Se a primeira etapa da III Copa Brasília de Kart Endurance (CBKE) foi marcada por um grid lotado, a segunda etapa chega com um grid recorde de 24 equipes. Um recorde que demonstra que a CBKE continua crescendo como uma opção barata e equilibrada de um campeonato de kart oficial.
A ser realizada neste domingo (19) no Kartódromo Waltinho Ferrari, localizado dentro do Autódromo de Brasília, a prova promete muita disputa pela liderança nas suas duas horas de duração.
O circuito montado pelos organizadores será o mesmo da etapa anterior, sendo que desta vez será corrido no sentido anti-horário. Uma pista muito rápida, com cotovelos e chicanes após longos trechos de alta velocidade, muito elogiada pelos pilotos. Após a prova passada, o piloto Bruno Walter, da equipe Elevamidia, foi um dos que elogiaram os organizadores: “Bastante seletivo, talvez tenha sido o melhor circuito que já corremos. A chicane e o grampo no final dos trechos de reta favoreceram aos pilotos com uma pilotagem mais técnica”!
A pista somente será apresentada aos pilotos no dia anterior à prova, nivelando o conhecimento da pista por parte das equipes competidoras.
A novidade para essa é a adoção dos pneus Speed como de uso obrigatório para todas as equipes, em substituição aos pneus MG que vinham sendo usados h[aa mais de dois anos. Essa iniciativa dos organizadores faz parte de uma proposta das próprias equipes no sentido de reduzir os custos da competição.
A III Copa Brasília de Kart Endurance é composta por 8 etapas, sendo seis corridas de duas horas e duas de três horas. As equipes são compostas de dois pilotos e o regulamento busca favorecer o equilíbrio da competição, assim como a estratégia entre as equipes. Os motores de 4 tempos possuem preparação comum e são sorteados no dia da competição, fazendo com que não haja muita diferença de desempenho entre os participantes.
A velocidade dos karts, que chegam atingir quase 100km/h no final da reta do kartódromo, é um desafio adicional numa prova de longa duração como essa, que tem como ingredientes básicos o desgaste físico dos pilotos, a estratégia das equipes e a regularidade. Como é obrigatória a troca de pilotos, a estratégia das equipes será crucial no momento da parada nos boxes. Por outro lado, pilotar um kart de mais de 205 quilos por cerca de uma hora coloca à prova a capacidade física e concentração dos pilotos que deverão combinar regularidade e alta velocidade.
Para a 2ª etapa do campeonato está prevista a seguinte agenda para o dia de domingo:
08:30 - 08:50 – Treino Oficial;
08:55 - 09:05 – Abastecimento;
09:10 - 09:25 – Tomada de Tempo;
09:40 - 10:00 – Formação do Grid de Largada;
10:00 - 10:15 – Briefing com Pilotos e Chefe de Equipes;
10:30 – Largada
13:00 – Premiação
A prova terá cobertura do programa Last Lap da YesTV (www.yestv.com.br), que vai ao ar todas as quartas às 17:00 via Internet. Para informações adicionais entre em contato com Eduardo Moreira pelo fone (61) 84345155.