A III Copa Brasília de Kart Endurance (CBKE) chegou ao final de sua segunda etapa, realizada neste domingo (19) no Kartódromo Waltinho Ferrari (Autódromo de Brasília), confirmando o equilíbrio entre as equipes participantes, aliada a muita velocidade e disputa de posições. Sob um tempo seco e muito sol, vinte e três pilotos agitaram a manhã de domingo, proporcionando um belo espetáculo ao público presente, inclusive o Secretário de Esportes do Distrito Federal, que prestigiou o início da prova.
Após duas horas de corrida, quatro karts completaram na volta do líder, sendo que pouco mais de seis segundos separavam os dois primeiros colocados.
A prova foi vencida pela equipe C&L Motorsport, campeã de 2007 e vencedora da primeira etapa, que consolidou a liderança da temporada deste ano. A equipe fez uma bela corrida de recuperação, uma vez que trocou o motor após os treinos livres e foi punida com a perda de dez posições no grid de largada. Após a parada do líder para troca de pilotos, a C&L Motorsport assumiu a primeira colocação até a bandeirada final.
Em segundo lugar, e reafirmando a boa fase, chegou a equipe Elevamedia, afastando de vez o azar da primeira etapa. Após se manterem no pelotão que perseguia o líder durante a primeira parte da prova, assumiu a segunda posição durante a troca de pilotos e partiram em busca do líder. Receberam a bandeirada a apenas seis segundos do vencedor.
Em terceiro ficou o segundo kart da equipe C&L Motorsport. O piloto Guilherme Álvares declarou após a prova: “Tínhamos kart para vencer a corrida, mas demos azar em algumas ultrapassagens, onde acabamos rodando. Paciência! Foram apenas acidentes típicos de corrida”.
Apesar de ter dominado facilmente a primeira parte da prova, a equipe Ágil jogou fora a boa vantagem construída na parada obrigatória para troca de pilotos. Um “pit stop” demorado e uma punição por estarem abaixo do limite mínimo de peso tirou da equipe quaisquer chances de voltar a disputar o pódio.
Foi notada por todos os presentes a excelente corrida de recuperação do piloto Nando Moreira da equipe Restaurante Patuá Racing. Após ter sido jogado nos pneus num acidente na primeira volta e retornado na vigésima primeira posição, a quinze segundos do competidor mais próximo, veio conquistando posições, entregando o kart na sexta colocação durante a troca de pilotos. A sétima colocação final foi um prêmio a essa excelente pilotagem!
Como destaque especial, a prova teve a estréia do Team Florida, pilotada por dois jovens entusiastas do kartismo: Barbi Louly (15 anos) e André Martinho (13 anos). Apesar de terem enfrentado diversas quebras, mostraram competitividade e deram mostras de que vão incomodar os marmanjos nas próximas etapas. Transbordando de sorrisos o experiente piloto Ricardo Euler, pai da Barbi, declarou: “É uma emoção indescritível ver a filha pilotando de igual para igual com pilotos mais velhos e experientes. Queria estar lá dentro, na pista, fazendo dupla com ela!”
A próxima etapa da Copa Brasília de Kart Endurance está marcada para 17 de maio, onde, com toda certeza teremos outra prova repleta de adrenalina.
A II Etapa da CBKE terá cobertura no programa Last Lap da YesTV (www.yestv.com.br), que vai ao ar todas as quartas às 17:00 via Internet. Um vídeo desta etapa pode ser visto no YouTube no link http://www.youtube.com/watch?v=LXDWGJ2eXOs.