Entre os dias 17 e 20 de novembro, pela 63ª vez, as ruas da cidade de Macau, na China, estarão em festa para receber as atividades do tradicional Grande Prêmio de Macau. O evento, que recebe como principal atração a Fórmula 3, tem também provas de várias outras modalidades e acomoda, anualmente, quase cem mil pessoas.
Após ter finalizado na última semana o Campeonato Europeu de F3, o piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara (Red Bull | Petrobras | Cemig | Mercantil do Brasil), integrante do Red Bull Junior Team, confirmou na tarde desta segunda-feira (24) que foi convidado pela equipe inglesa Carlin para representar o vitorioso time nos desafios do Circuito da Guia.
Em 2015 Sette Câmara disputou o GP de Macau e foi uma das grandes revelações daquela edição da prova. Na ocasião, fazendo a sua estreia nas ruas chinesas, o brasileiro conseguiu se destacar bastante e estabeleceu o novo recorde para a pista com o tempo de 2m10s186, marca essa que estava estabelecida desde 2009.
Por toda a sua tradição para o automobilismo mundial a FIA concedeu ao GP de Macau de F3 o status de Taça do Mundo de F3. Tal nomenclatura é extremamente importante para os competidores, uma vez que a conquista da vitória passa a significar a representatividade de um título da FIA.
A programação do evento em 2017 será composta por quatro treinos livres de 40 minutos sendo dois na quinta-feira (17) e os outros dois na sexta-feira (18). No sábado, dia 19, os carros tomam a pista novamente para uma corrida classificatória de 10 voltas e, finalmente, no domingo (20) acontece a corrida Final, com uma hora de duração.
'Estou realmente muito contente em poder disputar pelo segundo ano consecutivo o GP de Macau de F3. A pista é sensacional, com seus trechos de grande velocidade permeados por curvas que temos de fazer em primeira marcha. É uma pista de rua com características de autódromo. No ano passado, apesar de ter batido o recorde da pista, tive um pneu furado na Final, o que me tirou as chances de um bom resultado. Agradeço ao convite do Sr. Trevor Carlin e espero colocar em prática toda a experiência que adquiri em dois intensos anos de F3', comentou o piloto de Belo Horizonte.