Promotores: Kart Clube Metropolitano, Farroupilha Kart Clube e Automóvel Clube Regional
Locais: Kartódromo Internacional de Tarumã – Viamão/RS
Kartódromo Municipal César Francischini – Farroupilha/RS
Kartódromo de Paverama – Paverama/RS
Datas:
19.03 = Tarumã
30.04 = Farroupilha
21.05 = Paverama
25.06 = Tarumã
20.08 = Farroupilha
29.10 = Paverama
REGULAMENTO DESPORTIVO:
Art.1 – A disputa deste Campeonato será aberta a todos os kartistas portadores de Cédula Desportiva Nacional para 2005 ou portadores de Licença correspondente de seus países, se oriundos do Mercosul, com idade mínima de 12 (doze) anos completos, exceto para a Categoria Cadete, na qual a idade mínima será de 6 (seis) anos completos, e para a Speed Kart, na qual a idade mínima será de 15 (quinze) anos.
Art. 2 - INSCRIÇÕES: Serão realizadas nas Secretarias dos kartódromos de cada etapa até as 9:00 horas do dia da etapa. No dia anterior à prova, só poderão treinar os pilotos que estiverem regularmente inscritos, não estando isentos de taxas de treino. A ficha de inscrição deverá ser apresentada no portão de acesso aos Boxes. A taxa de inscrição será de R$ 135,00 (cento e trinta e cinco reais) e os preços dos pneus e do combustível constarão do Regulamento Particular de cada Prova e serão comunicados a todos participantes com antecedência de 15 dias.
Art.3 - WARM UP: Será realizado um treino de aquecimento (warm-up) no dia da prova, pela manhã, antes das tomadas de tempo, de acordo com os horários definidos no Regulamento Particular da Prova.
Art. 4 - TOMADAS DE TEMPO: Conforme RNK/05, em seu artigo 10, podendo, porém, se necessário, ter o conjunto piloto/kart empurrado, sendo proibida qualquer manutenção técnica na pista. A tomada de tempos terá a duração de 5 (cinco) minutos para cada categoria. Para a definição do Grid de Largada da 1ª bateria será utilizado o sistema de tomada de tempos. O Grid de largada da 2ª bateria será definido pala ordem inversa da chegada da 1ª bateria. Será bonificado com 1 (um) ponto o piloto que realizar o melhor tempo de cada categoria.
Art. 5 - FORMAÇÃO DO GRID DE LARGADA: Conforme RNK/05, em seu Artigo 11. As duas categorias SPEED KART (Sprinter=160kg e Master=180kg), largarão juntas em um único grid, posicionados conforme seus tempos na tomada de tempos, independente da categoria; com mais de 24 (vinte e quatro) karts, os grids serão separados. Em casos especiais, a direção de prova será soberana na decisão de juntar os grids ou não.
Art. 6 - LARGADA DA PROVA: Será por sinal luminosos ou bandeira. Nas Categorias PRÓ 400 e CADETE com os karts parados no grid de largada. Nas demais categorias, de acordo com RNK/05, conforme em seu Artigo 12.
Art.7 - ACESSO À PISTA: Será permitido 1 (um) empurrador na pista, devidamente identificado por jaleco, fornecido pelos organizadores (1 por kart). Ao início de cada bateria os portões de acesso à pista serão fechados e nenhuma pessoa poderá permanecer no interior da mesma, exceto os empurradores credenciados. O não cumprimento deste Artigo incorrerá no afastamento desta pessoa das dependências do Kartódromo.
Art. 8 - ACESSO AOS BOXES: Será reservada a área entre o portão de acesso ao Kartódromo e o portão de acesso aos Boxes somente para os caminhões. Os reboques das equipes não poderão permanecer nos Boxes. Está reservada uma área para os mesmos atras dos Boxes. Aos Boxes somente terão acesso o piloto e seus mecânicos credenciados e o equipamento de corrida (Karts, ferramentas, etc.).
Art. 9 - CLASSIFICAÇÃO: A cada prova do Campeonato serão disputadas 2 (duas) baterias com o número de voltas determinado para categoria como segue: CADETE = 12 voltas; SPEED KART = 18 voltas; PRÓ 400 = 30 minutos; e 125 cc = 18 voltas.
