publicidade
02/05/2006 10:48

Em sua estréia no Pan Douglas Hiar garantiu o 5o. lugar

Fonte: Extrabold Press - Ricardo Belussi


A cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, recebeu por cinco dias consecutivos os principais pilotos da América do Sul para a disputa do Campeonato Pan-Americano de Kart. Entre os mais de 100 inscritos, o paulista Douglas Hiar (Tx Wear / Rg518), de 16 anos de idade, fez a sua estréia em competições internacionais e foi um dos destaques. Enfrentando pilotos de muita experiência ele completou a competição na 5ª colocação e o melhor piloto com o chassis Birel, marca predominante entre os pilotos inscritos. “O torneio é complicado, porque as quatro primeiras corridas não valem pontos para definir o campeão. É tudo na finalíssima. Fiquei muito contente em chegar entre os cinco melhores”, disse o atual campeão brasileiro de Graduados B que fez sua estréia também com o chassi Birel.

 

Disputando seu primeiro Pan, logo nos treinos Hiar sentiu as dificuldades de uma competição internacional. “Aqui se usa o que há de melhor para karts de competição. Carburadores, motores, chassis, tudo pode ser importado e, desse jeito, o nível fica ainda mais alto. Enfrentei problemas para achar um carburador que rendesse bem”, disse Hiar, que se classificou na 17ª colocação na tomada de tempos oficial.

 

Depois de serem disputadas três baterias classificatórias, Douglas Hiar garantiu o 16º melhor tempo na bateria Pré-final, onde 34 pilotos largaram. Com uma corrida bastante técnica, ele realizou boas ultrapassagens, terminando em 11º. (posição esta que ele largou na final). Na bateria “Final”, onde o vencedor ficaria com o título, o que não faltaram foram acidentes, escapadas e toques. Hiar conseguiu aproveitar bem a situação e com muita calma cruzou a linha de chegada na 5ª colocação. À frente dele apenas feras: (na ordem de campeão até a 4ª colocação) Felipe Guimarães (tricampeão da competição), André Nicastro (várias vezes campeão nacional, regional e com passagem pelo automobilismo), Ezequiel Acosta (kartista uruguaio com muita experiência) e Mathias Milla (kartista argentino campeão Pan-americano). “As finais foram difíceis porque todos queriam ir para frente a qualquer custo e isso gerou tantas saídas de pista”, comentou Douglas. “Eu apenas fui lá e fiz o meu melhor. Acho que o resultado foi muito bom para um estreante, terminar entre os cinco primeiros”, analisou o piloto que com o resultado conseguiu licença para disputar o Mundial de Kart em outubro na França.

 

Os dez primeiros colocados no Pan-americano de kart 2006 foram:

 

1- Felipe Guimarães (BRA)
2- André Nicastro (BRA)
3- Ezequiel Costa (URU)
4- Mathias Milla (ARG)
5- Douglas Hiar (BRA)
6- Nicolas Petrongolo (ARG)
7- Lucas Finger (BRA)
8- Fabiano Machado (BRA)
9- Leonardo Cordeiro (BRA)
10- Franco Vivian (ARG)
  • Não há comentários cadastrados até o momento!