publicidade
07/07/2022 14:39

Entre os 10 primeiros na Fórmula 3, Caio Collet busca manter escalada na tabela de classificação na Áustria


Foto: Dutch Photo Agency

Caio Collet


Menos de uma semana depois de terminar a corrida principal de Silverstone em quarto lugar e entrar no grupo dos 10 melhores da Fórmula 3, Caio Collet retorna à ação com o carro #10 da equipe MP Motorsport neste fim de semana na Áustria.

O Red Bull Ring é o palco da quinta etapa da temporada, com promessa de grande disputa desde os treinos livres. A pista austríaca é uma das mais curtas do calendário, com 4.318 km e apenas 10 curvas – um cenário que aproxima ainda mais os tempos de volta já tradicionalmente muito parelhos na F3.

Em 2021, por exemplo, Collet ficou a apenas 0.083 da marca da pole e foi quarto colocado na classificação que definiu um grid com os cinco primeiros dentro do mesmo décimo de segundo. Ele fechou a corrida principal em sétimo na ocasião.

Os tempos de volta devem ser ainda mais velozes neste ano que na temporada passada, uma vez que a Pirelli elegeu para a Áustria sua gama mais macia de pneus. Será a primeira vez no ano com os carros equipados com o composto P Zero Vermelho. No ano passado, os carros usaram médios.

Nesse cenário, o posicionamento de pista na tomada de tempo será chave, uma vez que o tráfego é inevitável em um circuito mais curto, com todos os 30 carros do grid simultaneamente buscando tirar o máximo da “volta do pneu” na qualificação.

O paulista integrante da Alpine Academy fez na semana passada seu melhor treino classificatório do ano, com o quarto tempo em Silverstone. Na primeira corrida, largando em nono, chegou a disputar a sexta posição na corrida de sábado até ser tocado e cair para 11º, ficando a uma posição dos pontos. No domingo, largou em quarto e avançou uma posição, perdendo o lugar no pódio na fase final da corrida para terminar na mesma posição em que havia começado. Com os 12 pontos conquistados na Inglaterra, avançou para oitavo na tabela da classificação.

A ação da FIA F3 na Áustria tem início nesta sexta-feira, com um treino livre de 45 minutos e o quali de meia hora. No sábado acontece a Sprint Race com 21 voltas e grid definido pelo resultado da tomada de tempo, com inversão das 12 primeiras posições. A Feature Race, no domingo, tem previstas 26 voltas e ordem de largada estabelecida pelo resultado do quali.

A Bandsports exibe quali e corridas ao vivo para o Brasil.

“Tivemos uma etapa sólida em Silverstone, terminando em quarto a corrida principal. Fiz um dia de simulador na equipe e vamos agora para Red Bull Ring, onde ano passado nós fomos muito bem. Então estou otimista para este fim de semana na Áustria”, disse Caio Collet.

Confira a programação (Horário de Brasília):
Sexta-feira, 8 de julho
04:55 – 05:40 – Treino livre
10:00 – 10:30 – Quali

Sábado, 9 de julho
05:35 – 06:20 – Sprint Race (21 voltas)

Domingo, 10 de julho
03:35 -04:25 – Feature Race (26 voltas)

Fonte: Luís Ferrari

  • Não há comentários cadastrados até o momento!