No último sábado (7), pilotos e equipes de todo o Brasil deram início a mais uma temporada do principal campeonato estadual do kartismo no país. No Kartódromo de Interlagos, na capital paulista, com muitas variações nas condições climáticas, foi disputada a 1ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart.
Eliabe Mastella (Alpha Automação de Sistemas Elétricos | Juparanã), que em 2026 fará sua primeira temporada completa na competição, disputou as provas da Cadete, que reuniram 22 pilotos de vários estados. E, integrando a equipe JKM Motorsport, comandada pelo preparador José Alencar Costa, o “Zé”, o jovem tocantinense obteve resultados positivos em pista.
Apenas quatro décimos mais lento que o tempo estabelecido pelo pole position, Eliabe foi o 10º colocado em uma tomada de tempos bastante equilibrada. Depois, nas duas corridas, ele esteve presente na disputa pelas cinco primeiras posições em ambas.
Na pista, Eliabe Mastella obteve resultados que o colocariam no pódio. Porém, ao longo da disputa, o painel frontal – o bico – de seu kart desarmou, o que fez com que ele fosse punido com o acréscimo de 10 segundos em cada prova.
Assim, com dois décimos lugares na planilha final, Eliabe Mastella (Alpha Automação de Sistemas Elétricos | Juparanã) finalizou a rodada em 13º, resultado que não reflete seu belo desempenho na semana, especialmente no sábado.
“Ficamos tristes pelos dois resultados finais, mas sabemos que as punições foram justas”, explica Giovano Cavalheiro, pai de Eliabe. “O mais importante de tudo é que o Eliabe foi muito competitivo, esteve ‘lá na frente’ e, pelos resultados em pista, teria subido no pódio. A evolução dele em relação ao ano passado é notável e isso nos anima para a temporada”, finalizou.
