No último domingo (27) a cidade de Sobradinho, no Distrito Federal, recebeu pela primeira vez as emoções de uma competição de kart. Neste dia foi disputada a primeira etapa da Copa Planalto de F-400, evento que recebeu o nome “GP de Sobradinho”.
Mesmo com a estrutura do evento tendo sido montada com vários dias de antecedência e a organização, à cargo da Foguete Race Show, estar de posse de todos os alvarás e licenças para a realização da corrida de rua um grupo, que foi encarado pelos promotores como “forças misteriosas”, passou a trabalhar para que o evento não acontecesse.
Este grupo tentou junto ao Detran-DF e mesmo Polícia Militar impedir a realização da competição. Contudo, de posse de uma liminar expedida na tarde de sábado, dia 26, os promotores conseguiram o direito de realizar a competição, contudo, com total prejuízo das atividades marcadas para o sábado.
Sob os esforços de algumas equipes que realmente acreditaram na realização do evento, a Foguete Race Show conseguiu readequar todo o evento para a manhã do domingo e, com a programação tendo sido iniciada as sete da manhã com término às duas da tarde o I GP de Sobradinho aconteceu diante dos atentos olhares de um grande público que, segundo dados oficiais, ultrapassou os dois mil expectadores.
Prova marcou o início de nova era para o Kartismo do DF
Depois de todos os problemas solucionados, os karts tomaram o circuito montado nas ruas da cidade satélite. O traçado, com pouco mais de 600 metros de extensão, foi desenhando como um semi-oval e aprovado por todas as equipes. Os karts atingiam uma velocidade bastante alta para o espaço e, guardadas as proporções, as disputas chegaram a lembrar as provas da Nascar.
Em frente à linha de largada as arquibancadas abrigavam o grande público, que realmente vibrava com a passagem dos karts e torcia com o mesmo fervor como se estivesse em uma corrida de Fórmula-1. Sob um grande trio elétrico o locutor Wellington Silva manteve todos agitados e atentos a cada um dos “pegas” que acontecia. Ao final das atividades a dupla sertaneja Fábio e Fabiano tomou o trio e fechou com chave de ouro esta primeira prova da Copa Planalto de F-400.
Após a tomada de tempos quem ficou com a pole-position foi o goiano Veberlei Gonçalves. Porém, logo nas voltas iniciais da primeira corrida, ele acabou sendo superado por Luiz Cordeiro Filho e José Alexandre. Os dois disputaram a liderança até à bandeirada, enquanto Veberlei lutava para se manter no terceiro posto. Ao final, vitória de Cordeiro com Alexandre em segundo e Veberlei em terceiro.
Na segunda corrida do dia Cordeiro largou bem e manteve-se na liderança seguido de perto por Veberlei, que assumira o segundo lugar. Cordeiro abriu até a segunda metade da prova enquanto que Alexandre, em prova de recuperação, conseguiu superar Veberlei trazendo consigo Paulo Ricardo. Apesar de não ser o mais rápido da pista naquele momento, Cordeiro conseguiu administrar a vantagem até a bandeirada e vencer novamente com Alexandre em segundo e Paulo Ricardo em terceiro.
Após a bandeirada a comemoração foi muito grande e, no pódio, após os tradicionais troféus, Leandra Filgueiras, representando a FADF – Federação de Automobilismo do Distrito Federal, entregou aos vencedores os cheques de premiação que, nesta rodada, totalizaram cinco mil reais.
Após o GP de Sobradinho a Copa Planalto dará prosseguimento nos dez e onze de outubro, no Gama e sete e oito de novembro, em Taguatinga.