A segunda etapa da Copa Brasília de Kart Endurance (CBKE), disputada no último final de semana no Kartódromo Waltinho Ferrari, nas instalações do Autódromo Internacional Nelson Piquet foi marcada pela chuva.
Pouco antes da largada, com grid formado por 37 karts, choveu forte no circuito e, com isso, foi entregue a cada equipe a decisão do tipo de pneu que usaria. Logo após a largada, a pista molhada causou um show de giros. Os pilotos não conseguiam fazer as curvas e muitas vezes os karts se embolaram no meio da pista, dando muito trabalho para a sinalização. Mesmo com o asfalto molhado, os pilotos preferiram usar pneus lisos, ideais para tempo seco, o que aumentou ainda mais a quantidade de derrapagens. Faltando poucos minutos para que a etapa fosse concluída, caiu uma tempestade. Era tanta água que a direção da prova encerrou a prova antes do tempo determinado (duas horas), com bandeira vermelha. Esta decisão é prevista no regulamento, uma vez que a continuação oferecia risco aos pilotos e a prova já tinha ultrapassado 75% de sua duração.
A dupla Matheus Vieira, 18 anos, e Pedro Fortes, 13, foi a vencedora da etapa. O time largou com Vieira, da sexta posição, mas logo alcançou a liderança, onde se manteve até que fosse atingido por outro veículo. Com o acidente, Vieira caiu para oitavo, mas não demorou muito para se recuperar. Com cerca de 50 minutos de corrida, o piloto passou o kart para Fortes, que, apesar da dificuldade nas ultrapassagens sobre os retardatários, administrou a vantagem e se manteve na frente de 36 concorrentes até o fim da competição.
Com o topo do pódio garantido, a dupla comemorou. “Desta vez, eu coloquei a cabeça no lugar e fiz tudo certo. Na prova anterior, cometi muita besteira”, avaliou Fortes. Na primeira etapa, a parceria ficou em 14º lugar e hoje soma 69 pontos. Vieira já pensa nas próximas corridas. “Vamos tentar manter essa colocação nas etapas seguintes e cultivar um bom resultado final”, disse.
Pedro Fortes começou a pilotar cedo, aos seis anos, enquanto Matheus Vieira iniciou aos 13. Os dois tiveram o incentivo dos pais e foram campeões brasilienses, do Centro-Oeste e goianos, logo no primeiro ano em que competiram. “Com o tempo, o frio na barriga para entrar na pista diminui, mas a ansiedade para chegar entre os primeiros sempre existe”, comentou Fortes, bicampeão candango, tricampeão regional e estudante do 8º ano do ensino fundamental.
Vieira, que cursa a 3ª série do ensino médio, pensa no vestibular e na profissionalização. “Quero fazer faculdade de administração, mas também vou transformar o kart em profissão. Ao longo do tempo, vou mudando de categoria”, disse. Ele ainda acrescentou sobre o que lhe motiva no esporte. “Cada volta é uma emoção diferente, um aprendizado novo, acho que é isso que me encanta”, afirmou Vieira.
Competição em oito etapas
A 5ª edição da Copa Brasília de Kart Endurance, conhecida como CBKE terá oito etapas, sendo que as equipes poderão descartar o pior resultado que tiverem. A primeira foi realizada em 13 de março e a próxima está programada para 24 de maio. Serão seis provas com duas horas de duração e outras duas com três horas. Todas estão programadas para o Kartódromo Waltinho Ferrari, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, sendo que a cada corrida, no entanto, é alterado o circuito e o sentido em que os pilotos guiam os karts.