Assim como fizeram na primeira corrida da temporada 2009, o Super Kart GP, realizado em fevereiro no Autódromo de Goiânia, os irmãos Yago e Yuri Cesário (Vizzon Jeans/ Gráfica Conceito/ MZ Racing) farão a última corrida do ano ao lado do pai e, também piloto, Elon Cesário, na disputa das 6 Horas de Kart de Brasília.
Diferente, porém, da corrida de fevereiro, desta vez os três estarão dividindo a condução do mesmo kart durante as longas seis horas de duração da prova. Além deles, o tocantinense Marco Túlio, um dos destaques da categoria Júnior nesta temporada, também pilotará o kart.
Realizada pelo nono ano consecutivo, a 6 Horas de Brasília tornou-se um evento tradicional de encerramento da temporada no Distrito Federal. Pilotos consagrados do automobilismo como Nelsinho Piquet, Vitor Meira, Roberto Moreno, dentre outros, dividem a pista com pilotos iniciantes e também com amadores, recém saídos dos karts de aluguel que arriscam suas aceleradas nesta prova.
O palco para as disputas será o Kartódromo Waltinho Ferrari, instalado nas dependências do Autódromo Nelson Piquet, no plano piloto da Capital Federal. A pista, apesar de ser completamente delimitada por pneus, apresenta boa estrutura e recebe, costumeiramente, as provas da Copa Centro-Oeste de Kart.
Os treinos livres para o evento tiveram início ontem, mas a equipe Vizzon Jeans não esteve na pista. Os irmãos começarão sua preparação hoje e, no sábado, acontecerá toda a programação oficial. Elon, pai dos garotos, somente chegará para a prova no sábado em virtude de compromissos profissionais.
“Estamos muito felizes de podermos correr juntos. Foi um ano muito bom onde conquistamos o Brasileiro, a Copa Brasil, nos destacamos no SKUSA, em Las Vegas, e agora, nada melhor do que comemorar junto com o papai a nossa excelente temporada. O Marco Túlio também é um excelente piloto e juntos vamos buscar mais esta vitória”, comentaram os gêmeos Yago e Yuri.
A programação oficial das 6 Horas de Brasília ocorrerá toda no sábado contando com dois treinos de aquecimento, a tomada de tempos e a prova, que terá sua largada as 18 horas, ao estilo Le Mans.
GP RBC e Light – Abaixo das expectativas
Na última semana os gêmeos estiveram em São Paulo, mais precisamente no Kartódromo Aldeia da Serra, onde disputaram no sábado, dia 12, a última etapa da Copa São Paulo Light e, no domingo (13), o GP RBC de Kart.
Como não correram as etapas do segundo turno da competição, pontuação que definiu o grid de largada da primeira corrida de sábado, os irmãos largaram do final do pelotão e tiveram muito trabalho na busca por posições.
Yuri terminou a primeira corrida em sétimo e Yago em 12º. Na segunda bateria do dia Yago, em bela prova de recuperação, chegou em quarto e Yuri, após um se envolver em um toque, cruzou no 15º lugar.
No domingo os irmãos disputaram o GP RBC, competição em que somente participam pilotos que conseguem se classificar em eventos ao longo do ano. Com condição de pista molhada, ambos deram o máximo de seus equipamentos em busca de melhores resultados, mas não conseguiram brigar pela vitória. Mesmo assim, Yago terminou na quinta posição e Yuri em sexto.