Ao piloto que obtiver o melhor tempo na Tomada de Tempo será concedido um ponto.
Nas 3 (três) primeiras etapas do Campeonato, a cada bateria disputada será atribuída a seguinte pontuação:
1º Lugar: 11 pts
2º Lugar: 9 pts
3º Lugar: 8 pts
4º Lugar: 7 pts
5º Lugar: 6 pts
6º Lugar: 5 pts
7º Lugar: 4 pts
8º Lugar: 3 pts
9º Lugar: 2 pts
10º Lugar:1 pt
Nas 3 (três) últimas etapas do Campeonato, a cada bateria disputada será atribuída à pontuação acima multiplicada por 2 (dois).
a) Em caso de empate de pontos nas provas, a classificação para PÓDIO será pela classificação na tomada de tempo;
b) Ao final do Campeonato, haverá descarte de 1 (uma) bateria das 3 (três) primeiras etapas do Campeonato e de 1 (uma) bateria das provas da segunda fase. O descarte é de prova organizada, não havendo necessidade de que o piloto se inscreva na mesma, para poder descartá-la. Pilotos excluídos, desclassificados ou que estejam cumprindo suspensão, não poderão ter esses resultados considerados para descarte.
c) Em caso de empate de pontos ao final do Campeonato, para desempate será eliminado o critério N-2, valendo as 6 (seis) baterias disputadas. Caso o empate persista, será declarado vencedor aquele que obtiver o maior numero de primeiros lugares, assim sucessivamente até o décimo lugar.
d) A pontuação do Campeonato será dada ao kart, podendo participar até 2 (dois) pilotos nas categorias SPEED KART, PRÓ 400 e 125 cc.
Art. 10 - PENALIZAÇÕES (pilotos e parentes, amigos e mecânicos): Todas as medidas foram definidas para que o Campeonato tenha o seu decorrer na melhor forma possível e pedimos a colaboração de todos os pilotos, amigos, parentes e mecânicos.
- No ato de inscrição cada Equipe declarará à organização da Prova o nome de seus dois responsáveis ou Chefes de Equipe, pois somente estas pessoas serão credenciadas e autorizadas a terem acesso aos Diretores de Prova/Comissários Desportivos e Técnicos.
- Os pilotos que por ventura participarem de brigas ou tumultos dentro do Kartódromo estarão suspensos automaticamente da próxima etapa. Na reincidência, ele estará proibido de entrar no Kartódromo por 6 (seis) meses.
- Para mecânicos e pessoas ligadas a qualquer piloto ou equipe que participarem de brigas ou tumultos, estarão proibidos de entrar no Kartódromo por 60 dias, alem do seu piloto perder os pontos da prova e não poder usá-la como descarte. Na reincidência, fica proibida sua presença no Kartódromo por 6 (seis) meses.
Conforme RNK/05, em seus Artigos 17,18 e 19.
Art. 11 - RECLAMAÇÕES: Conforme RNK/05, em seus Artigos 23, 24 e 25.
Art. 12 - DAS RESPONSABILIDADES : O KART CLUBE METROPOLITANO, o FARROUPILHA KART CLUBE e o AUTOMOVEL CLUBE REGIONAL, promotores do Campeonato, se eximem de toda e qualquer responsabilidade civil ou penal, por infrações cometidas ou acidentes causados pelos participantes ou terceiros, durante os treinos e as provas. Esta responsabilidade será exclusivamente daquele que as tenha cometido, ou seu responsável legal.
REGULAMENTO TÉCNICO
CADETE:
a) Chassis: Marca Moro, Mini, Techspeed ou Birel (livre Cadete)
b) Motor: Marca HONDA, de 5,5 hp original sorteado pela organização, entregue aos pilotos no dia da prova.
c) Pneus: Serão os da marca MG ou Gold, livres e homologados, novos ou usados.
d) Peso: 95 kg
e) Idade: Até 12 anos
SPEED KART:
Categorias: SPRINTER = 160 kg
MASTER = 180 kg
a) Chassis: Homologado CBA de acordo com o artigo 34 do RNK/05, sendo livre o ano de fabricação. Passível de vistoria técnica pela comissão.
