem!!

  • 14/12/2010 11:55 Egle Von Hundehof

    Décio, a falta de respeito já começou com a conversa do "atraso", o evento da Federação de Motociclismo já estava marcado há muito tempo, a corrida deveria ser realizada nesse sábado (18/12) mas aí você descobre que o "organizador" (dono de equipe diga-se de passagem - ah a ética!!!) tinha uma viagem. Bem conveniente não acha?
    Com uma hora de prova o espectadores (leia-se incautos pagantes) já haviam se mandado, permanecendo apenas os pilotos, equipes, familiares e uns poucos que não tinham nada de melhor pra fazer.
    Alguém, por acaso, viu um único policial? Um evento desses e não avisaram a PM? Como permitiram a realização sem que os órgãos responsáveis pela segurança não estivessem presentes?
    Aqui a gente pode listar uma série de "pequenos detalhes" para termos a dimensão exata da esculhambação:
    - pneus soltos demaracando a pista - precisa falar do risco?;
    - espectador entrando na pista para retirar pedaços de chassis que ficaram pelo caminho;
    - ambulância estacionada na pista, à menos de 30 metros do ponto de maior velocidade da pista.
    Você disse nenhum acidente sério? Um piloto saiu de lá com suspeita de fratura na mão, para mim é serio o
    suficiente.
    Só não foi pior porque Deus dá plantão 24/7 e o Diabo tinha outros afazeres.
    Menção seja feita à Direção de Prova que, como sempre, tenta realizar um bom evento mesmo com as péssimas condições de trabalho. Ali tem gente do ramo, que deixem os mesmos organizarem as provas porque "domingueiro" não dá mais!!!

  • 15/12/2010 15:48 Zé Mário

    Parabéns a equipe vencedora, aos mecânicos, pilotos, personalidades do kartismo, e outras que trabalharam por detrás das câmeras, pois que se esforçaram para fazer o evento brilhar. No dia em que a FADF nos ajudar em 10% no que cabe a ela, as 6Horas de Brasilia será uns dos principais eventos do kartismo Brasileiro.