b) Carenagens: Plásticas de acordo com artigo 35 do RNK/05 não sendo necessário ser homologada. Fica liberado um corte na lateral direita para alojar o escapamento, se necessário. Passível de vistoria técnica.
c) Motor: Yamaha RD/RDZ 125/135 com cilindrada máxima de 135 cc, mantendo-se as características externas do motor. A preparação é livre, sem acréscimo de material. Permitido fechar os furos do virabrequim. Diâmetro máximo do pistão de 59,00 mm e o curso máximo de 50 mm. Proibida a utilização de peças de outros modelos de motores. Motores nacionais de 4 tempos até cilindrada máxima de 200 cc estão liberados.
d) Biela: Livre a marca e própria para o modelo do motor. Quando retrabalhada, deve manter a marca do fabricante. Proibida biela forjada.
e) Pistão: Livre a marca e próprio para o modelo do motor. Quando retrabalhado, deve manter a marca do fabricante. Proibido o uso de pistão forjado.
f) Rolamentos: Devem ser nacionais e manter a marca do fabricante.
g) Juntas: Livre sua utilização, porém não será permitida entrada falsa de ar no motor.
h) Vela: Livre procedência. Deve ter diâmetro da rosca de 14 mm e passo de 1,25 podendo usar calço. Fica liberado o uso de rosca de aço ou bucha para a rosca da vela. Quando usadas, estas não deverão invadir a câmara de combustão.
i) Filtro de ar: Uso obrigatório do filtro de ar do kart, não sendo necessário ser homologado. Passível de vistoria técnica.
j) Ignição: Liberadas para uso a original do motor RD/RDZ. Motoplat analógica: PVL analógica mod. 105.458, Seletra analógica mod. P 3356-E. É permitido o conserto das ignições desde que mantenham suas características originais.
k) Carburador: Liberado o uso de um carburador de kart, de 25,4 mm de diâmetro na altura da borboleta. Marcas Tillotson ou Riomar mod. 304 ou 334, com livre retrabalho, sem acréscimo de material.
l) Pirâmide: Original do motor RD/RDZ, com livre retrabalho.
m) Palhetas: de aço ou fibra. Proibido o uso de palhetas de fibra de carbono.
n) Câmbio: Caixa de 5 marchas completa com relação original. Não é permitidos o intercâmbio de peças com outros modelos de motores. Livre retrabalho sem acréscimo de material.
o) Embreagem: Original do motor RZ/RDZ. Deve conter todas as peças do sistema sem acréscimo de material, não podendo estar travada. Deve apresentar funcionamento normal. Fica liberado o uso da campana de alumínio de fabricação paralela, desde que seja de uso especifico para motores RD/RDZ 125 e 135.
p) Pinhão: Passo original de 13 a 17 dentes.
q) Sistema de Câmbio: o acionamento do cambio deverá ser feito manualmente através da alavanca fixa ao volante ou suporte do tanque com acionamento por cabos ou varão.
r) Escapamento: Livre. Deverá estar firmemente fixado ao motor por meio de molas e suportes. O abafador quando for separado do escapamento, também terá que ter suporte. Estes serão passiveis de vistoria técnica. O escapamento em hipótese alguma poderá ultrapassar a linha lateral da carenagem. O nível de ruído deverá ser mantido dentro de um padrão aceitável, definido pela organização da Prova. Será obrigatório o uso de silenciador IDM-2229 em treinos oficiais e provas.
s) Protetor de corrente: Uso obrigatório, podendo ser de material plástico ou lona. Flexível e resistente.
t) Pneus: Serão os da marca MG ou Gold, novos ou usados, homologados e tipo amarelo.
PRÓ 400:
Categorias: CBA = 185 kg
MASTER = 190 kg
CBA: A categoria será regida nas normas do RNK/05 artigo 56 (Categoria Fórmula 4 – F4)
Pneus: Serão decididos pela Categoria e terá a sua divulgação e inclusão neste Regulamento no dia 05 de março de 2005.
MASTER:
a) Chassis: Marca MORO
b) Motor: Marca HONDA GX 390, 4 tempos, 13 HP, monocilíndrico, refrigerado a ar, com partida de acionamento por corda. Uso obrigatório do filtro original com a espuma do filtro. O motor deverá ser Standard (original de fabrica) com volume mínimo obrigatório de 54 cc, medidos a partir do pistão, no seu ponto morto superior, até a face superior externa do cabeçote, não podendo haver descarbonização. O motor não poderá sofrer qualquer trabalho devendo permanecer como fornecido pela fabrica.
c) Pneus: Serão decididos pela Categoria e terá a sua divulgação e inclusão neste Regulamento no dia 05 de março de 2005.
125 cc:
Categorias: SPRINTER = 140 kg
MASTER = 160 kg
a) Chassis: Homologados
b) Motor: Marca PCR II, fornecido pela organização em sistema de sorteio, juntamente com escape e flange. Carburador: será permitido o uso de somente um carburador, com diâmetro máximo na altura do difusor livre, e a medida do corpo até a altura da borboleta de aceleração com o diâmetro máximo de 25,4 mm.
c) Pirâmide, Vela e Flexível: de propriedade do piloto, homologados pela CBA.
Em caso do piloto querer trocar o motor após a tomada de tempos ou após a 1ª bateria, o mesmo pagará na secretaria da prova uma taxa de R$ 180,00 (cento e oitenta reais). O piloto que tiver o motor travado pagará uma taxa correspondente ao valor de 1 (um) Pistão PCR II tabela Riomar. O não pagamento acarretará na exclusão do piloto do Campeonato. Em caso de quebra não sendo relacionada com travamento do mesmo na parte de cima, a responsabilidade e o custo da troca será da organização.
d) Pneus: Será obrigatório o uso de pneus MG amarelo ou GOLD, novos para a 1ª, 3ª e 5ª etapas, e sorteados entre os participantes no Parque Fechado, e na 2ª, 4ª e 6ª etapas obrigatoriamente usados. Cada jogo de pneus será obrigatoriamente usado em duas etapas, exceto para algum piloto que não estiver participando de todo o Campeonato. Em caso de furo, desgaste excessivo por problemas de alinhamento ou corte do pneu por batida, e com a anuência dos Comissários Desportivos/Técnico, o piloto poderá trocar 1 (um) pneu dianteiro ou 1 (um) pneu traseiro. Os pneus serão lacrados pelos clubes e a responsabilidade da guarda dos mesmos é dos pilotos. Em caso de lacre adulterado ou troca de pneu (s), o piloto será excluído do Campeonato.
e) Troféu Bigorna: O vencedor de uma etapa terá seu peso mínimo aumentado em 5 (cinco) kg para a etapa seguinte do campeonato e por todo o Campeonato. O segundo colocado terá o seu peso mínimo aumentado em 3 (três) kg. O peso máximo que cada kart terá aumentado é de 5 (cinco) kg.
COMBUSTÍVEL: Para as tomadas de tempo e baterias, o combustível será fornecido pelos promotores. O kart que comparecer ao parque fechado com o lacre rompido deverá repor todo o combustível, pagando novamente a taxa do mesmo.
PLACAS DE IDENTIFICAÇÃO:
a) Cadete: Placa Verde com números amarelos
b) Speed Kart: Sprinter = Placa Preta com números brancos
Speed Kart Master = Placa Branca com números pretos
c) Pró 400: CBA = Placa Branca com números vermelhos
Pró 400 Master = Placa Branca com números pretos
d) 125 cc: Sprinter = Placa Amarela com números pretos
125cc Master = Placa Azul com números amarelos
-O PRESENTE REGULAMENTO FOI ELABORADO POR KART CLUBE METROPOLITANO, FARROUPILHA KART CLUBE E AUTOMOVEL CLUBE REGIONAL, TENDO VALIDADE ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2005. TODAS AS DUVIDAS E OUTROS ASSUNTOS NÃO MENCIONADOS NESTE REGULAMENTO, SERÃO REGIDOS PELO RNK/05.
-CASO HAJA DUPLICIDADE NA INTERPRETAÇÃO DE ALGUM ARTIGO DESTE REGULAMENTO A DECISÃO FINAL SERÁ DOS COMISSÁRIOS DESPORTIVOS.
-O QUE NÃO ESTA EXPLICITAMENTE ESCRITO NESTE REGULAMENTO, FICA TERMINANTEMENTE PROIBIDO.
Viamão/Farroupilha/Paverama (RS), 15 de Fevereiro de 2005.